Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Artesanato acreano é atrativo no Fórum de Governadores da Amazônia Legal

O artesanato acreano é um dos atrativos de grande potencial econômico no 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que está sendo realizado nesta quinta-feira, 11, e sexta, 12, em Rio Branco. Com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), artesãos locais expõem peças de marchetaria, joias de sementes, folhas de látex, entre outros produtos do artesanato acreano.

Com a exposição, a arrecadação comercial pela parte da manhã desta quinta-feira já alcançou cerca de R$ 6 mil, estima a coordenadora de Artesanato da Sete, Terezinha Messias.

“Aqui nós temos artesanato com as sementes, marchetaria, folhas de cazumbá, que são as folhas de látex, os sapatos do Doutor Borracha, e hoje nós inovamos também com os bombons de cupuaçu. Nós temos uma grande variedade de produtos, inclusive de artesãos premiados, e estamos vendendo bem”, detalhou Terezinha Messias.

O artesanato acreano carrega um histórico de premiações, entre eles, a artesã Rodney Paiva Ramos, que foi premiada na Escola de Artes de Montevidéu, na Argentina, com uma peça chamada Cores da Mata e que hoje nomeia a marca da artista.

“Sempre participo de eventos e hoje eu trouxe brincos, colares, peças de decoração, tudo fruto de um trabalho com reaproveitamento de madeira que eu faço, confeccionando as joias. E, estamos tendo resultado. O público está vindo comprar”, celebrou Rodney.

Além de ser ambiente de discussão em diversas frentes amazônicas, a reunião de governadores da Amazônia é uma oportunidade para mostrar o artesanato acreano para visitantes de estados vizinhos, destaca o secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias.

“O encontro de governadores da Amazônia é extremamente importante, e fizemos questão de montar um espaço para divulgar o nosso artesanato, nossas riquezas e os cuidados que os artesãos têm em fabricar cada peça. É fantástica a história que cada uma tem, e o evento é um boa oportunidade para os artesãos exporem seus trabalhos, não só para o nosso estado, mas para os visitantes que vêm conhecer o Acre”, destacou.

Artesão há cerca de 23 anos, Antônio Kléder transforma produtos e resíduos naturais em joias para demonstrar a viabilidade da sustentabilidade.

“Eu comecei querendo auxiliar na política de meio ambiente, buscando transformar resíduos naturais em joias para comprovar que a sustentabilidade é um caminho real e pode vir a beneficiar muita gente do campo e das florestas. Então, fui galgando alguns degraus na sofisticação dos materiais e hoje tenho um público fiel”, garantiu Kléder.

27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal

O 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal reúne secretários de Estado e chefes de poderes, na capital do Acre, Rio Branco, nesta quinta-feira, 11, e sexta, 12. Entre os objetivos, o evento discute temas amazônicos primordiais como educação, agricultura, meio ambiente, governança fundiária, povos indígenas e cultura e economia criativa.

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Universidade de Harvard abre inscrições para cursos gratuitos online

Cursos disponíveis 1-Artes e Design; 2-Negócios e Gestão; 3-Ciência da Computação; 4-Ciência de Dados; 5-Ciência …