Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
manifestação
Contra o PL 490

Jenilson Leite participa da manifestação contra o PL 490 em frente ao Palácio Rio Branco

Na manhã desta terça-feira ( 22), o deputado estadual  Jenilson Leite (PSB) esteve presente na manifestação dos Povos Originários contra o Projeto de Lei 490, que será votado hoje, na Câmara dos deputados.
O PL 490 permite que o governo federal  retire a posse dos povos indígenas das áreas oficializadas, permite o empreendimentos predatórios, como o garimpo e inviabiliza as demarcações.
“Hoje, além de ser um dia de reflexão,  é um dia de luta.  Não podemos deixar que essas decisões passem. Não há garantias de direitos com esse atual governo e se nós seguirmos nesses rumos , a violência contra os povos Indígenas vai aumentar”, disse o parlamentar. Jenilson ainda lembrou que podemos ter desenvolvimento econômico sem agredir os povos.
“Podemos sim, ter um grande desenvolvimento sem ameaçar os territórios e as histórias dos povos indígenas, pois esses povos existem e resistem em tempos obscuros”, ressaltou.
No Estado do Acre, além da  manifestação  de frente  ao Palácio Rio Branco, os indígenas promoveram atos  no município de Feijó, com o fechamento  da BR-364,  também houve atos em Tarauacá e Cruzeiro do Sul, além de manifestações dentro dos territórios indígenas.

A mobilização no Acre foi organizada pela Federação do Povo Huni Kuin (Fephac), Organização das Mulheres Indígenas do Acre, Sul do Amazonas e Noroeste de Rondônia (Sitoakore), União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira (UMIAB), em parceria com o Instituto Mulheres da Amazônia (IMA).

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Cartórios do Acre não podem recusar registro de indígenas com nomes em suas línguas tradicionais

Recomendação do MPF alerta que a recusa do registro pode caracterizar discriminação em razão da …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *