Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Governo anuncia realização de mutirões para regularização ambiental de imóveis rurais
Governo anuncia realização de mutirões para regularização ambiental de imóveis rurais

Governo anuncia realização de mutirões para regularização ambiental de imóveis rurais

Foco no produtor rural, oportunizando benefícios ambientais, geração de emprego e renda, além de proporcionar alternativas viáveis para a adequação ambiental das propriedades. Esse é o objetivo do governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi).

Para isso, vão ser realizados mutirões, a partir deste mês, para garantir todo esse apoio aos produtores rurais. O Acre é um dos pioneiros e referência nacional na implementação e execução do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que é o primeiro passo desta cadeia. O lançamento oficial da temporada de mutirões ambientais vai ocorrer no Viveiro da Floresta, localizado na Rodovia AC-40, km 3, nesta quarta-feira, 3, em Rio Branco, às 10h.

Os mutirões, que terão início a partir de 4 de maio, são realizados para apoiar o produtor rural nas seguintes etapas: inscrição do Cadastro Ambiental Rural (CAR) do imóvel; análise prioritária do CAR; recebimento de notificação da situação do CAR; ciência da análise do CAR; adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA); benefícios para recuperação de Áreas de Proteção Permanente (APP) e Reserva Legal (ARL) e na restauração de passivos ambientais; apoio à elaboração de um Projeto de Recomposição de Áreas Degradadas ou Alteradas (Prada) para pequenos produtores rurais e assinatura do Termo de Compromisso Ambiental.

A secretária do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), Julie Messias, explicou que os mutirões ambientais trarão aos produtores rurais a oportunidade de alcançar a regularização ambiental e ter segurança jurídica nas suas atividades produtivas.

“A Semapi tem buscado parcerias e promover ações para associar a política ambiental com a produção, a regularização fundiária e o licenciamento. Vamos propor iniciativas acessíveis ao produtor, facilitando a sua regularização, o que lhe facilita acesso a financiamentos e programas de incentivo a pagamento por serviços ambientais”, afirmou.

A ação é coordenada pela Semapi, com apoio direto do Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac) e parceria da Secretaria de Agricultura (Seagri) / Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Acre (Emater), Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Floresta+ e secretarias de agricultura dos municípios.

Cronograma de mutirões

Maio: 4 e 5 – Acrelândia;
Maio: 9 e 10 – Rodrigues Alves (Paraná dos Mouras);
Maio: 11 – Mâncio Lima;
Maio: 11 e 12 – Cruzeiro do Sul;
Maio: 16 a 19 – Brasileia e Epitaciolândia;
Junho: 6 a 10 – Rio Branco (PA Moreno Maia e APA São Francisco);
Junho: 19 a 24 – Tarauacá;
Junho: 28 a 30 – Capixaba.

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Unacon leva assistência hospitalar humanizada a domicílio

“Para mim eles são uma ótima equipe. Eles ajudam com sacolão, trazem a receita, eles …