Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Brasileiros que podem receber aposentadoria de baixa renda: confira os requisitos!

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é o órgão responsável pelo pagamento de diversos benefícios, considerando as contribuições à Previdência Social. Isto é, os benefícios são voltados para trabalhadores que contribuam ativamente.

No entanto, o que muita gente ainda não sabe, é que existe uma modalidade de aposentadoria especial para cidadãos na categoria de baixa renda, ainda que não realizem nenhuma atividade remunerada. Ou seja, que não possuam um emprego.

Desse modo, a aposentadoria para baixa renda conta com algumas condições específicas, considerando a necessidade de contribuição. Logo se você está na categoria de baixa renda, vale a pena conferir quais são os critérios para aposentar-se assim.

Aposentadoria de baixa renda
Regras para concessão de benefícios / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Possibilidade de aposentar-se como baixa renda

Antes de mais nada, é extremamente importante entender como a possibilidade da aposentadoria para baixa renda surgiu, assim como quais são as formas de contribuições disponíveis pelo INSS, considerando as modalidades de concessão dos benefícios.

Primeiramente, como dito anteriormente, o INSS fornece benefícios para indivíduos que contribuam atividade para a Previdência Social. Isto é, com exceção do BPC (Benefício de Prestação Continuada), que não considera os pagamentos à Previdência Social.

Neste sentido, de modo geral, normalmente, os trabalhadores contribuem automaticamente para o INSS. Melhor dizendo, os trabalhadores formais já contam com o desconto da contribuição na folha de pagamento. Já quem atua como MEI (Microempreendedor Individual), contribui diretamente pelo portal DAS-MEI.

No entanto, existe outra possibilidade de contribuição. Mais especificamente, o INSS conta com dois tipos de contribuinte, o contribuintes individual e o facultativo. O caso mencionado, portanto, diz respeito ao contribuinte individual.

Sugestões para você

Em contrapartida, os contribuintes facultativos podem realizar as contribuições ao INSS de forma facultativa. Ou seja, sem que seja obrigatório. O foco está justamente em possibilitar que pessoas que não exercem nenhuma atividade remunerada possam contar com os benefícios do INSS.

Veja também: Benefícios do INSS terão valores AJUSTADOS em poucos dias; confira

Como ser um contribuinte facultativo

Bem, para início de conversa, ainda que seja possível contribuir facultativamente para o INSS, a possibilidade não está disponível para todas as pessoas. Isto é, a regra principal para realizar esse tipo de contribuição é justamente estar qualificado como baixa renda.

Assim sendo, a possibilidade é viável para diferentes pessoas, como por exemplo, estudantes e/ou cidadãos que não exerçam atividades remuneradas, como quem se responsabiliza pelos cuidados domésticos de sua própria residência familiar.

Logo, as regras para receber esse tipo de aposentadoria do INSS, são:

  • Ter inscrição ativa no CadÚnico (Cadastro Único);
  • Não exercer qualquer tipo de atividade remunerada;
  • Não possuir renda própria;
  • Ter renda familiar máxima de até 2 salários mínimos.

Ademais, as contribuições são feitas de forma manual. Ou seja, o cidadão precisa imprimir uma via para pagamento. Assim, o valor para as contribuições mensais e definido em 5% do salário mínimo. Essa porcentagem corresponde ao valor de R$ 60,60, considerando o salário mínimo atual de R$ 1.212.

Por fim, para mais informações acerca das contribuições e da aposentadoria em questão, basta acessar o site oficial do INSS (meu.inss.gov.br).

Veja também: INSS lança comunicado: segurados receberão valor EXTRA?

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Nota pública sobre o pagamento do mês de abril

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), informa que, …