Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Coluna da Angélica- Partidos e lideranças se manifestam contra decisão de Jorge Viana

Unidos

Partidos, Movimentos Sociais e lideranças enviaram uma nota assinada ao Ministro da Reforma Agrária, Paulo Teixeira, à presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann e ao Ministro das Relações Instititucionais, Alexandre Padilha, em defesa do nome de Cesário Braga para a Superintendência do Incra no Acre. “Cesário tem respaldo com a militância política dos partidos de esquerda e com os movimentos sociais e sindicais principalmente com os trabalhadores rurais. Resistiu junto a essa militância nas trincheiras e nas ruas durante todos os momentos difíceis pelos quais passamos desde o “Não Vai Ter Golpe” até as eleições do presidente Lula”, diz um trecho da nota feita em oposição à decisão do ex-governador do Acre a atual presidente da Apex, Jorge Viana, ter puxado o tapete de Cesário.

contra a ingratidão

Vinte dirigentes estaduais de cinco partidos de Esquerda assinam a nota. Inclusive dirigentes do PT do Acre, além de 30 dirigentes municipais e 21 lideranças de Movimentos de Trabalhadores Rurais de todo o estado. A nota é interna e foi enviada. Mostra além do apoio ao presidente estadual do PT no Acre que a atitude de Jorge Viana o deixou mal na foto com o conjunto dos partidos progressistas no Acre além de colocar em xeque sua pretensa liderança política no estado. Resta saber se agora JV vai respeitar todas essas lideranças que assinaram a nota ou se todos os que assinaram vão abaixar a cabeça e assumir a posição de vassalos de Jorge Viana. Alea jacta est.

Redução

Para acomodar os 81 deputados federais que ficaram sem apartamentos funcionais, aqueles absurdamente grandes que são cedidos para os parlamentares ocuparem sem pagar nada durante o mandato, a Câmara dos Deputados decidiu diminuir o tamanho dos imóveis. Vai transformar 96 apartamentos funcionais de 200 metros quadrados em ambientes de 95 metros quadrados. Dessa maneira, pretende acomodar todos os deputados para que a Câmara deixe de pagar o auxílio-moradia de 4.253 reais, por mês, além dos salários e vantagens. Atualmente  176 parlamentares recebem auxilio-moradia. O gasto só com esse auxílio já atingiu o equivalente a  1.265.846 milhão de reais só em 2023. Um gasto questionado pela população que além de pagar seu próprio aluguel ainda tem que tirar dinheiro do bolso para pagar o aluguel dos parlamentares que permanecem apenas três dias por semana em Brasília.  Pelo tempo que ficam em Brasília, um quarto de hotel estaria bom demais.

-Incongruências
O e-mail apresentado por Sérgio Moro de um líder do PCC que usava “lula livre” para evidenciar uma prova de ligação do PT com a facção criminosa se não for brincadeira é um descrédito à inteligência. Muitas pessoas utilizam justamente seus oponentes em e-mails ou senhas exatamente para não serem identificados com facilidade. Acreditar nisso se parece com a piada do português que trabalhava no serviço secreto de Portugal e usava na camiseta a inscrição “serviço secreto luso”. Difícil para o senador e ex-juiz e ex-ministro  de Bolsonaro vai ser explicar a ligação de Aline de Lima Paixão, mulher do “cabeça” do plano do PCC para “sequestrar” Sergio Moro, com o Ministério das Comunicações de Bolsonaro. A empresa de Aline, a Lokmid Importadora e Exportadora, tinha um contrato de publicidade institucional assinado pelo ex-ministro Fábio Faria. Aline que havia sido presa preventivamente foi a única solta após o início da Operação Sequaz. Ela foi liberada pela juíza Gabriela Hardt juíza amiga de Moro, que ordenou a operação da PF e disse que Sergio Moro era alvo do PCC. Aliás, a maior incongruência é existir facções criminosas depois de 4 anos depois de um regime militar. Ponto.
-Possível
Em Feijó, muita gente dá como certa a possibilidade do ex-deputado Cadmiel Bomfim (PSDB) integrar a frente ampla contra o grupo do atual prefeito, Kiefer Cavalcante (PP). Cadmiel assumiu recentemente um bom cargo no governo do estado, o que na minha avaliação o coloca fora dessa frente, a menos que o próprio governador Gladson Cameli (PP) se coloque contra os Cavalcante, seus aliados. Segundo alguns, Cadmiel teria interesse em disputar a prefeitura de Feijó. Aguardemos os próximos lances.
-Estéril
A imagem do Papa Francisco usando um casaco longo sobre suas tradicionais vestes brancas, com sua cruz em uma corrente pendurada sobre o peito sacudiu o mundo católico. A imagem circulou na imprensa e causou nas redes sociais. Os comentários se dividiram entre os que apoiavam a inovação de um “Papa Pop” e o os dos tradicionalistas que preferiam um líder religioso com vestes mais ortodoxas. Discussão estéril. O Papa Francisco nunca usou aquela vestimenta. Ela foi gerada por um programa de IA (inteligência artificial). Muita gente acreditou que era real e como em tempos de redes sociais todo mundo acha que tem obrigação de dar opinião sobre tudo, provocou a discussão.
Na mosca
O ator Pedro Cardoso criticou com propriedade a mania brasileira de autorizar a opinião política a partir da visão religiosa. Os problemas não serão resolvidos com a compreensão de Deus, individual ou de grupos. As questões dos homens tem que ser resolvidas pelos homens. Segundo ele, a religião não deve ser o lugar comum da política uma vez que esta é uma questão de atividade do intelecto e não da fé que é uma questão particular. Podem existir várias crenças mas os problemas têm que ser resolvidos conjuntamente. A compreensão que as pessoas tenham de Deus não pode ser o ponto de entendimento político. Política é as pessoas se juntarem para chegar a um entendimento comum sobre questões que afetam a todos, como saneamento, Educação, Segurança, Saúde, Transporte, dentre outros e cobrar de seus representantes que são eleitos para solucionar estes problemas, independente da religião ou da ausência ela. Isso é Estado Laico.
-Precipitação
Muito ruim emitir opiniões precipitadas. Quando rapazes foram avistados de jet ski nas ruas alagadas da capital não foram poucas as críticas. Muitos postaram vídeos nas redes sociais criticando. Só depois vieram a saber que era uma atividade de ajuda. Foi graças a isso que um idoso foi salvo da morte. Cada um auxilia da maneira que pode e críticas são bem vindas desde que embasadas. O momento é delicado. O nível das águas continua a subir e atingiu 16,74 m na manhã desta segunda-feira.  Apenas 1,48 m nos separam da maior cheia do Rio Acre que foi de 17,88m, em 2015. Até agora o aumento foi de 32 cm em 24 horas. Pelo que se vê de balseiros nas águas do rio, a tendência é continuar enchendo. E, voltando a questão das críticas, apesar de necessário o investimento em solução definitiva para as moradias localizadas em áreas alagadiças e manutenção do escoamento nas vias, é preciso destacar que esta é uma situação atípica decorrente principalmente do volume das chuvas cujos problemas atingiram locais que nunca antes haviam sido afetados. Tem muito a ver com as alterações climáticas causada pelo desmatamento. Lembrando que outros municípios do Acre sofrem com as enchentes. Brasileia por exemplo, está dentro d’água.
Desastre
Uma vazamento de material radioativo na usina nuclear de Angra 1,  em Angra dos Reis (RJ), está sob investigação da Polícia Federal. O vazamento ocorreu em setembro de 2022. Foi denunciado por populares mas só assumido pela direção 21 depois. Durante todo esse tempo permaneceu lançando no mar, água contaminada por radiação. Segundo o professor de Oceanologia da Uerj, David Lee, a radiação liberada no mar pode comprometer o período de reprodução dos peixes, levando a  má formação à disfunção dos órgãos. O consumo de peixes contaminados por grandes doses de radiação podem causar doenças agudas reduzindo a produção de células sanguíneas e danificando o trato digestivo. Também pode danificar o coração e os vasos sanguíneos (sistema cardiovascular), o cérebro e a pele. As alterações do material genético humano pelos efeitos da radiação podem levar ao desenvolvimento de câncer e impactar as células reprodutivas refletindo em problemas nas gerações futuras. Mais um escândalo do governo passado.
Para Refletir
Convém evitar três acidentes geométricos na vida: círculos viciosos; triângulos amorosos e bestas quadradas.
Bom dia Jorge Viana, presidente da Apex.  Se tiver um bom dia em Brasília né? Por aqui, o sapo da ingratidão está entalado na garganta, se é que Vossa Excelência me entende.
Esta é uma coluna de opinião
Imagem- O Acre Agora
x
Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Polícia Civil do Acre leva cidadania aos idosos do Lar dos Vicentinos em Rio Branco

Em uma ação de cidadania e valorização daqueles que tanto contribuíram com as nossas vidas …