Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Discurso do ministro Luís Roberto Barroso põe defensores do voto impresso em alerta por afirmar que vai dar diferença na contagem

Discurso do ministro Luís Roberto Barroso põe defensores do voto impresso em alerta por afirmar que vai dar diferença na contagem

“Vai dar diferença entre a contagem manual e o voto eletrônico”

O alerta foi dado pelo ministro Luís Roberto Barroso, em discurso proferido na solenidade de inauguração da nova sede do TRE, realizada nesta quinta-feira (29). O ministro disse: “Vamos criar um mecanismo de auditoria que vai trazer insegurança, riscos para o sistema. Desencontro entre a contagem manual e a votação eletrônica. E quando der a inconsistência, porque vai dar,  dá no caixa do banco, que não  quer perder dinheiro, porque não vai dar numa contagem manual num país polarizado? Portanto não é só uma questão de custo, de dificuldade de  licitação. É uma questão de risco para a segurança do sistema”.
Em sintonia com o ministro, o governador Gladson Cameli disse que: “O Executivo estadual acreano está irmanado com os ideais democráticos do Judiciário brasileiro, ao defender a licitude das urnas eletrônicas nos pleitos eleitorais”. Veja Aqui
Entretando, o discurso do ministro alimentou a desconfiança dos defensores do compravante impresso do voto.
Em sua página no Facebook, o vice-governador Major Rocha (PSL), postou texto e vídeo intitulado: “Voto auditável: segurança x ideologia.
rocha
Post vice-governador

Leia o post

“Embora não veja motivos para tantas discussões, quero registrar que sou favorável ao voto impresso. Em 2015, quando era Deputado Federal, ante a resistência da esquerda e dos Ministros do STF, tive a oportunidade de defender, votar e aprovar o voto impresso.
Naquela oportunidade o TSE alegava que não tinha condições de implementar o voto impresso no Brasil. Da mesma forma que ninguém pode desobedecer uma decisão judicial, menos ainda uma lei aprovada pelo Congresso brasileiro. Imaginem se, de agora em diante, o cidadão comum começasse a escolher qual lei ou decisão judicial cumprir?
Em 2018 o STF, que era contrário ao voto impresso, resolveu derrubar a lei sob o pretexto de que a mesma violaria o sigilo do voto.
Longe de mim alimentar essa polêmica boba, mas não posso deixar de estranhar essa militância dos Ministros do STF, de parte da imprensa e da esquerda contra o voto auditável. A verdade é que nem os sistemas eletrônicos mais seguros do mundo são imunes a fraudes e ao ataque de hackers. Não acho correto pensar que o sistema eleitoral brasileiro uma excessão.
Também achei interessante o Ministro Barroso afirmar que “certamente haverá”, o que ele chamou de inconsistência e que, na verdade, seria uma diferença entre os votos impressos e eletrônicos. Penso que essa diferença não deveria existir em um sistema “infalível”. Tal afirmação só reforça, no meus ponto de vista, a necessidade de termos a segurança de outro sistema auditavel através do voto impresso”.

Assista ao vídeo

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Coluna da Angélica- No sobe e desce da política acreana, mais desce do que sobe

1-Foco O foco do União Brasil do Acre é neutralizar o senador Alan Rick (União). …