Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Comentário de ex-vereador de Thaumaturgo faz parte de articulação do governo afirmam professores

Comentário de ex-vereador de Thaumaturgo faz parte de articulação do governo afirmam professores

O comentário do ex-vereador de Marechal Thaumaturgo , Átilon Pinheiro, atual cargo comissionado na Sepa (Veja Aqui ), é considerado pelos professores como parte de uma articulação montada pelo governo do estado. O ex-vereador disse: “Faz até vergonha, estão com 2anos sem trabalharem, por causa da pandemia, é agora ficam atrás de aumento, poderaim da aumento pros pais dos alunos, que durante 2 anos ficaram fazendo as atividades dos filhos em casa (Sic)”.

cec

“O governador escala essas pessoas para dizerem o que ele  não tem coragem de falar pessoalmente. É uma articulação do Gladson e da Socorro Néri”, diz o professor Cláudio Ezequiel em áudio em grupos de professores.

O possível jogo do governador Gladson Cameli (PP), revoltou os educadores. Para eles, Gladson tenta adiar ao máximo o aumento salarial dos professores para chegar mais perto do período eleitoral e conseguir passar o que quer na Assembleia Legislativa.

A Educação é a maior categoria de servidores públicos do estado. Muitos deles lembram os enfrentamentos que tiveram nos governos anteriores: “O Nabor Júnior e o Flaviano Melo (ambos do MDB), colocaram a polícia contra nós. Passamos por Romildo Magalhães, Orleir Cameli, e todos os outros. Mas não vimos nenhum governo ter uma atitude tão cínica  quanto este”, afirmam.

O vídeo gravado em Marechal Thaumaturgo, em que interpelado por uma professora, Gladson diz que vai levar a questão do aumento para apreciação do Tribunal de Contas do Estado também provocou críticas. Na resposta, o governador diz que “Tem que ver com o Tribunal de Contas senão vão pensar que é eu que não quero (Sic)”.

O reajuste de 33,24% para os professores da educação pública se deve ao novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), aprovado em 2020.

” É verba federal, não estadual, e o Polanco não é o governador”, esclarecem os professores.

O piso nacional do magistério foi definido pela lei 11.738/2008. A lei estabelece que o valor é atualizado anualmente, em janeiro, no mesmo percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano do Fundeb.

É aí que entra o novo Fundeb. Aprovado no fim de 2020 e em vigor desde 2021, o fundo ampliou os recursos do governo federal para a educação. O valor total do Fundeb em 2021 foi de R$ 179 bilhões. Para 2022, é estimado em R$ 236 bilhões. No primeiro ano de novo Fundeb, a contribuição da União passou de 10% para 12%. Essa elevação impacta nos valores por aluno. E isso repercute no salário dos professores. O índice é previsto em lei, é autorizado pelo governo federal e deve ser pago por estados e municípios. Veja Aqui

Abaixo, o vídeo em que o governador joga a responsabilidade para o TCE

Foto- Acre Notícias

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Nota de esclarecimento sobre a invasão na UTI do INTO

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), vem a …