Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Coluna da Angélica- Dizimos, propinas e afins

1- Ligações Perigosas

O relatório da Polícia Federal sobre a Operação Ptolomeu é muito bem fundamentado. Aliás, é muito mais que um relatório. É um estudo de caso. O trabalho de investigação é primoroso e fundamentado com transcrição de áudios, mensagens trocadas via WhatsApp e até fotos obtidas de câmeras de segurança. É uma bomba-relógio. Chama a atenção o nome da empresa Seven no relatório porque a empresa apareceu anteriormente no caso dos Precatórios que anda meio esquecido. Feitas as ligações pode ser que agora o escândalo dos precatórios seja devidamente apurado. Se ligam e se complementam. São as tais ligações perigosas.

2- Pontos a ponderar

O governo Gladson Cameli entretanto não inventou a propina. Há muito no Acre, se fala nos bastidores sobre essa prática envolvendo vários governos. A diferença é que nesse governo as coisas foram investigadas. As suspeitas envolvendo o Deracre em governos passados, inclusive. Não deixemos portanto que a inocência tolde a nossa visão. Tem muita sujeira debaixo desse tapete chamado política.

3- Eleição

Em pelo menos uma das conversas é citado que parte do “dízimo” seria destinado à campanha eleitoral. O que significa que se houver um desdobramento com posterior envolvimento do Tribunal Superior Eleitoral, a chapa pode ser cassada. Nesse caso, o presidente da Assembleia Legislativa assumiria o governo por três meses e nova eleição aconteceria. Falamos de hipóteses, bem entendido.

4-PF na cola

Em um dos diálogos chama a atenção o temor dos envolvidos. Um pergunta para o outro:”será que a Polícia Federal está atrás de nós?”. O que mostra claramente que tinham consciência que estavam fazendo operações ilegais. Tanto temeram que conseguiram. O pior é a citação de envolvidos que a gente nem imaginava. É o que o matuto chama de “gente sem percisão”.

5-Vergonha

Vergonha por vergonha, a Frente Nacional de Prefeitos não ficou por baixo. Prefeitos aproveitaram o encontro com o presidente Lula para depois se esbaldarem nas boates da capital federal com garotas de programa e bebidas caras. Tudo pago com dinheiro de diárias. Ou seja, com dinheiro público. Claro que a vida pessoal de políticos só diz respeito a eles, desde que não misturem o público com o pessoal. Em outras palavras, que paguem essas despesas com dinheiro do próprio bolso. Usar dinheiro de impostos (dinheiro público) para pagar prostitutas não consta no Manual Prático do Prefeito. No mesmo balaio pode-se colocar os políticos que acomodam as amantes em cargos comissionados. Se o Congresso realmente representasse os interesses do povo que os elege já haveria lei que punisse exemplarmente que age dessa maneira. Perda sumária de mandato e devolução do dinheiro público. Do jeito que está vale o “um dia é da caça, o outro da cachaça”.

6- Para refletir

O Holocausto não começou com os campos de concentração e de extermínio: começou com intolerância, preconceito e perseguição. Os campos de concentração e extermínio foram consequência. Por isso é preciso cortar o mal pela raiz, combatendo inicialmente a intolerância e o preconceito antes que se transformem em perseguição.

7-Preservação 

Os Estados Unidos anunciaram um aporte inicial de 50 milhões de dólares para o Fundo Amazônia. Paralelo a isso o governo Biden que promete liderar as ações de combate às mudanças climáticas aprovou um projeto de perfuração de 199 poços de petróleo no Alaska, uma das mais amplas regiões públicas preservadas nos EUA. Uma multinacional norte-americana ficou com a concessão para perfurar os poços em uma área de 93 mil hectares. Estimativas do Escritório de Gestão da Terra dos EUA indicam que a ação irá gerar até 278 milhões de toneladas de CO2 ao longo dos seus 30 anos de vida útil – o equivalente a um aumento de dois milhões de carros na frota norte-americana todos os anos.  CO2 é a unidade usada para expressar o impacto climático de todos os gases do efeito estufa em conjunto.

8-& combate

A Amazônia continua sendo o foco principal da discussão sobre mudanças climáticas por concentrar 77% das emissões de gases do efeito estufa. Em 2021 o desmatamento e o fogo emitiram 911 milhões de toneladas desses gases, conforme dados do Ipam (Instituto Ambiental da Amazônia). Isso significa que a Amazônia em um ano produziu mais de três vezes o que a perfuração de poços de petróleo prevê sobre emissões gases de efeito estufa no Alaska em 30 anos. A destruição da floresta amazônica fez estrago em 7,9 milhões de hectares no penúltimo ano do governo Bolsonaro. Talvez por isso, a reação contra a exploração de petróleo no Alaska tenha tido pouca repercussão apesar de colocar em risco de extinção os ursos polares.

9-A poderosa

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, recebeu uma homenagem do ator Leonardo Di Caprio, por sua atuação e trabalho de proteção aos indígenas brasileiros. A homenagem foi feita durante a celebração pré Oscar, em Los Angeles, no Green Carpet Fashion Awards, uma das festas que ocorrem antes do Oscar e que celebra a moda sustentável. Guajajara recebeu o prêmio de “The Healer”, uma referência a curador ou protetor.

10- e a rifada

Michelle Bolsonaro teve a candidatura cassada pelo próprio marido,  Jair Bolsonaro. Em sua mais recente divergência com o presidente do PL ele avisou que a família não aceita candidatura de Michelle a cargo majoritário. Por família entenda-se a empresa de negócios políticos Jair & Filhos.  O empreendimento político-familiar teme que com o surgimento de outras candidaturas, o projeto de retorno de Jair ao poder acabe abandonado.  Como Valdemar da Costa Neto e Jair Bolsonaro andam se estranhando há meses, ninguém se surpreenderia se Valdemar aproveitasse a deixa para romper com os Bolsonaro.

Bom dia, ex-secretário de Produção, Nenê Junqueira. Ainda que mal pergunte, Vossa Excelência virou pastor? 

Esta é uma coluna de opinião

[email protected]

Imagem-Superinteressante

 

 

 

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Acre receberá recursos do Mercosul

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), conseguiu junto …