Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Governo do Acre realiza Jornada para Prevenção da Gravidez na Adolescência e Educação Sexual

O evento, realizado no Anfiteatro Garibaldi Brasil, na Universidade Federal do Acre (Ufac), na capital, teve como objetivo disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas para reduzir a incidência da gravidez na adolescência não planejada.

Durante o evento, foram discutidos temas essenciais como a atuação da Rede Alyne, que busca reduzir a mortalidade materna no Brasil em 25%, promovendo um cuidado humanizado e integral para gestantes, parturientes, puérperas e crianças.

Segundo dados do Ministério da Saúde, os adolescentes representam entre 20% e 30% da população mundial, sendo aproximadamente 23% no Brasil. A gravidez na adolescência é um dos principais desafios dessa faixa etária, especialmente em países em desenvolvimento. No Brasil, cerca de 400 mil adolescentes engravidam anualmente. Em 2014, por exemplo, nasceram 28.244 bebês de mães entre 10 e 14 anos e 534.364 de mães entre 15 e 19 anos.

O secretário de Saúde, Pedro Pascoal, destacou a relevância da iniciativa: “É um momento importante para a gente. Essa jornada pode ser um divisor de águas. De 2018 para 2019, nós tínhamos um índice, uma prevalência de 19% de gestação na adolescência e chegamos a diminuí-lo em 14%, ou seja, estamos evoluindo na política pública, mas temos o entendimento também que essa política precisa ser fortalecida”, declarou.

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Fábrica à vista: Maricá, RJ, pode se transformar na capital brasileira de perfumes franceses

Prefeito de visão, Quaquá projeta a criação de uma marca própria para a internacionalização da …