Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Governo promove evento de integração com ministros sobre rotas de integração sul-americana

O governo do Acre realizou na manhã desta terça-feira, 9, um evento de grande importância para o desenvolvimento estratégico do estado no auditório da Uninorte, em Rio Branco: o encontro Rotas de Integração Sul-Americana. Sob a liderança do governador Gladson Cameli, a reunião contou com a presença de duas figuras destacadas do governo federal, como a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. O principal objetivo foi discutir propostas relacionadas ao corredor interoceânico, uma rota de exportação que conecta o Acre ao Peru por meio da BR-317.

Em suas palavras, o governador Gladson Cameli expressou gratidão pela presença dos ministros e enfatizou a importância da união entre os representantes públicos para impulsionar o crescimento do Brasil e reduzir suas disparidades. Ele celebrou a conquista do retorno dos voos da Azul Linhas Aéreas como um resultado positivo do esforço conjunto entre os poderes Executivo e Legislativo acreano. Também ressaltou a necessidade de parcerias entre os governos federal e estadual para enfrentar os desafios sociais, destacando a importância da Rota Biocêanica Quadrante Rondon para integrar países vizinhos e promover o desenvolvimento econômico sustentável na região.

O governador apresentou aos ministros um plano emergencial de adaptação às mudanças climáticas para lidar com as enchentes anuais no Acre e expressou sua esperança por parcerias futuras que contribuam para o desenvolvimento sustentável da região.

“Nossa união é fundamental para enfrentarmos os desafios do Acre. Com gratidão, celebramos o retorno dos voos da Azul, fruto do trabalho conjunto. E investir na Rota Biocêanica é promover integração e desenvolvimento sustentável para nossa região. Vamos juntos construir um futuro próspero e resiliente para todos os acreanos. Obrigado pela presença e apoio contínuo. Que Deus nos guie neste caminho”, destacou o governador.

Obras para alavancar corredor para o Peru saem do papel

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, apresentou ao público o projeto das cinco Rotas de Integração Sul-Americana, com destaque para a Quadrante Rondon, que visa conectar o Norte do Brasil aos portos do Peru, oferecendo ao Acre uma rota estratégica para o Oceano Pacífico. O projeto foi concebido após consulta aos 11 estados brasileiros que fazem fronteira com países sul-americanos, com o objetivo de fortalecer o comércio regional e reduzir os custos de transporte de mercadorias.

O Acre é diretamente beneficiado pela Quadrante Rondon, que proporciona uma rota para o Pacífico por meio dos portos do Peru. Com nove obras relacionadas à integração previstas no Novo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), o estado se torna parte fundamental da iniciativa, envolvendo infraestrutura de transporte, de energia e digital.

A ministra Simone Tebet reforçou que o presidente Lula se reuniu com todos os chefes de estado da América do Sul, discutindo a necessidade de praticar a integração. Com sua equipe, a ministra lançou mãos à obra e ouviu todos os secretários de estado ou de planejamento sobre a necessidade de melhorar os transportes, inclusive no Acre.

“Perguntamos o que falta para ligar o Acre e outros estados aos países da América do Sul. Falta uma ponte, uma linha aérea, entre outros. Já elaboramos os planos e tenho uma boa notícia para vocês: todas as obras necessárias para cinco rotas de integração estão em andamento. Algumas quase concluídas e outras continuarão nos próximos anos, pois ainda temos três anos de governo. O orçamento está assegurado. Minha responsabilidade é garantir que essas obras saiam do papel e se tornem realidade. Não estou aqui para falar de sonhos, mas de ações concretas. Em novembro, apresentamos as rotas, após ouvir todos os secretários e agora seguimos”, afirmou a ministra em sua apresentação.

Entre as principais obras que beneficiam o Acre incluídas na Quadrante Rondon, estão a Ponte de Guajará-Mirim (RO) e a finalização do contorno de Brasileia, além de uma confirmação de manutenção de 200 quilômetros da BR-364, já começando em maio deste ano.

Retorno da Azul e investimento de R$ 160 milhões em aeroportos do Acre

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ressaltou o compromisso do governo federal com o desenvolvimento do Norte do país e do Acre em particular. Ele anunciou investimentos significativos para melhorar a infraestrutura aeroportuária do estado, visando impulsionar o turismo e o comércio regional.

“Enfrentamos algumas dificuldades inicialmente, especialmente com operações de volume nos aeroportos de Rio Branco e Cruzeiro do Sul. No entanto, as obras de manutenção estão em andamento e estamos comprometidos em conclui-las até outubro deste ano, com um investimento de mais de R$ 160 milhões”, afirmou o ministro.

O evento também celebrou o retorno das operações da Azul Linhas Aéreas ao Acre, anunciado pelo vice-presidente da empresa, Fábio Campos. Com a ação, a Azul passa a atuar em todos os estados da federação, fortalecendo a conectividade aérea e impulsionando o desenvolvimento regional.

Além dos ministros e autoridades locais, o evento contou com a presença do senador Alan Rick e das deputadas federais Antônia Lúcia, Meire Serafim e Socorro Neri; o presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Luiz Gonzaga; o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom; o representante do Fórum Empresarial, Assuero Veronez; o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Mesquita, e representantes do governo da Bolívia e do Peru, entre outros representantes políticos e empresariais.

Representando a bancada federal do Acre, o senador Alan Rick reforçou: “Esse debate sobre a Amazônia no Acre já ocorre há muito tempo e tem sido alvo de diversas promessas. No entanto, é crucial manter a floresta em pé enquanto desenvolvemos os setores econômicos de cada estado. Para isso, precisamos superar desafios básicos, especialmente na logística e nas rotas de integração. Quero parabenizá-los por defender essa abordagem de forma tão técnica, inteligente e com habilidade de negociação, além de cumprimentar os representantes dos países vizinhos por sua parceria”.

O debate sobre a integração sul-americana e o desenvolvimento sustentável da região Amazônica continuam sendo uma prioridade para o governo do Acre e para o Brasil como um todo.

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Universidade de Harvard abre inscrições para cursos gratuitos online

Cursos disponíveis 1-Artes e Design; 2-Negócios e Gestão; 3-Ciência da Computação; 4-Ciência de Dados; 5-Ciência …