Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Cuidado com o golpe do falso funcionário de bancos
Cuidado com o golpe do falso funcionário de bancos

Cuidado com o golpe do falso funcionário de bancos

 

A Febraban- Federação Brasileira de Bancos, alerta para um novo tipo de golpe que vem lesando brasileiros em milhões de reais. O cliente do banco recebe uma ligação identificada com o número de sua agência bancária. Do outro lado da linha, um estelionatário o instrui a instalar um aplicativo de acesso remoto usado para manutenção. Os  criminosos falsificam o número de telefone que aparece no aparelho da vítima como sendo da agência bancária. A partir daí criam  uma cena para se passar pela instituição.

Cliente de um banco,  recebeu dessas ligações de golpistas pelo número de sua agência bancária, salvo com o nome de sua gerente. O criminoso perguntou se ela havia transferido certo valor, para ouvir uma negativa, e transferi-la para um suposto “setor de segurança.”

Nessa nova ligação, uma comparsa do estelionatário pediu que o cliente realizasse um pix para impedir a anunciada fraude. Ele não fez a transação, ligou para sua gerente e confirmou o golpe.

De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), os criminosos ainda podem usar a isca do telefone da agência para perguntar informações sobre o número do cartão, chave de segurança e senhas vinculadas à conta bancária.

Em outro golpe recorrente,  um programa de acesso remoto instalado garante aos criminosos controle sobre o smartphone e, por consequência, o aplicativo do banco. Ele permite aos criminosos buscarem senhas de acesso ao banco registradas em bloco de notas, emails e mensagens no WhatsApp ou efetuarem, por exemplo, uma transferência via Pix.

Desligar o aparelho ou mantê-lo desconectado impede que os golpistas continuem a procura por senhas ou realizem transações. Os estelionatários, entretanto, realizam as operações com o aplicativo em segundo plano ou diminuem o brilho da tela. Por isso, podem passar despercebidos.

Os criminosos podem pedir um código de validação para roubar o acesso ao WhatsApp. Hoje, o aplicativo de mensagens também permite realizar transações financeiras.

As vítimas precisam registrar as ocorrências na delegacia digital, para que suspeitos sejam identificados. Não é necessário informar supostos culpados.

VEJA FATORES DE ALERTA PARA A FRAUDE

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) chama a fraude de golpe do falso funcionário. Os criminosos podem aplicá-la sem burlar o identificador de chamadas.

Segundo a federação, vale se atentar a estes fatores:
– Bancos não ligam para seus clientes através dos números de centrais telefônicas
– Nunca ligam para o cliente pedindo senha nem o número do cartão
– Nunca ligam para pedir realização de transferências ou qualquer tipo de pagamento

Imagem- Noticia ao Minuto

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Nota pública sobre o pagamento do mês de abril

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), informa que, …