Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Gonzaga incentiva produção de açúcar mascavo no Acre; produto acreano é procurado por outros estados
Gonzaga incentiva produção de açúcar mascavo no Acre; produto acreano é procurado por outros estados

Gonzaga incentiva produção de açúcar mascavo no Acre; produto acreano é procurado por outros estados

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Luiz Gonzaga (PSDB), visitou na quarta-feira (21) comunidades do Seringal Florianópolis, no município de Cruzeiro do Sul. As comunidades são povoadas em sua maioria por produtores de açúcar mascavo, rapadura e melado, produtos derivados da cana-de-açúcar.

O deputado tucano aproveitou as visitas para ouvir de perto as reivindicações dos produtores.

O parlamentar convidou técnicos da Emater e Sabrae para acompanhá-lo e conhecer os projetos de produção de açúcar mascavo e melado na região e proporcionar melhorias aos trabalhadores.
Em uma dessas comunidades visitadas, os parlamentar conheceu onze engenhos que trabalham com os produtos da cana-de-açúcar. O trabalho no engenho passa de geração para geração. Uma mesma família, composta pelo pai e mais quatro filhos, já trabalha há mais de 60 anos na produção de açúcar mascavo, melado e rapadura. Eles produzem cerca de 150 quilos de produtos por dia.
Durante conversa com o deputado Gonzaga, os produtores pediram apoio do parlamentar, Sebrae e Emater para conseguirem a certificação do seus produtos para poderem vender a produção para fora do Acre e assim aumentarem suas rendas. Para poder comercializar o açúcar mascavo para outros estados, os engenhos acreanos precisam de um selo de certificação ambiental.

“Ouvimos os produtores de açúcar mascavo e melado dessas comunidades do Seringal Florianópolis e, juntamente com o Sebrae e Emater, vamos buscar uma forma de apoiar esses trabalhadores a conseguirem o selo de certificação para poderem vender seus produtores para outros estados. O trabalho deles é formidável. Mesmo com algumas dificuldades eles produzem um açúcar de qualidade que tem mercado em qualquer região do Brasil”, disse Gonzaga.

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Plácido de Castro vai ganhar nova unidade da Defensoria Pública

A defensora pública-geral, Simone Santiago, a subdefensora-geral, Juliana Marques e o diretor-geral, Geison Gomes, representaram …