Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Pessoas de outros municípios podem estar se vacinando contra a Covid em Rio Branco

A CoronaVac está em falta no Brasil, o que leva pessoas que receberam a primeira dose desta vacina a buscar a segunda dose em outras cidades

O alerta foi dado pelas pessoas que buscaram vacina no Barral y Barral, nesta sexta-feira (07).

Eles fotografaram uma van da Secretaria de Saúde de Pauiní, Amazonas, que supostamente levou pessoas para se vacinarem contra a covid-19.

O fato indignou os que aguardavam a vacina.

Salomão Matos, assessor do Secretário Municipal de Saúde, Frank Lima, explicou que normalmente, pessoas em trânsito recebem a segunda dose, mas desconhecia o procedimento de uma van oficial de outro município transportar pessoas para serem vacinadas em Rio Branco.

Através da assessoria, Frank Lima informou que vai buscar orientação junto ao Ministério Público Estadual.

A CoronaVac está em falta no Brasil, o que leva pessoas que receberam a primeira dose desta vacina a buscar a segunda dose em outras cidades e até em outros estados.

Mais de 13 capitais e cerca de 110 municípios não estão conseguindo aplicar a segunda dose da Coronavac porque o IFA (ingrediente farmacêutico ativo) da CoronaVac é fabricado na China e depende da importação.

O Ministério da Saúde, solicitou 6 mil litros de IFA, do laboratório chinês, que só disponibilizou 2 mil litros, o que prejudicou a aplicação da segunda dose.

A Secretaria de Saúde de Rio Branco conseguiu garantir a segunda dose da CoronaVac, porque descumpriu a orientação do Ministério da Saúde de utilizar todas as vacinas para a primeira dose e reservou a segunda dose para cada pessoa que recebeu a primeira.

” Se perceber a corrida de pessoas de outras cidades e estados para se vacinarem em Rio Branco, o Secretário de Saúde vai buscar os meios legais, porque se permitir a vacinação dos de fora vai faltar a segunda dose para os moradores de Rio Branco”, afirmou o assessor Salomão Matos.

A affordable-papers.net significant option.

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Sobreviventes de acidente aéreo são transferidos para Centro de Tratamento de Queimados de Manaus

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), iniciou na …