Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Coluna da Angélica- Bocalom se movimenta pela reeleição
Coluna da Angélica- Bocalom se movimenta pela reeleição

Coluna da Angélica- Bocalom se movimenta pela reeleição

1- Bocalom em ação

Das duas, uma. Ou Tião Bocalom (PP), gostou da sensação de ser prefeito da capital ou não desistiu de disputar o Senado em 2026. Ele se mexe nos campos midiático e político. Se no primeiro não acertou muito ao trepar numa parada de ônibus em construção para ensinar aos trabalhadores como fazer, no segundo marcou pontos. Informações dão conta que Boca andou se reunindo com lideranças dos chamados pequenos partidos. É óbvio que a conversa não foi para tratar da guerra da Ucrânia. Os líderes que teriam se reunido com o prefeito são aqueles que andam bem insatisfeitos com o tratamento que vêm recebendo do governador Gladson Cameli (PP). O que aponta para a possibilidade de apoio à reeleição de Bocalom puxando a ala dos descontentes.

2- Charlene Lima e o PTB

Charlene Lima não é mais a presidenta do PTB no Acre. A decisão de entregar a presidência, segundo ela, aconteceu em outubro de 2022. De acordo com ela, alguém ligado ao senador Sérgio Petecão (PSD), teria assumido o PTB mas “agora está solto”. Informações de bastidores dão conta que a política acreana levou uma rasteira de uma liderança do Patriota. Os dois partidos anunciaram, depois das eleições,  um acordo  para a fusão das legendas uma vez que nenhum dos dois alcançou a cláusula de barreira. A Federação deverá se chamar Mais Brasil e usará o número de urna 25. A concretização da nova Federação deverá ser anunciada em março. O PTB protagonizou através de seus expoentes cenas de violência e outras hilariantes durante a campanha de 2022. No primeiro caso, quando o presidente de honra do partido, Roberto Jefferson, recebeu a polícia federal a tiros e no segundo com o Padre Kelmon que virou meme no país. Padre Kelmon…bem, Padre Kelmon foi a figura folclórica da eleição de 2022.

3- Folclórico

O Acre também teve seus políticos folclóricos. O principal deles foi o ex-deputado Edvaldo Guedes. Mas ao contrário de muitos que andam por aí, era inteligentíssimo e tinha um raciocínio super rápido. Para muitos ele é o original de Luciano Hang, o “Véio da Havan”, que seria o seu genérico. Guedes notabilizou-se por criar jiboias no teto da residência apelidada de Cafua não me deixes e também por desfilar pelas ruas do centro da cidade puxando um burro sobre o qual vinha montada a eterna noiva. O burro, como tudo o que lhe pertencia, também tinha nome: Cafuringa. Edvaldo Guedes ficou conhecido também pelas frases que criava. Entre elas a fatal -“Na política do Acre só existem duas coisas sérias: eu e o meu jumento Cafuringa”.

4- Folclórico II

Guedes era tão pródigo em fatos bizarros que ninguém sabe onde termina a realidade e onde começa a lenda. A criação de jiboias no teto de casa e o desfile com a noiva no burro, eu atesto porque vi, já outras, correm por aí sem atestado de veracidade mas incrementam a história. Como a que para não gastar com passagens ele levou a mãe, do Acre até a Paraíba, uma  distância de 3.478 k, em cima de um burro.  Para economizar ainda mais, contam,  Guedes teria fornecido à mãe, uma alimentação a base de farinha e rapadura.

5-Musk lucra em tudo

A polícia encontrou em grupos de whatsapp, garimpeiros comercializando a Starlink, empresa de internet via satélite de Mr Musk. A oferta para garimpeiros que extraíam ouro e cassiterita nas terras dos Yanomami era uma antena ao preço de 9,5 mil,  cerca de quatro vezes o preço que está no site da empresa. A mensalidade era de  2,5 mil reais. O equivalente a dez vezes mais do que o plano básico da empresa. Em maio de 2022, Elon Musk se encontrou com o então presidente Jair Bolsonaro (PL), no interior de São Paulo. No mês seguinte, Bolsonaro gastou 136 mil só em logística e planejamento, segundo dados do Ministério das Comunicações, para recepcionar Mr Musk. Segundo os dois ilustres, a Starlink tinha como objetivo conectar escolas nas zonas rurais e monitorar a Amazônia, prevenindo crimes ambientais. Preveniu a fortuna do bilionário e permitiu que os garimpeiros ilegais acompanhassem via internet as ações da polícia e trocassem planos de resistência entre si. Mas Musk continua a lucrar no governo Lula (PT). Em 31 de janeiro de 2023, uma antena da Starlink foi instalada no polo de Surucucu, próxima ao posto de saúde de uma das áreas mais afetadas pelo garimpo. Poi$.

6- Caminhos de Bolsonaro

Depois que o influencer bolsonarista Allan dos Santos, afirmou ter conseguido o direito de permanecer nos Estados Unidos e já possuir uma autorização de trabalho nos EUA, muita gente já pensa ser este o caminho de Jair Bolsonaro. Allan dos Santos teve o passaporte cancelado e pedido de prisão decretado pelo STF. Se mesmo assim conseguiu autorização de trabalho, pode significar que a Extrema-Direita norte-americana atuou em seu favor. E, se o fez, em favor de influencer o que não fará por um ex-presidente que ainda conta com milhões de apoiadores? A dúvida aumenta o desespero dos que esperavam pela prisão dos dois.

7-Fritura

A deputada Carla Zambelli (PL), está sofrendo um processo de cancelamento pela ala bolsonarista mais radical desde que declarou em entrevista à Folha de São Paulo que Jair Bolsonaro deveria ter dito  para as pessoas saírem dos quartéis após as eleições. O ex-presidente encarou a declaração como traição, o que motivou seus seguidores a cancelarem a parlamentar nas redes sociais. Zambelli tenta assumir o protagonismo do PL que aposta em Michelle Bolsonaro que disputa com Romeu Zema a indicação de candidato à presidência do Brasil em 2026. Tarcísio de Freitas pelo jeito perdeu o direito de se apresentar como herdeiro de Bolsonaro quando tirou fotos com Lula. Zambelli foi uma das deputadas federais mais votadas em 2022, superando Eduardo Bolsonaro. A parlamentar cresceu dos 76.306 votos de 2018 para 946.244 votos em 2022. Um crescimento de 12 vezes, enquanto Eduardo Bolsonaro perdeu um milhão de votos. O filho do ex-presidente que obteve 1.843.735 em 2018, caiu para 741.701 votos em 2022. Carla Zambelli, chamada de “espanhola” por causa de um passado não esclarecido na Espanha, está curtindo uma fritura em “fuego lento”. Resta saber se isso terá consequências sobre seu quase 1 milhão de eleitores.

8-Resposta

Sobre notinha que questionava o deputado Fagner Calegário a respeito de sua atuação ser divergente ou convergente em relação ao governo Cameli, leitor da coluna se posiciona dizendo que “é fácil classificar o deputado que você quer saber se é divergente ou convergente: é um murista juramentado”. Feito o registro.

9- Mesquinho

A Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema central o combate à fome. Entretanto parte dos católicos encaram a campanha como “comunismo” e um ataque direto ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Esse grupo é liderado pelo influencer extremista Bernardo Pires Küster que vem divulgando vídeos contra a campanha da CNBB. Ele pede que os direitistas abstenham-se de fazer doações de alimentos para a campanha, taxada de “conspiração comunista”. Segundo a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), 33,1 milhões de brasileiros não têm o que comer. Um aumento de 14 milhões de famintos de 2020 a 2022, anos de Bolsonaro na presidência do país. Talvez seja isso o que está mexendo com o humor dos católicos mais discípulos de Olavo de Carvalho do que de Jesus Cristo.

10- Balde de água fria

Além das prisões e do bloqueio de contas bancárias, as pessoas condenadas por crimes contra o Estado democrático de direito não poderão disputar eleições para quaisquer cargos executivos ou legislativos. A proposta é do  senador Fabiano Contarato (PT), que apresentou um Projeto de Lei  modificando a Lei das Inelegibilidades e determina que pessoas condenadas por atos antidemocráticos não podem ser eleitas até 8 anos após o cumprimento da pena. Como a lei não retroage, os que foram eleitos estão com os mandatos assegurados. A medida é uma tentativa de esfriar os ânimos nessa insanidade que contamina a política do Brasil. A coisa anda tão louca que tem bolsonaristas taxando Jair Bolsonaro de comunista por se sentirem abandonados por ele e lulistas chamando  Lula (PT)  de lacaio dos EUA, por causa do voto do Brasil na resolução da ONU para que a Rússia retire suas tropas da Ucrânia. Zelensky que de bobo não tem nada já convidou Lula para uma visita à Ucrânia e o assessor especial da Presidência dos Estados Unidos para o Clima, John Kerry, desembarca no Brasil nesta segunda-feira (27).

Bom dia Secretário de Governo Alyson Bestene. Vossa Excelência anda com a agenda muito cheia? A ponto de desmarcar uma mesma reunião por 6 vezes?  Cuidado com estresse!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Polícia procura ladrões que roubaram computadores de escolas no Rio

Agentes de três delegacias especializadas realizaram na terça-feira (30), uma operação para cumprir mandados de …