Terceirizados do Estado do Acre não recebem há 4 meses

Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Por 12 votos contra os 8 da oposição, os deputados rejeitaram o requerimento de uma audiência pública para esclarecer a falta de pagamento dos terceirizados.

Inexplicavelmente o governo usou seus deputados para impedir a elucidação do que resultou no atraso de 4 meses de salários para milhares de servidores terceirizados em todo o Acre.

Em primeiro lugar o bloco a oposição queria esclarecer o atraso. Logo, também fechada a base se posicionou contra o requerimento do deputado Fagner Calegário (Podemos) e apresentou a possibilidade de solução imediata através de uma comissão de parlamentares para levar o pedido de pagamento dos salários atrasados diretamente ao governador Gladson Cameli: “há 4 meses, milhares de trabalhadores estão sem receber seus salários e só hoje a base do governo percebe a urgência de resolver. Ou seja, esse é mais um milagre da oposição que forçou a decisão com esse requerimento”, disse o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB).

O deputado Gérlen Diniz (PP), disse que a oposição não tem moral para cobrar o pagamento dos terceirizados.

O ex-líder do governo, Gérlen Diniz (PP), disse que a oposição não tem moral para cobrar o pagamento das terceirizadas porque o governo que defendiam deixou as terceirizadas 7 meses sem receber e os salários dos funcionários efetivos atrasado: “Calegário tem interesses particulares nessa questão. O governador tem que tirar todas essas empresas que não conseguem se adequar às exigências legais”.

Dessa forma a declaração não passou despercebida à oposição que entendeu o recado como uma retaliação a Calegário por ter assinado o pedido de CPI da Educação. A afirmação de 7 meses sem salários carece de confirmação e os salários atrasados deixados pelo ex-governador Tião Viana (PT), foi a metade do 13° salário de algumas categorias. “É de lei que estamos falando. É de fome. Estão defendendo o que, afinal? Vou mostrar para os terceirizados quem votou a favor de resolver e quem votou contra. As empresas também estão passando por dificuldades.

“Só querem que o estado pague”, desabafou o deputado estadual Fagner Calegário.

Os deputados Antônio Pedro (DEM) e Wagner Felipe (PL), estavam visívelmente desconfortáveis por ter que votar contra o requerimento: “acato a orientação do líder mas isso é inadmissível, é vergonhoso para o estado, para a gestão. Que se resolva o problema. Estou frustrado. A base está frustrada. Peço ao líder e ao presidente que se resolva o problema dos trabalhadores o mais rápido possível”, desabafou Wagner Felipe.

O líder do governo, Pedro Longo (PV), informou que nesta terça-feira, foram disponibilizados cerca de R$ 500 mil para o pagamento dos funcionários das empresas Cordeiro e Batista, Norte, Inviacre e JWC.

Além disso o parlamentar detalhou alguns impedimentos legais ao pagamento das empresas terceirizadas, como ausência da comprovação do pagamento dos empregados, FGTS vencido, certidões vencidas (Federal, Estadual e Municipal); falta de ficha de ponto dos empregados; falta de pagamento do ISS; notas fiscais com erros, entre outros. Seja como for, a empresa Maia e Pimentel apresentou 6 empenhos mas não entregou uma nota fiscal sequer. Além disso a empresa tem pendências de um Termo Administrativo e bloqueio judicial.

Antes de mais nada o líder do governo explicou que não há como atestar sem as notas, sem as quais também não é possível efetuar o pagamento direto aos empregados.

A empresa Tec News apresentou 23 notas ficais sem comprovantes de pagamento de salários, sem pagamento de FGTS e GPS.

A J.O, já deu o aviso prévio aos trabalhadores e não apresentou a comprovação de pagamento dos encargos e dos salários, de dezembro de 2020.

Já a TecServe não conseguiu apresentar mais de três notas porque não tem comprovante de pagamento de salário: “sobre o pagamento de dezembro, as notas fiscais inscritas em restos a pagar de 2020, foram pagas a partir de janeiro, mais de 5 milhões foram pagos. Todavia as empresas não pagaram o salário de janeiro.E como paga fevereiro?”, esclareceu Pedro Longo.

De antemão o deputado Daniel Zen reagiu: “o trabalhador não pode ser penalizado pela má gestão da empresa. O governo pode proceder o pagamento direto ao trabalhador ou notificar o juiz e pedir a abertura de uma conta específica. Isso sempre foi feito. Logo ficar sentado na cadeira de governador vendo o povo sofrer sem agir não dá. Se não sabe como fazer a gente ensina, estamos aqui para ajudar e esse governo está precisando muito de ajuda porque pelo visto não sabe fazer nada”.

Além disso a ameaça de Roberto Duarte (MDB) de expor os nomes dos parlamentares que votaram contra o esclarecimento do motivo do atraso do pagamento dos terceirizados, fez surgir um Cadmiel Bomfim (PSDB) agressivo que taxou de politicagem a insistência dos colegas de oposição em esclarecer os motivos do atraso no pagamento dos trabalhadores terceirizados e a falta de ação do governo no sentido de resolver o problema.

Por que esperar 4 meses para dizer que as empresas são culpadas? Agradeça nunca ter faltado comida na sua mesa, como está faltando na mesa dos funcionários terceirizados.

Além disso Cadmiel acusou a oposição e os independentes de estarem fazendo politicagem. Em contrapartida Antônia Sales (MDB) respondeu de pronto: “politicagem estão fazendo vocês que não reconhecem que o governo está falhando. Por que esperar 4 meses para dizer que as empresas são culpadas? Agradeça nunca ter faltado comida na sua mesa, como está faltando na mesa desses trabalhadores. Estamos defendendo o direito dos trabalhadores, não somos idiotas. E aproveitem e paguem os atrasados da Saúde também”.

Assim como Neném Almeida (Solidariedade) também se manifestou: “Cadmiel vem fazer teatro, tripudiar do sofrimento da população e jogar para a galera. Passaram 4 meses e não resolveram. Quem tá expondo, quem faz cartaz ou quem chama os colegas de burros?”.

No final da sessão, Edvaldo Magalhães desafiou os colegas da base de sustentação do governo a apresentarem a solução do problema até a próxima terça-feira, uma vez que impediram os esclarecimentos.

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Acre busca se tornar elo estratégico entre Ásia e Brasil por meio de parcerias comerciais

O governador Gladson Cameli se reuniu na manhã desta segunda-feira, 25, no Palácio Rio Branco, …