Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Na Noruega, governo aborda fortalecimento de políticas públicas na proteção de florestas tropicais

Uma comitiva acreana está na Noruega participando do Oslo Tropical Forest Fórum 2024 (OTFF2024) com o propósito de debater temáticas relacionadas à conservação da biodiversidade, recuperação de ecossistemas, redução do desmatamento e queimadas, governança institucional e participativa, entre outros assuntos.

O evento, que ocorre de 25 a 27 de junho, reúne líderes que compartilharão as experiências de seus países na transição da preparação do apoio técnico e institucional nas iniciativas de ações para redução de carbono e emissões do desmatamento e degradação florestal.

O governador Gladson Cameli lidera a comitiva que tem como integrantes a secretária do Meio Ambiente, Julie Messias; a secretária Extraordinária dos Povos Indígenas, Francisca Arara; e o diretor do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais do Acre (IMC), Leonardo Carvalho.

A Noruega foi a primeira doadora e segue como sendo a maior do Fundo Amazônia e investiu mais de R$ 3 bilhões da iniciativa que objetiva captar doações para investimentos não reembolsáveis em ações de prevenção, e demais localidades brasileiras e em outros países tropicais.

Os recursos do fundo deverão ser  investidos na prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, além da conservação e uso sustentável dos recursos naturais do estado.

“É muito importante que participemos, junto aos nossos gestores ligados à agenda ambiental deste evento. O Acre foi o primeiro do Brasil a receber recursos do Fundo Amazônia, uma quantia de R$ 98 milhões a serem investidos no monitoramento e combate ao desmatamento, entre outras prioridades, e a Noruega é parte crucial nisso, pois é a pioneira e a principal doadora”, disse o governador Cameli.

A secretária do Meio Ambiente afirmou que a agenda do fórum desempenha um papel vital no fortalecimento das capacidades técnicas e dos investimentos nos países em desenvolvimento, conforme estabelecido no Acordo de Paris – tratado internacional cujo principal objetivo é abordar as mudanças climáticas.

“Reconhecemos os desafios em estabelecer mecanismos financeiros mais eficientes para apoiar os países detentores de florestas tropicais. Neste sentido, o diálogo e o conhecimento das particularidades de cada país são essenciais”, ressaltou a secretária Julie Messias.

A gestora, que também é presidente do Comitê Diretivo do GCF no Brasil e do Fórum de Secretários da Amazônia Legal, representa os demais gestores no evento e acrescentou que perante os desafios significativos para conectar iniciativas que os países enfrentam, a troca de experiências e lições aprendidas é crucial no sentido de integrar políticas públicas e iniciativas entre os países.

Ela afirmou, ainda, que a integração é fundamental para gerar resultados mais robustos nos territórios: “Aqui, como presidente do Fórum de Secretários da Amazônia Legal, terei agendas bilaterais com países, potenciais doadores e outras partes interessadas. Agradeço a confiança dos colegas que não puderam estar presentes. Seguiremos fortalecendo nosso fórum e nossa integração inter-regional”.

Sobre o fórum

O Fórum de Florestas Tropicais de Oslo é um dos principais eventos do calendário internacional, onde atores-chave globais discutem oportunidades e desafios associados à agenda de clima e conservação florestal. O governo da Noruega, por intermédio do Norway’s International Climate and Forests Initiative (NICFI) tem apoiado os governos da Amazônia legal por intermédio da Força Tarefa GCF, possibilitando o alcance de resultados-chave, que têm possibilitado o reconhecimento do protagonismo subnacional nesta agenda de relevância global.

“Parabenizo o governo da Noruega pelo apoio, via NICFI, aos estados da Amazônia, por meio do Governors’​ Climate & Forests Task Force, e por promover essa importante agenda”, acrescentou a secretária.

Agenda com a ministra de Meio Ambiente da Colômbia

Julie Messias esteve reunida também nesta terça-feira, 25, com a ministra do Meio Ambiente da Colômbia, Susana Muhamad, o secretariado global do GCF TF, e secretários do Tocantins, Marcello Lelis, e do Pará, Mauro O’de Almeida.

Na agenda, foi abordada a importância da união dos países que abrangem a Amazônia, o fortalecimento de políticas públicas e a troca de experiências sobre ativos ambientais, como o carbono, além da recuperação de ecossistemas e outros temas relevantes.

Também foi tema da reunião a COP 16 da biodiversidade, que será realizada em Cali, na Colômbia. Como presidente da COP Bio, a ministra destacou a participação dos entes subnacionais e o fortalecimento em todos os níveis na implementação das metas de biodiversidade.

Para a secretária Julie Messias, a agenda com a ministra fortalece os laços e destaca estratégias com abordagem integrada. “A Amazônia é diversa em todos os sentidos, mas muito similar nos desafios. A integração a partir de diferentes perspectivas pode trazer ações mais efetivas do ponto de vista dos impactos locais”, afirmou.

Julie Messias, em nome do governador Gladson Cameli, convidou a ministra da Colômbia para a Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores pelo Clima e Florestas (GCF TF), que será realizada em 2025, no Acre; uma dobradinha de Brasil, considerando a realização da Cúpula do Clima no Pará (COP 30).

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Embrapa apresenta dicas sobre manejo de robustas amazônicos em Cruzeiro do Sul

Nesta quinta-feira (27), a Embrapa Acre em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac) …