Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Quarta-feira de Cinzas, um feriado católico

A quarta-feira de cinzas é um feriado católico que marca o fim da folia e o início de um tempo de recolhimento e penitência da quaresma.  Representa o primeiro dia da Quaresma no calendário gregoriano, Período que inicialmente era um tempo de jejum e penitência em preparação para a celebração da ressureição de Cristo. É o início para os 40 dias da tradição católica que relembra o período em que Jesus Cristo passou 40 dias em jejum no deserto, conhecida por Tentação de Cristo. O período  inicia na quarta-feira de cinzas e vai até a sexta-feira Santa.

A tradição iniciou entre os séculos 3º e 4º  nas comunidades cristãs primitivas e foi oficializado na liturgia pelo papa Gregório Magno (540-604), na virada do século 7º. A  igreja católica atual substituiu o ritual de mortificação pelo de cinzas na testa que relembra uma antiga tradição do Oriente Médio. Na missa o padre coloca um pouquinho de cinzas sobre a cabeça ou fazendo uma cruz na testa como um lembrete sobre a brevidade da vida:  “Das cinzas vieste, às cinzas retornarás”.

A relação do Carnaval ao feriado religioso aconteceu durante a Alta Idade Média, onde foi criado o dia da Quaresma pela igreja Católica. Naquela época, as festas pagãs eram extremamente populares e a igreja Católica detinha poder no campo social e cultural, controlando os hábitos e costumes da sociedade. Com isso, a Igreja Católica naquela época apropriou-se da popularidade da festa e ajustou para o seu interesse de expandir a fé cristã, permitindo à população um momento de diversão com práticas que não era associadas à religião, ainda que o Carnaval continuasse sendo uma festa profana para a Igreja.

Para os católicos é um diz de jejum e de não comer carne com o intuito de fazer os fiéis se identificarem com o sacrifício de Jesus.

Imagem- Memorial Parque da Paz
Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Estado apresenta defesa dos povos indígenas do Acre durante intercâmbio da GCF na Bolívia

“Nós estamos gritando, pessoal; temos mais de 14 mil indígenas no Acre que sofreram com …