Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Pacientes têm visão restaurada por transplante de córneas

Aos 79 anos, Rubens Alves Maia realizou nesta quinta-feira, 11, um dos maiores sonhos da sua vida: voltar a enxergar. Ele foi um dos dois pacientes que receberam nesta quinta-feira, 11, novas córneas pelo programa de transplante do governo do Acre, por meio da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre).

Considerando as duas novas cirurgias, chega a 21 o número de pessoas cujas vidas foram transformadas após transplantes de córnea em 2024 no Acre. Para ambos os pacientes, a doadora foi uma paciente de Rio Branco, que tinha 41 anos.

“Eu tinha aquela ansiedade de poder enxergar pra eu deixar de estar ‘tacando’ a cara nas paredes. Deixar de estar toda hora precisando do filho para me dar um remédio ou pra me dar até um copo d’água. Mas o que mais sinto saudade é de ler. Na minha casa, eu montei atrás uma sala de oração, um altar, e a primeira coisa que eu quero fazer depois que a minha visão voltar é ler a Bíblia”, disse o paciente Rubens Maia.

Outro paciente que terá sua vida transformada através do transplante é Francisco da Silva Lebre, de 58 anos. Natural de Cruzeiro do Sul, ele perdeu a visão do olho direito em 2019, após um acidente de trabalho, e há quatros anos esperava pelo transplante.

“Eu estou com uma felicidade muito grande, porque vou ter minha visão de volta. Pra mim é o que eu mais queria na minha vida. [O que eu mais sinto falta] é tudo, porque é difícil para gente. Nem trabalho a gente pode conseguir. Eu procurei muito trabalho depois disso, mas sempre sou rejeitado do serviço por causa de problema da minha vista. [Receber o transplante] é uma bênção e eu fui muito bem recebido aqui na Fundação”, contou Francisco.

A presidente da Fundhacre, Ana Beatriz Souza, reforça a importância do trabalho promovido na Fundação. “É uma alegria muito grande podermos proporcionar essa transformação na qualidade de vida dos pacientes. Toda a equipe está empenhada em atender da melhor forma possível, e vamos continuar trabalhando para ampliar ainda mais a oferta de transplantes para a nossa população”, destacou a presidente.

A enfermeira Valéria Monteiro ao lado do paciente Rubens Maia e sua filha. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

A enfermeira Valéria Monteiro, que coordena o Serviço de Transplantes da Fundhacre, também ponderou que a proposta é expandir os serviços, alcançando cada vez mais as pessoas que necessitam. “Nós estamos muito felizes com o sucesso de mais essas duas cirurgias. Agora os pacientes só precisam ter um pouco mais de paciência e manter os cuidados em casa, pois a visão voltará gradativamente. Com esses dois pacientes, foram feitos 21 transplantes em quatro meses, o que representa um grande salto, pois foram seis transplantes de córneas no ano passado”, finalizou.

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Gladson recebe presidentes dos conselhos regionais de Engenharia NO/NE para debater infraestrutura

O governador Gladson Cameli se reuniu, nesta quinta-feira, 25, com os presidentes dos conselhos regionais …