Coluna da Angélica: Estadão abandona Bolsonaro e diz que Jair atrapalha o Brasil

Coluna da Angélica: Estadão abandona Bolsonaro e diz que Jair atrapalha o Brasil

O editorial do jornal O Estado de São Paulo deste sábado (12), intitulado “Bolsonaro atrapalha o Brasil”, ataca a luta dos extremistas de direita, conhecidos por bolsonaristas, pela defesa da impunidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Está na hora de deixar a Justiça cuidar do ex-presidente” pois “o Brasil tem mais o que fazer”, diz o editorial que inicia com “aquele que é, segundo seus bajuladores, o ‘grande líder da direita no Brasil’, timoneiro do PL, o maior partido da Câmara”. Erra o editorial, entretanto, ao dizer que o ex-presidente não se declarou sobre “a profunda crise mundial deflagrada pelo presidente dos EUA, Donald Trump”. Na verdade, os Bolsonaro, Jair e Eduardo se pronunciaram nas redes sociais em apoio às medidas de Trump.

Segue o editorial: “Seu único assunto é a tal de “anistia” para os golpistas do 8 de Janeiro– e, por extensão, para si mesmo. Enquanto o mundo derrete em meio à escabrosa confusão criada por Trump, aliás ídolo de Bolsonaro, o ex-presidente mobiliza forças políticas para encontrar meios de driblar a lei e a Constituição e livrar da cadeia os que conspiraram para destruir a democracia depois das eleições de 2022, sob sua liderança e inspiração”, e lembra que “em sua vergonhosa passagem como chefe de Estado em encontros no exterior, ele só conseguia falar com os garçons”.

“Como demonstra não se preocupar de fato com a massa de vândalos do 8 de Janeiro e sim com a própria absolvição, Bolsonaro chegou a minimizar a importância de uma eventual revisão da dosimetria pelo STF. Disse que só lhe interessa a “anistia ampla, geral e irrestrita” – obviamente uma piada de mau gosto”.

“É perturbador observar que algumas das principais autoridades do Brasil estão realmente se dedicando ao tema. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, por exemplo, encontrou tempo em sua decerto atarefada rotina para ligar pessoalmente a todos os deputados do seu partido com o objetivo de convencê-los a assinar o requerimento de urgência para o projeto de anistia, como se isso fosse de fato relevante para os paulistas”, diz o editorial.

Quando até o jornal considerado o porta-voz da burguesia desde a época da escravidão e porta-voz do sistema financeiro, critica a tentativa de anistiar previamente o ex-presidente, réu no STF por crimes de tentativa de golpe de Estado e organização criminosa, mostra o isolamento de Jair Bolsonaro.

A Faria Lima o usou como marionete de seus interesses e o abandona quando atrapalha sua busca por um novo fantoche, como já foi Michel Temer (MDB).

Coluna de opinião

Contato: [email protected]

Imagem- Dreamstime

Veja também

Tarifaço de Trump pode atingir 36,5% das exportações do agro brasileiro aos EUA

Tarifaço de Trump pode atingir 36,5% das exportações do agro brasileiro aos EUA

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil afirmou que 36,5% das exportações do agronegócio …