Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Tarauacá está com 75% de sua área alagada

O governo do Acre, em parceria com a Prefeitura de Tarauacá, realizou uma reunião de alinhamento na manhã desta quarta-feira, 28, no Centro de Educação Profissional de Tarauacá (Cedup), com o objetivo de planejar as ações estratégicas de auxílio às pessoas atingidas pela cheia do Rio Tarauacá e do Rio Muru.

O diálogo foi realizado após avaliação local da situação da inundação e contou com a colaboração de servidores do Estado em Tarauacá, com o levantamento de ações e preocupações locais frente à calamidade pública.

O encontro contou com a presença de representantes das secretarias de Estado de Educação, Cultura e Esporte (SEE), de Comunicação (Secom), de Governo (Segov), de Agricultura (Seagri), de Saúde (Sesacre); do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf); do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac); do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre); e do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre).

O representante da Ajuda Humanitária do Estado no município, Rennan Biths, comunicou: “Por orientação do governador, Gladson Cameli, e da vice-governadora, Mailza Assis, estamos nessa missão de coordenar os esforços do governo do Acre. Colaborando diretamente com o município e a sociedade, unindo forças para auxiliar as pessoas atingidas pela cheia dos rios”.

A reunião contou com a presença da prefeita do município, Maria Lucinéia, a qual valorizou o empenho do governo do Acre: “Neste momento de dificuldade coletiva, devemos unir todos os esforços para, com resiliência, proteger a nossa população”.

Atual Situação

Dados mais recentes levantados pela Defesa Civil municipal elencam o nível do rio como 10,75 metros, frente a uma cota de transbordamento de 9,50 metros. Com dois abrigos municipais, a prefeitura atende 247 pessoas na Escola Dr. Djalma da Cunha Batista e na Escola Cívico-Militar Plácido de Castro, além de mais de 2 mil pessoas desalojadas, as quais encontraram acolhimento em casas de parentes e amigos.

Além de apoio logístico, o governo do Acre está preparando o carregamento de suprimentos de necessidade básica para atender à população nos próximos dias. Foto: Josciney Bastos/Secom

Com a base de operações no Corpo de Bombeiros da cidade, o subtenente Gonzaga, coordenador da Defesa Civil local, aponta que o município encontra-se 75% alagado pelas águas dos rios: “Estamos centrados e unidos, garantindo o máximo de controle para melhor atender à população atingida. Estamos realizando diariamente entregas emergenciais de água, mantimentos, e dando todo o apoio para as famílias”.

Neste momento, a união de esforços entre o governo do Acre e o Município destaca-se como uma resposta solidária e coordenada diante da cheia dos rios, com a mobilização dos diversos órgãos governamentais, refletindo o compromisso em atender às necessidades urgentes da população afetada.

Em caso de emergência, ligue 193 para solicitar atendimento em decorrência das chuvas, onde será atendido por um efetivo empenhado para atender às famílias em vulnerabilidade.

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Polícia Civil do Acre leva cidadania aos idosos do Lar dos Vicentinos em Rio Branco

Em uma ação de cidadania e valorização daqueles que tanto contribuíram com as nossas vidas …