Alerta no Equador: Noboa decreta estado de exceção na véspera da eleição

Alerta no Equador: Noboa decreta estado de exceção na véspera da eleição

Medida suspende a inviolabilidade dos domicílios e da correspondência

O presidente de Extrema Direita do Equador e candidato à reeleição Daniel Noboa, da Ação Democrática Nacional (ADN), decretou estado de exceção em Quito e outras sete províncias neste sábado (12), véspera da eleição presidencial que acontece neste domingo, 13.

Entre as medidas previstas no decreto executivo 599 estão a suspensão do direito à inviolabilidade do lar nas províncias de Guayas, Los Ríos, Manabí, Orellana, Santa Elena, El Oro e Sucumbíos; no Distrito Metropolitano de Quito e na cidade de Camilo Ponce Enríquez. Nos mesmos locais, também está suspenso o direito à inviolabilidade da correspondência.

Preocupação é que isso possa ser o prenúncio de um golpe

A medida tomada por decreto foi tomada quando as pesquisas mostram empate técnico entre Noboa e Gonzalez.

Daniel Noboa estava com a festa de vitória pronta no primeiro turno, mas teve que engolir uma vitória apertada de 17 mil votos que levou à realização de um segundo turno. No primeiro turno, os dois candidatos terminaram com aproximadamente 4,5 milhões de votos cada um, com uma pequena vantagem.

As últimas pesquisas apontam para a vitória de Luiza González da Revolução Cidadã, com 51,9% contra 46,7% de Noboa.

O governo Noboa também substituiu a equipe de segurança de sua adversária de Esquerda Luiza González. Leia Mais

Imagem- Revista Fórum

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja também

Revelando: novo episódio expõe disputa por terras raras e interesses dos EUA nas eleições brasileiras

Revelando: novo episódio expõe disputa por terras raras e interesses dos EUA nas eleições brasileiras

Com entrevista do general Santos Cruz, série investiga a relação entre Donald Trump, a família …