Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Grafismos do povo Huni Kuĩ são reconhecidos como Patrimônio Cultural do Brasil

Decisão foi tomada por unanimidade durante a 107ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, realizada em Brasília

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) oficializou o Kene Kuĩ, conjunto de conhecimentos e técnicas do povo Huni Kuĩ na produção de seus grafismos, como Patrimônio Cultural do Brasil.

A decisão foi tomada por unanimidade durante a 107ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, realizada em Brasília (DF).

A solicitação de reconhecimento havia sido protocolada junto ao Iphan em 2006 por 127 representantes de comunidades e organizações indígenas Huni Kuĩ (Kaxinawá), incluindo a Federação do Povo Huni Kuĩ do Acre (FEPHAC) e outras entidades ligadas à preservação da cultura indígena.

Para o Iphan, a preservação do Kene Kuĩ representa um passo fundamental para garantir a continuidade da identidade cultural dos Huni Kuĩ.

O superintendente do Iphan no Acre, Stênio Melo, destacou que esse é o primeiro patrimônio imaterial reconhecido no estado e que a decisão resgata um legado ancestral indígena. As informações são do Portal Norte.

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Terremoto na Ásia: total de mortes pode chegar a 10 mil pessoas

Serviço Geológico dos EUA (USGS), estima que o número de mortes deve ultrapassar 10 mil …