Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Acre participa do Fórum Amazônico Smart Cities 

O governo do Acre por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), a Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), a Agência de Negócios do Acre (Anac) e a Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), participa nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, em Porto Velho, na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, do Fórum Amazônico Smart Cities. Promovido pelo Sebrae – RO, o evento visa a promoção da qualidade de vida da sua população, a eficiência energética e a preocupação constante com a sustentabilidade ambiental, social e também econômica.

O secretário adjunto da Seagri, Edivan Azevedo, que também representa o titular da Seict, Assurbanípal Mesquita no evento, afirmou que o fórum é uma oportunidade única para catalisar a transformação e impulsionar o desenvolvimento sustentável. Também destacou que o desenvolvimento das cidades depende do campo. “Essa interligação para que as cidades possam se desenvolver de forma inteligente passa pela agricultura, especificamente, pela produção de alimentos com a inserção de tecnologia, atendendo os requisitos de sustentabilidade”.

O primeiro painel apresentado na manhã desta quarta-feira, 31, foi sobre a exploração de potencialidades na Amazônia. O palestrante, Claudio Nascimento, falou entre outros temas, das sugestões para a criação de empregos e biocompetitividade, a independência tecnologia e soberania nacional.

“Precisamos das tecnologias para avançar no desenvolvimento das cidades, mas, também, entender como as condições inovadoras serão aproveitadas para o segmento rural e atender as demandas dos municípios”, acrescentou Azevedo.

Ainda pela tarde, a caravana acreana participa dos debates sobre “o papel da comunidade na construção de Cidades Inteligentes – Caso Medellin”, com o palestrante Santiago Uribe; e das “Estratégias para a implementação de Smart Cities na Amazônia”.

Para Azevedo, o maior desafio no Acre é levar tecnologia para os pequenos produtores, um esforço do governo junto com a iniciativa privada e o Sebrae. “Temos demonstrado na prática que nossos produtores são os que mais preservam o meio ambiente. O uso de áreas já desmatadas que se transformam em agricultura, dando suporte para a pecuária. A integração lavoura e pecuária, com uso de tecnologia é a grande alternativa econômica”.

Nesta quinta-feira, a programação continua com a realização do Workshop para construção de um modelo possível de Smart Cities na Região Amazônica. Foto: Jairo Carioca/Seict

Integram a caravana acreana, o secretário adjunto de Agricultura, Edivan Azevedo, a secretária adjunta da Secretaria de Planejamento, Kelly Lacerda, o chefe do Departamento de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Planejamento, Marky Brito, o diretor administrativo e financeiro da Anac, Hamilton Júnior, e a diretora de planejamento da Funtac, Mirla Miranda.

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Polícia Civil do Acre leva cidadania aos idosos do Lar dos Vicentinos em Rio Branco

Em uma ação de cidadania e valorização daqueles que tanto contribuíram com as nossas vidas …