Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Estado instrui servidores da Defensoria Pública sobre violência psicológica

Estado instrui servidores da Defensoria Pública sobre violência psicológica

Estado instrui servidores da Defensoria Pública sobre violência psicológica
Estado instrui servidores da Defensoria Pública sobre violência psicológica

A Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres do Acre (SEASDHM) realizou, nesta quinta-feira, 8, uma palestra sobre violência psicológica para os servidores da Defensoria Pública do Estado (DPE/AC), uma das instituições parceiras da Rede de Proteção Acreana.

A violência psicológica é uma forma de agressão caracterizada por constrangimentos, ameaças, humilhação, manipulação, chantagem, isolamento, ridicularização, limitação do direito de ir e vir ou qualquer outra situação que cause prejuízo à saúde psicológica e autodeterminação da vítima. A prática criminal prevista desde a criação e aplicação da Lei Maria da Penha (Lei 11.340, de 2006), a violência psicológica ganhou mais uma dimensão punitiva  com a criação do programa Sinal Vermelho, por meio da Lei 14.188 de 2021.

Maria Vidal, psicóloga da Diretoria de Políticas Públicas para as Mulheres da SEASDHM, falou sobre violência doméstica, os seus ciclos e relações abusivas, além dos danos psicológicos causados, como estresse pós-traumático, fobias, síndrome do pânico, ansiedade e depressão.

“Com o atendimento psicológico, podemos tirar as mulheres desses danosos ciclos de violência. Com uma escuta humanizada, conseguimos promover um acolhimento de qualidade, resgatando o amor próprio e a autonomia da mulher”, destacou.

Na ocasião, Maria Vidal abriu discussão sobre gaslighting, uma violência psicológica sutil, em que o manipulador objetiva mexer com a emoção da vítima na tentativa de se beneficiar de alguma maneira, o que é prática comum em relacionamentos tóxicos, sejam amorosos, familiares, profissionais ou de amizade.

A ação faz parte dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, uma campanha internacional que se estende do dia 25 de novembro a 10 de dezembro, com diversas ações educativas e preventivas, pelo fim de todas as formas de violência contra as mulheres.

Para realizar denúncias sobre mulheres vítimas de violência psicológica, recorra aos seguintes canais:

Central de Atendimento à Mulher – Disque 180

Atendimento da Polícia Militar – Disque 190

Diretoria de Murelheres da SEASDHM: (68) 99247-7989

E-mail: [email protected]

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

MPF quer apuração e providências para denúncia de maus tratos em curso de formação da PMAC

O Ministério Público Federal (MPF) enviou representação ao Ministério Público Militar solicitando providências para apuração …