Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
O curso de operação e manutenção de tratores agrícolas, ação inédita do governo do Estado, iniciado nesta segunda-feira, 24, na Unidade Demonstrativa no Parque de Exposições Wildy Viana, por meio da parceria entre a  Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri) e o Serviço de Aprendizagem Rural (Senar), possibilita aos participantes saírem de uma diária de trabalhador […] The post Governo incentiva melhorias na geração de renda no campo com curso de tratorista appeared first on Noticias do Acre. ...

Governo incentiva melhorias na geração de renda no campo com curso de tratorista

O curso de operação e manutenção de tratores agrícolas, ação inédita do governo do Estado, iniciado nesta segunda-feira, 24, na Unidade Demonstrativa no Parque de Exposições Wildy Viana, por meio da parceria entre a  Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri) e o Serviço de Aprendizagem Rural (Senar), possibilita aos participantes saírem de uma diária de trabalhador braçal rural de R$ 60, para uma diária de tratorista de R$ 300, em média, conforme relatos dos trabalhadores que estão participando da capacitação.

Coordenação geral da Expoacre 2023, Secretaria de Agricultura, Serviços de Apoio Aprendizagem Rural, Superintendência do Patrimônio da União e demais segmentos envolvidos na realização da feira, durante abertura do curso de tratorista. Foto:Dhárcules Pinheiro

A diferença considerável na remuneração para esse ramo da atividade rural foi um ponto bastante destacado pelos cerca de 15 participantes do curso, que enumeram, ainda, as vantagens de terem uma capacitação certificada pelos órgãos competentes, bem como melhorias em produtividade em suas áreas de trabalho, por estarem operando corretamente os maquinários.

O trabalhador rural Kayo Kennedy da Cruz Rodrigues, 23, comemora a participação no curso destacando que, a partir de agora, vai estar bem preparado para operar corretamente os tratores agrícolas. “Sou neto de agricultor, filho de agricultor, jamais imaginei uma iniciativa dessa por parte do governo. Só tenho a agradecer, pois vai ajudar muito nos trabalhos que já desempenho na nossa terra e em outros trabalhos de cultivo na região”, reconheceu Kayo Rodrigues.

Amigos e parceiros na lida com trabalho rural na região da Vila Caquetá/Porto Acre, os trabalhadores rurais Raimundo Evilázio Azevedo, 23, e Emanuel da Costa Freitas, 24 anos, reconhecem que o curso vai trazer melhorias em conhecimentos e valorização das suas atividades. “Só temos a agradecer ao governo, à secretaria, pois sabemos como o curso vai trazer incentivos a novos postos de trabalho na área de mecanização”, disse Azevedo.

O secretário de Agricultura, José Luís Tchê, destacou as iniciativas do governo, em atacar todas as frentes no programa de incentivo à geração de emprego e renda, com mecanização, assistência técnica e qualificação da mão de obra, como é o caso de um farto leque de cursos e palestras que serão ofertados durante a Expoacre 2023.

“Essas iniciativas estão dentro do projeto de governo de incentivos ao desenvolvimento no campo, e um curso como este desenvolve as habilidades e melhora a produtividade”, acrescentou.

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Acre avança na imunização infantil e reduz taxa de crianças sem vacina contra a pólio, aponta Unicef

Um levantamento analisado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com base em …