Decisão foi tomada por unanimidade durante a 107ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, realizada em Brasília
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) oficializou o Kene Kuĩ, conjunto de conhecimentos e técnicas do povo Huni Kuĩ na produção de seus grafismos, como Patrimônio Cultural do Brasil.
A decisão foi tomada por unanimidade durante a 107ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, realizada em Brasília (DF).
A solicitação de reconhecimento havia sido protocolada junto ao Iphan em 2006 por 127 representantes de comunidades e organizações indígenas Huni Kuĩ (Kaxinawá), incluindo a Federação do Povo Huni Kuĩ do Acre (FEPHAC) e outras entidades ligadas à preservação da cultura indígena.
Para o Iphan, a preservação do Kene Kuĩ representa um passo fundamental para garantir a continuidade da identidade cultural dos Huni Kuĩ.
O superintendente do Iphan no Acre, Stênio Melo, destacou que esse é o primeiro patrimônio imaterial reconhecido no estado e que a decisão resgata um legado ancestral indígena. As informações são do Portal Norte.