Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Coluna da Angélica-Bocalom na Europa...vereadores em Florianópolis. E Rio Branco Ó

Coluna da Angélica-Bocalom na Europa…vereadores em Florianópolis. E Rio Branco Ó

1- Chance

O senador Sérgio Petecão (PSD), anda entusiasmado com sua nova função de presidente da Comissão de Segurança Pública do Senado. As prioridades da Comissão são o combate à corrupção, à lavagem de dinheiro e crime organizado.  Tem no Acre, seu estado natal, um cenário fértil para sua atuação e a oportunidade de auxiliar a combater a violência que assola o estado vítima da ação de facções criminosas. Tanto as importadas de outros estados como as criadas no próprio Acre que “terceirizam” seus serviços para as de fora. A guerra entre facções criminosas pelo controle de território para o tráfico resulta em assassinatos de jovens cada vez com menos idade e assusta a sociedade. Mas agora já sabem: chamem o Petecão.

2- Cara-de-pau

Luciano Hang, o véio da Havan, busca o apoio de sindicatos de trabalhadores para pedir ajuda para combater plataformas digitais internacionais que, segundo ele, estão vendendo cada vez mais, dizimando pequenas, médias e grandes empresas brasileiras sem pagar impostos. Nada demais não fosse o fato do véio ser um defensor da política neoliberal de Estado Mínimo, ou seja é contra a interferência do Estado nos negócios. Hang mostra que a história de Estado Mínimo só é defendida quando não afeta seus ganhos. Também soa estranho pedir ajuda contra vendas da Shein, Shopee e outras do gênero porque os compradores não pagarem impostos, quando ele próprio deve mais de 168 milhões de reais à Receita Federal. Além disso, o véio defendeu o corte de impostos sobre os combustíveis promovido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

3-Projeto

Em 2022, o então deputado federal  Alexandre Frota, tentou “ajudar” Hang com o Projeto de Lei 718/22, que impunha a cobrança de impostos de importação sobre todas as compras online. Mesmo as que não ultrapassam a cota de 50 dólares. À época, Frota justificou  que muitas pessoas se aproveitavam da isenção de impostos  de compras feitas com valores abaixo da cota prevista. O projeto atinge pessoas físicas e beneficia importadores do tipo de Hang que reclama da concorrência desleal. Entretanto a concorrência não parece ter afetado tanto os lucros do véio. Em janeiro de 2022 ele comprou um jatinho de 250 milhões de reais.

4-Atuantes

Os ex-deputados Moisés Diniz e Luís Calixto, formam a dupla mais atuante no apoio ao governador Gladson Cameli (PP), atingido pela 3ª fase da Operação Ptolomeu. Moisés reagiu à publicação do deputado Emerson Jarude (MDB) que mostrava uma foto do parlamentar em frente a sede da Polícia Federal  manifestando apoio ao trabalho da PF. O presidente do Solidariedade foi ácido e questionou se Jarude também apoiou as operações em outros estados onde governadores do MDB foram investigados e presos por desvio de milhões de reais. Até onde sei ninguém acusa a PF. Todos sabem que eles cumprem ordens do STJ. Talvez por isso Moisés Diniz tenha deixado transparecer uma certa vontade de aparecer de Jarude. Nas entrelinhas. Mas que sugeriu, sugeriu. E nem precisa ser bom entendedor para se dar conta. Já Calixto, criticou especialmente a decisão do STJ em relação a 15 empresas. Segundo ele, a suspensão do funcionamento dessas empresas podem acarretar no desaparecimento de mais de 10 mil empregos diretos e indiretos: “o STJ decidiu matar o pecador para punir o suposto pecado”.

5- Cadê o resultado?

Ninguém entende como Rio Branco “não é a melhor cidade para se viver no Brasil”. Afinal, prefeito e vereadores não se poupam do trabalho de buscar inovações em lugares tão, tão distantes, em “benefício dos moradores”. Esforço sobre-humano. Mal o chefe do Executivo  municipal voltou à Europa pela terceira vez, dois vereadores voaram para Florianópolis para uma “visita técnica institucional”. Cada um, levando dois assessores. Um terceiro vereador. Justamente o pastor, conseguiu asfaltar a rua da casa da namorada. Depois quando defendo o fim da existência de vereadores em capitais de estados, tem gente que critica. Mas continuo achando que os deputados estaduais poderiam assumir essa responsabilidade.

6-Não é para amadores

Decididamente o Brasil não é para amadores. A Procuradora do MPF, Gabriela de Azevedo Hossri,  que vai investigar Bolsonaro no caso do  roubo das joias é casada com o vereador bolsonarista na cidade de Campinas (SP) Nelson Hossri. O vereador é considerado pela imprensa de Campinas, como uma caricatura de Bolsonaro  na cidade. Depois do debate presidencial da Band ele postou no Instagram, que Lula utilizou hipnose em massa quando falava para as câmeras. O marido da procuradora é considerado como um dos da turma de negacionistas do ex-presidente Jair Bolsonaro. A ponto de receber uma nota de repúdio do Conselho Municipal de Saúde de Campinas por realizar uma audiência pública para debater o fim do passaporte da vacina e o fim das máscaras nas escolas. Já tem gente apostando que a procuradora vai acabar culpando a Arábia.

7-Nota do leitor

Leitor da coluna se manifestou a respeito de nota da coluna sobre a diretora do Iteracre, Gabriela Câmara. Segundo o leitor, a senhorita Gabriela Câmara tem o nariz empinado e é mal educada igual a mãe. “Na época em que existiam os comícios políticos, vi a mãe dela fazendo a mesma coisa, inclusive com lideranças políticas. Vi uma vez ela afastar Dona Darci Rocha do lado do Nabor para poder ficar perto dele. Filha de peixa, peixinha é…”. Feito o registro

8-Clube dos cinco

No município de Jordão, pelo menos cinco políticos estão com os nomes à disposição para disputar a prefeitura em 2024. Entre eles o atual prefeito, Naudo Ribeiro (PDT), apesar da grande rejeição. Zeina Melo (MDB), que ficou apenas 5% dos votos atrás de Naudo na eleição de 2020 pode voltar a disputar com o atual prefeito e segundo moradores locais desta vez com mais chances. Zeina é esposa do ex-prefeito do município, Espiridião Júnior. A Federação PT, PCdoB e PV tem pelo menos três possíveis candidatos: Nagela Figueiredo (PT), Turiano Filho (PCdoB) e possivelmente o ex-prefeito Elson Farias, também do PCdoB, dependendo de sua situação jurídica. A movimentação ainda está morna, mas de acordo com os moradores, já já pega fogo. O Acre é assim de ponta a ponta. Respira política. Não conversei diretamente com o prefeito Naudo Ribeiro, mas de acordo com os moradores de Jordão, a intenção dele seria disputar a reeleição mas por outro partido. Ou seja, estaria abrindo a porta de saída de seu partido, o PDT. A decisão soa estranha porque o partido vive o seu melhor momento no Acre. Mérito do cacique Luís Tchê que conhece como ninguém a arte da sobrevivência política.

9-Destaque

É preciso dar a mão a palmatória. A bem azeitada Secretaria de Comunicação do governo continua a trabalhar a mil por hora, divulgando as ações de governo apesar das incertezas naturais deste período de ebulição. Coluna política não é para tecer elogios, este é o metiê das colunas sociais. Mas de vez em quando é preciso abrir uma exceção. Principalmente quando se trata de um trabalho bem realizado.

10-Dentro

Não subestimem a capacidade política de Jenilson Leite (PSB). Ele não está parado, politicamente falando. E tem um eleitorado fiel que ultrapassa as fronteiras partidárias. Quem vota no Jenilson, vota independente de partido. Seu trabalho médico humanitário conseguiu fortalecer sua figura política. Não me parece, a princípio que ele aceite ser vice-prefeito de alguém. Entretanto, se o acerto fosse ser vice de Marcus Alexandre para que este disputasse uma vaga de deputado estadual em 2026, creio que a coisa mudaria de figura. Jenilson assumiria a prefeitura por dois anos e poderia mostrar sua capacidade executiva.

Bom dia, presidente da Aleac, deputado Luiz Gonzaga (PSDB), que saiu de um estado zen diretamente para o olho do furacão. Ainda bem que Vossa Excelência recarregou as baterias espirituais e emocionais porque a situação é bruta né? Mal chegou, Gonzaga já cumpre agenda da Secretaria de Assistência Social em Cruzeiro do Sul. 

Esta é uma coluna de opinião

Contato- [email protected]

Imagem- G1

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Comissão aprova parecer de Petecão que reduz Imposto de Renda de transportadores autônomos de passageiros

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (23), o relatório do senador Sérgio …