Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

“O Acre está abandonado”, lamenta Leo de Brito ao falar na Câmara sobre 60 anos do Estado

Ao discursar na Câmara Federal nesta quarta-feira, 15, o deputado federal Leo de Brito destacou que nesta data o Acre celebra 60 anos de elevação da categoria de território para Estado. Contudo, o parlamentar lamentou que a realidade registrada atualmente no Estado seja a de abandono por parte dos governos do Estado e Federal.

Leo de Brito fez um cumprimento especial ao povo acreano, observando que entre as características da população destacam-se o fato de serem acolhedores e trabalhadores. Brito frisou ainda que a população do Acre lutou para ser brasileira, por meio da Revolução Acreana, no embate contra a Bolívia e, há 60 anos por meio do Movimento Autonomista chegou à emancipação, integrando a federação brasileira.

“Mas, infelizmente, 60 anos depois o Acre não tem governo. O atual governador que foi eleito por uma coalisão que se desmanchou logo nos primeiros anos [de mandato] e que dizia que o que faltava no Estado era gestão não era dinheiro e realmente vimos que tem muito dinheiro, muito dinheiro do Orçamento Secreto. Mas o governador deixou, literalmente, o Estado abandonado às traças”, disse.

O deputado federal afirmou que a Educação no Estado está precária e que o que se destaca na gestão de Gladson Cameli são suscetíveis escândalos de corrupção, tendo como maior destaque o que foi revelado pela Operação Ptolomeu, que acusa o governador Gladson Cameli de estar envolvido diretamente no desvio na ordem de R$ 800 milhões. Brito acrescentou que recentemente o Superior Tribunal de Justiça (STJ) referendou o inquérito pontuando que tratou-se de uma investigação feita de maneira correta.

“Essa é a principal marca do governo. Um governo que a gente anda o Estado de ponta a ponta e não vê obras acontecendo, pelo contrário. O que nós estamos vendo é desemprego, é desalento da população, pessoas pedindo comida nas ruas, pessoas indo embora do Estado e junto com isso nós temos o abandono por parte do governo de Bolsonaro. Hoje temos a BR-364 abandonada, não existem programas federais fortes em atuação, as universidades e institutos federais estão com esse corte nos orçamentos”, declarou.

Leo de Brito recordou que nas gestões dos ex-presidentes Lula e Dilma o Acre recebia investimentos maciços como os programas Minha Casa, Minha Vida; Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); Luz para Todos, entre outros. “A BR-364 foi feita com 50 pontes e hoje, literalmente, o Acre está abandonado pelo governo estadual e pelo governo federal”, finalizou

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Educadores de classes hospitalares e atendimento domiciliar participam de formação continuada

Professores que atuam em classes hospitalares e atendimento pedagógico domiciliar, gestores e coordenadores de representações …