Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Baile Infantil celebra a diversidade cultural do Acre

O Carnaval da Família 2024, evento promovido pelo governo do Acre, encantou moradores e visitantes com sua rica variedade de manifestações artísticas e culturais nesta segunda-feira, 12. Este ano, uma das atrações mais marcantes foi o baile infantil, onde crianças e seus familiares se divertiram em um ambiente seguro e animado.

Este ano o baile foi marcado por expressões culturais regionais, mostrando toda a diversidade cultural e celebrando tradições acreanas. Jabuti-Bumbá, Marujada Brig Esperança e o maracatu Nação Pé Rachado fizeram os olhos de crianças e responsáveis brilharem e reviverem a extensa cultura local.

Com enredos que abordam figuras históricas e lendas locais, como Chico Mendes e Nossa Senhora Seringueira. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

Uma das manifestações mais notáveis foi o Marupiara Jabuti-Bumbá, uma expressão artística contemporânea que surgiu em 2005, em Rio Branco. Inspirado no folguedo Bumba-meuboi, esse espetáculo destaca as peculiaridades locais do Acre, incluindo o uso do jabuti como personagem principal, simbolizando a luta pela preservação da floresta amazônica. Com enredos que abordam figuras históricas e lendas locais, como Chico Mendes e Nossa Senhora Seringueira, o Marupiara Jabuti-Bumbá encantou o público com suas canções e danças, que também incorporam elementos da religião popular Santo Daime.

Outra atração de destaque foi a Marujada Brig Esperança, um folguedo de cultura popular originário de Cruzeiro do Sul, que conta a história de uma embarcação a vapor em meio a um motim. Com músicas, danças e dramatizações, essa manifestação cultural, trazida para Rio Branco na década de 1970, é considerada um Patrimônio Imaterial do Estado do Acre, graças ao trabalho dos mestres Aldenor da Costa e Chico do Bruno.

“Convidamos as pessoas, por meio da apresentação, para para exercer uma cultura, aprender sobre essa cultura e para que as pessoas tenham um diferencial no cotidiano”, afirma a artista popular, Patrícia Helena, integrante da Marujada e do Jabuti-Bumbá. “Eu posso ter a arte como uma forma de desenvolvimento emocional, pessoal e social, e é justamente isso que a gente proporciona a união entre as pessoas de diversas classes sociais”, conclui.

Além disso, o Maracatu Nação Pé Rachado, único grupo de Maracatu de baque virado atuante na capital acreana, trouxe sua energia contagiante para as ruas durante o Carnaval da Família. Originado de uma oficina voltada para mulheres, esse grupo não apenas promove a cultura negra no estado, mas também contribui para a luta antirracista, valorizando as produções artísticas e intelectuais da população negra.

Com uma programação diversificada e inclusiva, o Carnaval da Família 2024 reafirmou o compromisso do governo do Acre com a valorização e preservação de sua rica herança cultural, proporcionando momentos de alegria e celebração para todas as idades e origens.

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Polícia Civil do Acre leva cidadania aos idosos do Lar dos Vicentinos em Rio Branco

Em uma ação de cidadania e valorização daqueles que tanto contribuíram com as nossas vidas …