Tag Archives: aposentadoria

Longo agradece Gladson por PL que cria aposentadoria especial de servidores com deficiência

Durante a sessão parlamentar desta quarta-feira (14) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Pedro Longo fez questão de agradecer ao governador Gladson Cameli por atender uma solicitação de seu gabinete e enviar à Casa do Povo um projeto que beneficia os servidores públicos com deficiência, aprovado por 16 votos. O texto de autoria do executivo acreano, que institui o Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do Estado do Acre, garante 100% do salário para quem se aposentar por deficiência. “Por meio desta proposta, serão fixados parâmetros legais mínimos para a avaliação biopsicossocial destinada a atestar o grau de deficiência do servidor, instituída tabela de conversão temporal …

Veja a Notícia Completa

Longo pede urgência no envio de PL que trata da aposentadoria de servidores com deficiência

Longo pede urgência no envio de PL que trata da aposentadoria de servidores com deficiência

O deputado Pedro Longo fez um pedido especial ao Governo do Estado, nesta quarta-feira (3), em favor dos servidores públicos com deficiência do Acre – uma das frentes principais do seu mandato na Aleac. Autor da lei que trata sobre a validade do laudo médico pericial que atesta deficiências físicas, mentais e/ou intelectuais de caráter irreversível, Longo pede agora que o governador e sua equipe enviem, com urgência, um projeto de lei para a Casa do Povo tratando da aposentadoria dos servidores citados a partir de uma legislação própria do Estado. O parlamentar argumenta que já existe uma lei federal complementar, a 142/2013, que trata da aposentadoria especial para o …

Veja a Notícia Completa

Procon realiza ação de combate ao superendividamento de idosos em Rio Branco

Procon realiza ação de combate ao superendividamento de idosos em Rio Branco

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC), por meio da Divisão de Educação para o Consumo (Decep), realizou uma atividade educativa no Centro de Convivência do Idoso no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Sobral, em Rio Branco, nesta terça-feira, 7, com o tema “Direitos de consumo do consumidor idoso”. De acordo com a chefe de Divisão de Atendimento do Procon, Elissandra Silva, os idosos contraem empréstimos sem fazer uma análise criteriosa das condições e juros na hora da contratação, de modo que a inadimplência e o superendividamento têm crescido entre a população da terceira idade. “Os descontos desse tipo de empréstimo vão diretamente para a …

Veja a Notícia Completa

Veja como se aposentar mais cedo

Existem três formas de aposentadoria Aposentadoria por tempo de contribuição; Aposentadoria por pontos; e Aposentadoria especial. Além disso, existe também ”Aposentadoria por Tempo de Contribuição com Atividade Especial”, “Aposentadoria por Idade Urbana e, por fim, a “Aposentadoria por Invalidez”. Como funciona cada tipo A aposentadoria por invalidez entra em ação quando algum trabalhador se fere e, por esta razão, fica impedido de trabalhar. É acionada, por exemplo, no caso de um trabalhador ter alguma parte do corpo mutilada ou perca algum dos sentidos. A aposentadoria especial está reservada a profissionais que ficam expostos a agentes nocivos à saúde, como produtos químicos perigosos.  Ademais, as aposentadorias por tempo contribuição e por …

Veja a Notícia Completa

DONAS DE CASA também podem se aposentar? Sim. Veja como!

DONAS DE CASA também podem se aposentar? Sim. Veja como!

Mesmo sem receber salário ou contrato legal, as donas de casa também têm direito à pensão do INSS. Você sabe como funciona e quais são as regras para o dinheiro dado às donas de casa? DONAS DE CASA também podem se aposentar? Sim. Veja como! Dona de casa é considerada contribuinte do INSS. Como não ganha dinheiro com o trabalho, não precisa contribuir para a previdência, a menos que pretenda receber uma pensão ou benefícios previdenciários no futuro. auxílio-doença, etc . .   Ver essa foto no Instagram   Uma publicação compartilhada por AcreInFoco (@acreinfocooficial) Aposentadoria para quem trabalhou em casa é uma realidade Como a previdência mudou muito no …

Veja a Notícia Completa

Saiba como os aposentados podem dobrar a renda mensal do INSS

Muitas pessoas reclamam da renda da aposentadoria. No entanto, eles ignoram a possibilidade de aumentar esses benefícios. Confira! Já imaginou dobrar o valor do benefício recebido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)? Pois bem, há pouco tempo isso aconteceu com um aposentado. Quer saber como ele fez isso? Então, veja a seguir. Em síntese, isso aconteceu depois de diversas decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). Nas linhas abaixo, conheça o caso de Mario Cezar de Azevedo, aposentado que hoje em dia recebe mensalidade dobrada do INSS. Conheça o caso de Mário de Azevedo. Conheça a história do aposentado que dobrou o benefício recebido pelo INSS Antes de tudo, deve-se …

Veja a Notícia Completa

Brasileiros que podem receber aposentadoria de baixa renda: confira os requisitos!

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é o órgão responsável pelo pagamento de diversos benefícios, considerando as contribuições à Previdência Social. Isto é, os benefícios são voltados para trabalhadores que contribuam ativamente. No entanto, o que muita gente ainda não sabe, é que existe uma modalidade de aposentadoria especial para cidadãos na categoria de baixa renda, ainda que não realizem nenhuma atividade remunerada. Ou seja, que não possuam um emprego. Desse modo, a aposentadoria para baixa renda conta com algumas condições específicas, considerando a necessidade de contribuição. Logo se você está na categoria de baixa renda, vale a pena conferir quais são os critérios para aposentar-se assim. Regras para …

Veja a Notícia Completa

Aposentadoria: Nunes Marques vota contra proposta que prevê o uso de toda a vida contributiva para cálculo

Aposentadoria: Nunes Marques vota contra proposta que prevê  o uso de toda a vida contributiva para cálculo

O julgamento da revisão da vida toda no Supremo Tribunal Federal (STF) foi suspenso após o voto contrário do ministro Kássio Nunes Marques. Em março, Nunes havia pedido destaque no plenário virtual. Na última sessão de novembro manteve seu voto desfavorável à revisão. A tese permite que os aposentados usem toda a vida contributiva para calcular os benefícios, e não apenas os salários a partir de julho de 1994, como foi estabelecido em regra de transição. Até março, os ministros já haviam formado maioria de 6 a 5 a favor da tese. Se os votos forem mantidos, a revisão deve ser aprovada. “A revisão abrange um grupo de segurados já …

Veja a Notícia Completa

Comissão aprova projeto de Perpétua que inclui criação dos filhos como contribuição para aposentadoria

A comissão da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, o PL 2647/2021, de autoria da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), que inclui o cuidado materno, ou seja, a criação de filhos e filhas biológicos ou adotados para efeitos de aposentadoria. O projeto, apensado ao das deputadas Jandira Feghali e Taliria Petrone, segue para a Comissão de Seguridade Social e Família. O projeto propõe que as mães e gestantes poderão contabilizar, para fins de aposentadoria, um ano de tempo de serviço por cada filho. Em caso de crianças com incapacidade permanente, o tempo tempo de serviço por filho será de dois anos. A regra também é válida para filhos …

Veja a Notícia Completa

Projeto mantém delegação de cartório após aposentadoria voluntária de titular

Projeto mantém delegação de cartório após aposentadoria voluntária de titular

O Projeto de Lei 200/22 possibilita que o tabelião ou oficial de registro que se aposentar voluntariamente não percam a delegação para o exercício da atividade notarial. A proposta tramita na Câmara dos Deputados. O texto é da deputada Jaqueline Cassol (PP-RO) e altera a Lei dos Cartórios. Hoje, um dispositivo da lei estabelece que o titular de cartório que se aposenta perde a delegação dos serviços, ou seja, não pode continuar no exercício das suas atividades. O projeto revoga esse dispositivo. Para Jaqueline Cassol, a regra atual é injusta, pois limita os titulares de cartório de exercerem o direito à aposentadoria. Ela lembra que a legislação previdenciária incluiu os …

Veja a Notícia Completa