Tag Archives: CPI da Educação

Coluna da Angélica- o jogo de enganação da política

Coluna da Angélica- o jogo de enganação da política

Coluna da Angélica- o jogo de enganação da política. O pedido em vão foi do deputado Jonas Lima (PT). Lima não gostou da recém adquirida notoriedade como um dos responsáveis pela implosão da CPI da Educação. Impossível, deputado. Como político com a experiência adquirida ao longo de três mandatos deveria ter aprendido que todo bônus tem um ônus. Retirar a assinatura de uma CPI pedida pelos trabalhadores em Educação e endossada pelo Sindicato da categoria não será facilmente esquecida. Invocar o nome de Deus (em vão) e um “grupo político” informe, que poderia ser traduzido por interesses familiares só vai continuar a mante-lo em evidência…negativa. Embora para ser justa, a …

Veja a Notícia Completa

Fim da CPI: O esforço foi grande porque o governo tem muito a esconder

CPI da Educação: O esforço foi grande porque o governo tem muito a esconder

Ao contrário do PT que publicou uma nota extra light, o pronunciamento do deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), foi carregado. Edvaldo disse que a CPI da Educação, velada ontem, foi enterrada na sessão desta terça-feira (11), quando os deputados Jonas Lima (PT) e Fagner Calegário (Podemos), oficializaram a retirada das assinaturas do requerimento. Magalhães destacou a ajuda substancial do presidente da Assembleia Legislativa, Nicolau Júnior (PP), que segurou o requerimento com o pedido de instalação da CPI, por 21 dias, para dar tempo ao governo de pressionar os deputados a retirarem as assinaturas para inviabilizar a investigação parlamentar. O líder da oposição destacou o descumprimento das regras da casa. O Regimento …

Veja a Notícia Completa

Respeitamos a posição do deputado Jonas Lima, diz direção do PT

Respeitamos a posição do deputado Jonas Lima, diz direção do PT

Nota Sobre a CPI da Educação A Direção Estadual do PT/Acre vem a público reafirmar a importância de se investigar os indícios gravíssimos de corrupção na secretaria de estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), durante o governo Gladson Cameli. Defendemos a instalação da CPI da Educação na ALEAC por compreender que é um instrumento legítimo do parlamento para auxiliar os órgãos de controle que já vêm apurando os indícios de prática de supostos ilícitos. Ressaltamos que não houve fechamento de questão sobre a pauta em debate, pelo partido. Sendo assim, as decisões de cada deputado são de caráter individual. É nesse sentido que deixamos claro que respeitamos a posição …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- Verba da Mídia na mira de Mazinho Serafim

Coluna da Angélica- Verba da Mídia na mira de Mazinho Serafim

– Sem temer Mesmo com a possibilidade de uma CPI para investigar possíveis irregularidades na Secretaria de Estado de Educação, o pessoal não recua. Apesar da compra de livros que são doados pelo Ministério da Educação, figurar entre os ítens a serem investigados pela CPI da Educação, a SEC se prepara para fazer nova aquisição nos mesmos moldes. A garantia é de funcionários da Secretaria de Educação que inclusive já repassaram a informação aos deputados. O interesse literário seria louvável, não fossem os livros serem didáticos e as escolas estarem sem aulas presenciais e portanto lotes de livros nesse momento não serem prioridade. Ainda mais em se tratando de livros …

Veja a Notícia Completa

Deputado da Base está disposto a assinar pedido de CPI da Educação

Deputado da Base está disposto a assinar pedido de CPI da Educação

Mais de 15 dias depois da apresentação do pedido de uma CPI para investigar indícios de irregularidades nos contratos da Secretaria de Estado de Educação, a CPI ainda não foi publicada no Diário Oficial. Enquanto não for publicada existe a chance de algum parlamentar retirar a assinatura. O governo do estado trabalha para conseguir que dois deputados retirem as assinaturas para inviabilizar a CPI. Quase conseguiu na semana passada. Na última sessão, o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), cobrou a Mesa Diretora. A resposta é sempre a mesma- já encaminharam. Apesar dos esforços, uma má notícia para o Executivo: se dois deputados retirarem as assinaturas, um parlamentar da base do governo …

Veja a Notícia Completa

Governistas tentam implodir a CPI da Educação

Governistas tentam implodir a CPI da Educação

Os deputados de oposição e o grupo dos independentes estão atentos às manobras. Depois de apresentado requerimento pedindo a instalação da CPI da Educação, quase à meia noite de terça-feira (20), uma série de eventos foram desencadeados. A tropa de choque do governo entrou em campo pressionando os deputados a retirarem as assinaturas. Nenhum retirou. Uma reunião às pressas, foi realizada entre o governador e sua base. Na sequência Gladson Cameli ameaçou suspender os contratos das empresas terceirizadas que fornecem mão-de-obra para o estado. O deputado Fagner Calegário (Podemos), um dos 9 parlamentares que assinaram o pedido de CPI, tem sua base política entre os empresários e funcionários de empresas …

Veja a Notícia Completa

Léo Rosas: O desespero bateu em Gladson Cameli

Léo Rosas: O desespero bateu em Gladson Cameli

O jornalista Léo Rosas analisa com sua habitual competência o atual momento político do Acre. Segundo ele, é inegável que a instalação da CPI da Educação deixou o governo apavorado. Não exatamente pela CPI. O governo tem maioria na Assembleia Legislativa e pode manobrar a Comissão Parlamentar de Inquérito, mas pelo temor de desencadear uma investigação da Polícia Federal, sobre a qual não tem nenhum controle. Leia o texto de Leo Rosas e siga seu canal TV Espinhosa no YouTube. Sem disfarçar, ele demonstra que está apavorado com a instalação da CPI da Educação. Desde que foi anunciada a instalação da comissão, o “bobajômetro” aumentou a níveis imensuráveis. Como disse …

Veja a Notícia Completa

Roberto Duarte questiona líder do governo sobre a mudança de posicionamento em relação à criação da CPI da Educação

Roberto Duarte questiona líder do governo sobre a mudança de posicionamento em relação à criação da CPI da Educação

O deputado estadual Roberto Duarte (MDB) questionou o líder do governo, Pedro Longo, pela mudança de posicionamento em relação à criação da CPI da Educação. O deputado estadual Roberto Duarte (MDB) questionou o líder do governo, Pedro Longo, pela mudança de posicionamento em relação à criação da CPI da Educação. Na oportunidade, Duarte leu a manchete de uma notícia que foi divulgada, em site local, com o seguinte teor:  “Líder do Governo na Aleac diz que não existe clima para CPI no Acre”, no dia 20 de abril. “Hoje, vossa excelência protocolou requerimento para a criação de uma CPI. O clima mudou no Acre ou  a pandemia acabou?”, indagou o …

Veja a Notícia Completa

Zen diz que governo está apavorado com CPI da Educação

Zen diz que governo está apavorado com CPI da Educação

Por Assessoria O deputado estadual Daniel Zen (PT/AC) manteve, na data de hoje, fala incisiva em defesa da instalação da CPI da Educação, com o objetivo de apurar os escândalos na Pasta, durante o governo Gladson Cameli, que já envolve compra de computadores, sacolões, merenda escolar e até de livros didáticos, dentre outros fatos. Nesta terça-feira, 27, o líder do PT e os demais integrantes das bancadas de oposição e independentes reacenderam as críticas ao Governo do Acre, flagrado na tentativa de aprovar um novo requerimento para estender o período de investigação da CPI para o ano de 2016. “O governo quer que gastemos tempo avaliando dados relativos aos anos …

Veja a Notícia Completa

Terceirizados do Estado do Acre não recebem há 4 meses

Terceirizados do Estado do Acre Estão a 4 Meses Sem Receber

Por 12 votos contra os 8 da oposição, os deputados rejeitaram o requerimento de uma audiência pública para esclarecer a falta de pagamento dos terceirizados. Inexplicavelmente o governo usou seus deputados para impedir a elucidação do que resultou no atraso de 4 meses de salários para milhares de servidores terceirizados em todo o Acre. Em primeiro lugar o bloco a oposição queria esclarecer o atraso. Logo, também fechada a base se posicionou contra o requerimento do deputado Fagner Calegário (Podemos) e apresentou a possibilidade de solução imediata através de uma comissão de parlamentares para levar o pedido de pagamento dos salários atrasados diretamente ao governador Gladson Cameli: “há 4 meses, …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica: Secom sem Silvânia

Coluna da Angélica: Secom sem Silvânia

– Competência Inquestionável a competência com que a jornalista Silvânia Pinheiro conduziu a Secretaria de Comunicação do governo nesses mais de dois anos. Na minha avaliação foi a única Secretaria de Estado que funcionou com eficiência nesse governo. Foi o trabalho da Comunicação que impediu que o rei se mostrasse nu. Silvânia Pinheiro criou uma sombra positiva para um governo onde a luz mostra o nada. Sem demérito para o sucessor, ouso dizer que dificilmente alguém conseguirá substituí-la. Até porque a argila é a mesma, o que muda é a forma que será dada e Silvânia mostrou que é uma excelente ceramista. Silvania fez limonada. Rutemberg ficou com  o limão. …

Veja a Notícia Completa

Vice-governador Major Rocha vai depor na CPI da Educação

Vice-governador deverá ser convocado para depor na CPI da Educação

O vice-governador Major Rocha que foi o autor das primeiras denúncias de possíveis irregularidades na Secretaria de Educação do Estado, deverá ser um dos primeiros depoimentos da CPI. Inicialmente os deputados avaliam que a contribuição do Major Rocha (PSL) poderá ajudar os trabalhos. A princípio foi dele a denúncia sobre a suspeita de superfaturamento na compra de computadores; a de possível superfaturamento na aquisição de cestas básicas para serem distribuídas aos alunos carentes; a da compra de livros distribuídos gratuitamente pelo MEC, entre outras. Nesse sentido Rocha que usa sua rede social para postar suas dúvidas em relação à lisura das ações do governo, afirmou neste final de semana que …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica CPI da Educação e as onças famintas de Edvaldo Magalhães

Coluna da Angélica- CPI da Educação e as onças famintas de Edvaldo Magalhães

Coluna da Angélica- CPI da Educação e as onças famintas de Edvaldo Magalhães. Risco n’água -Falando sobre a CPI da Educação, o governador Gladson Cameli (PP), diz que quem não deve não teme. Tendo por base esta frase, pode-se deduzir que ele está morrendo de medo. Se não estivesse atemorizado não diria que vai suspender os contratos das empresas terceirizadas e que quer estender a investigação aos governos passados. A declaração soa como ameaça e retaliação e de fato é, na avaliação dos deputados de oposição e do grupo dos independentes. Fagner Calegário (Podemos) é representante das terceirizadas no parlamento. Daniel Zen e Edvaldo Magalhães foram gestores nos governos do …

Veja a Notícia Completa

Com 9 assinaturas pedido de CPI da Educação será protocolado

Com 9 assinaturas pedido de CPI da Educação será protocolado

A Oposição e Independentes se uniram e optaram por fazer tudo na surdina. A estratégia foi montada na reunião após a sessão ordinária desta terça-feira (20), para despistar a base governista tanto no Legislativo Estadual como no Federal. O texto do deputado Daniel Zen (PT), já estava pronto antes da reunião, mas o grupo necessitava de 8 assinaturas para poder protocolar o pedido de instalação da CPI da Educação. Por volta de 20 h o pedido de CPI já contava com as 8 assinaturas necessárias, mas o grupo aguardou pela da deputada Antônia Sales (MDB) que não havia sido contatada. Com 9 assinaturas, portanto, a ideia foi protocolar o pedido  …

Veja a Notícia Completa

Base governista manobra para evitar CPI da Educação

Base governista manobra para evitar CPI da Educação

Apesar das tentativas de barrar a CPI da Educação, uma reunião entre os deputados de oposição ao governo e os que compõem bloco independente está marcada para depois da sessão ordinária, ainda nesta terça-feira (20). A proposta está no papel, mas ainda não foi iniciada a coleta de assinaturas. São necessárias 8 assinaturas para poder apresentar. Em tese existe o número suficiente se somar os 4 deputados de oposição com os 5 dos independentes. Entretanto Fagner Calegário (Podemos) e Neném Almeida (Solidariedade), estão vulneráveis. Roberto Duarte (MDB), garante que o MDB fechou a questão: “Se for apresentado um pedido de instalação de uma CPI para investigar qualquer setor os deputados …

Veja a Notícia Completa