Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Governo promove Campeonato de Free Fire para impulsionar e-sports

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), lançou na manhã desta sexta-feira, 12, na sede da Federação da Indústria do Estado do Acre (Fieac), em Rio Branco, o Campeonato Interbairros de Games, categoria Free Fire. Uma condição para participar do torneio é realizar inscrição em um curso de qualificação da plataforma Polo Digital, da Seict.

O titular da Secretaria de Governo (Segov), Alysson Bestene, garantiu a realização da modalidade de jogos eletrônicos nas regionais de todo o estado. “O governo do Acre vem incentivando, por meio do programa Juntos pelo Acre, essa participação coletiva da sociedade na gestão de políticas públicas que envolvam cidadania. Essa agenda, em parceria com associações de moradores, fomenta educação para nossa juventude, além do sentimento de coletividade”, afirmou.

De acordo o titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, a ideia é unir “entretenimento e qualificação profissional, aproximando a juventude da tecnologia e inovação”.

As inscrições se iniciam na próxima segunda-feira, 15, por meio de uma plataforma eletrônica a ser divulgada. Os jogadores serão incentivados a se inscrever em atividades promocionais entre os dias 15 e 29 de abril, com integração e credenciamento marcados para 11 de maio e jogos disputados nas dez regionais de Rio Branco.

“Todo o cronograma foi pensado para realizarmos as finais dos jogos durante a Expoacre 2024. Ano passado, essa modalidade já foi um sucesso. Queremos repetir esse evento, desta vez com etapas regionais, que integrarão ainda mais nossa juventude”, disse Ricardo Damasceno, diretor de Ciência e Tecnologia da Seict.

Com apoio da União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco (UMAMRB), da Federação Acreana de Games e Tecnologia, da Liga Acreana de eSports e do Instituto Mercosul Amazônia (IMA), a competição visa reunir 240 jogadores em emocionantes disputas.

O evento, além de promover a integração entre os bairros, representa um passo significativo para a profissionalização do cenário de Free Fire no mercado de games. Durante o lançamento, atletas como Edival Alexandre Neto, vice-campeão dos Jogos Universitários Brasileiros em 2023, compartilharam suas experiências. Atletas profissionais como Richard Felipe Oliveira também estão incentivando a participação de outros jovens no torneio, destacando a oportunidade de descobrir novos talentos e o mercado promissor dos games.

“O evento promove a prática esportiva, estimulando a competição saudável e a participação coletiva”, destacou Jessica Katrine, mãe de Felipe.

Apoio

O projeto conta com apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac). O presidente da casa, deputado Luiz Gonzaga (PSDB), participou das atividades na Fieac e garantiu recursos, por meio de emenda individual: “Vamos qualificar essa juventude, para isso, garantimos emendas para o apoio logístico do certame em todo o estado”.

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Gladson recebe presidentes dos conselhos regionais de Engenharia NO/NE para debater infraestrutura

O governador Gladson Cameli se reuniu, nesta quinta-feira, 25, com os presidentes dos conselhos regionais …