Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Rocha ameaça exonerar secretários e assessores de Gladson quando o titular viajar

Rocha ameaça exonerar secretários e assessores de Gladson quando o titular viajar

A situação está cada vez mais tensa entre o governador Gladson Cameli e o vice gocernador Major Rocha.

O vice governador Major Rocha (PSL) ameaçou exonerar familiares e pessoas próximas ao governador Gladson Cameli (PP) quando assumir interinamente o governo. Legalmente quando o titular se afasta do estado, o vice assume o governo.

Major Rocha afirma mirar no nepotismo explícito e em cargos onde existem suspeita.

De antemão, na manhã desta segunda-feira (19), o Gladson Cameli, disse que para “usar a caneta”, Rocha teria que ser eleito antes. O vice-governador reagiu instantâneamente: “Eu fui eleito. Não me causa estranheza o fato do Gladson desconhecer a Constituição Estadual…ou pior, se leu não teve a capacidade de entender a Lei Maior do nosso Acre”.

O vice-governador postou em sua resposta na rede social, os dois artigos da Constituição Estadual que esclarecem legalmente a situação:

  • Art. 66. O Governador e o Vice-Governador do Estado serão eleitos simultaneamente (…).
  • Art. 69. Substituirá o Governador do Estado, imediatamente, no caso de impedimento, licença, ausência e suceder-lhe-á, no de vaga, o Vice-Governador do Estado._

Logo para um vice-governador exonerar pessoas é um ato comum. Todavia o próprio governador Gladson Cameli já deixou listas prontas para o vice-governador assinar exonerações quando assumiu por motivo de viagem do titular. Na ocasião não exigiu uma “eleição separada”.

Por isso vices-governadores que demitem funcionários da confiança do chefe do Executivo também não são  exatamente uma novidade no Acre. Yolanda Fleming fazia isso nos idos de 1980, quando Nabor Júnior viajava. Romildo Magalhães, mal esperava Edmundo Pinto embarcar no avião para exonerar o Secretário de Comunicação, Mário Emílio Malachias.

O governador Gladson Cameli, exonerou sem consulta praticamente todos os funcionários do gabinete do vice-governador

Rocha disse que os princípios administrativos não podem ser sobrepujados pelos laços familiares: “laços estes que estão abocanhando inúmeros contratos com diversas secretárias do governo, elegemos um governador e um vice-governador, ainda não temos previsão na nossa Constituição Federal para eleger um imperador”.

Leia o postagem do vice-governador no seu Facebook:

Não me causa estranheza o fato do Gladson desconhecer a Constituição Estadual. Ao afirmar que eu deveria ser eleito governador para exonerar os familiares dele, os petistas e os comunistas que estão no governo, cheguei a conclusão de que o chefe do executivo não leu, ou pior, se leu não teve a capacidade de entender a Lei Maior do nosso Acre.

Compreendo que Gladson Cameli saia em defesa de sua família e de seus novos aliados (ex-adversários) que hoje se servem na mesa do governo, enquanto muitos que o ajudaram a chegar ao governo foram abandonados.

São muitos “Camelis”, muitos “Messias” para abrigar; como ele mesmo disse em entrevista que circula nas redes sociais, a família dele é muito grande.

É justo que o critério para uma CEC ou outra nomeação seja o tipo sanguíneo, o sobrenome? Quantas pessoas hoje que não possuem um sobrenome Cameli ou Messias estão desempregadas, passando fome? Quantas pessoas não são da família do governador, mas que precisam de uma oportunidade. É por essas pessoas que levarei este caso aos órgãos fiscalizadores. É bom lembrar que no final do governo não vou embora para o Amazonas.

Temos, de maneira clara, princípios administrativos feridos com essas nomeações governamentais, princípios sobrepujados pelos laços familiares, laços estes que estão abocanhando inúmeros contratos com diversas secretárias do governo. Não posso me calar diante disso. Vou continuar denunciando.

Para facilitar a leitura de Gladson Cameli, separei dois artigos da nossa Constituição Estadual. Se ele quiser, mesmo com os meus limitados conhecimentos jurídicos, posso explicar para ele que no Acre elegemos um governador e um vice, ainda não temos previsão na nossa Constituição Federal para eleger um imperador.

CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DO ACRE

  • Art. 66. O Governador e o Vice-Governador do Estado serão eleitos simultaneamente (…)._*
  • Art. 69. Substituirá o Governador do Estado, imediatamente, no caso de impedimento, licença, ausência e suceder-lhe-á, no de vaga, o Vice-Governador do Estado.

Por último o governador Gladson Cameli limitou-se a postar  em sua página no Facebook o  um agradecimento ao Ministério da Saúde pela chegada de um novo lote de vacinas contra a Covid-19. Todas as doses que chegaram ao estado fazem parte do Programa de Imunização do Governo Federal.

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Governo do Acre reúne-se com Sudam para fortalecer investimentos em obras estruturantes

Com o intuito de fortalecer os investimentos em obras estruturantes no estado, o governo do …