Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Coluna da Angélica- Oi? Vereador de Rio Branco pede prisão de Maduro
Coluna da Angélica- Oi? Vereador de Rio Branco pede prisão de Maduro

Coluna da Angélica- Oi? Vereador de Rio Branco pede prisão de Maduro

1- Destaque

Bancada do Acre na Câmara dos Deputados votou majoritariamente a favor do Marco Temporal.  Apenas os deputados Socorro Néri e Zezinho Barbary, ambos do PP, foram contra. O voto de Socorro já era esperado uma vez que ela foi a única parlamentar do Acre que votou contra a urgência do projeto, mas Barbary foi uma surpresa. O que mostra que nem tudo está perdido…só seis. O PL aprovado por 283 x 155, estabelece que os povos indígenas têm direito apenas às terras que já ocupavam ou já disputavam em 5 de outubro de 1988, data de promulgação da Constituição. O que constitui  um  ataque aos direitos básicos dos povos originários, que serão esmagados por essa legislação enquanto os grileiros que invadiram terras indígenas antes do Marco Temporal serão beneficiados.  A votação desse projeto nesta terça-feira foi uma jogada do presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP) que faz uma chantagem explícita com o presidente Lula (PT), em torno das Medidas Provisórias. Lira ameaçou que se os deputados da base continuassem com questões de ordem apontando a inconstitucionalidade do Marco Temporal, não colocaria em votação as MPs. Se não forem votadas até 1º de maio, perdem a validade e Lula perde ministérios, inclusive o Ministério do Trabalho. Quem faz o jogo de Lira deveria entender que não está num game. Não serão bonecos a morrer. Existem vidas em jogo.

2- Fantasma

Até deputado cassado votou para aprovar o Marco Temporal. Deltan Dallagnol que teve o mandato cassado por unanimidade pelo TSE, 15 dias antes da votação, registrou sua presença na Câmara nesta terça (30) e computou seu voto a favor do Marco Temporal apesar de Glauber Braga (PSOL) ter levantado uma questão de ordem para solicitar que o voto de Dallagnol não fosse validado.

3- Grave

A chantagem de Lira é tão absurda que nesta terça-feira vazou que ele teria exigido a demissão do Ministro dos Transportes, Renan Filho para colocar as MPs em votação. No final da tarde Lira negou a exigência. O que não constitui surpresa. Quem orbita em torno dessas figuras sabe que eles sempre negam. Entretanto apesar da pressão, o Marco Temporal não deve prosperar. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco já informou que a matéria não entrará tão cedo na pauta do Senado. Caso o Senado mantenha a decisão da Câmara, o STF pode derrubar.  O deputado Guilherme Boulos (PSOL), sugeriu um Marco Temporal para os grileiros.

4- Grilagem

O empresário Catarinense Altino Masson, se apropriou de uma área de 458 mil hectares na Amazônia e busca um sócio para explorar 180 mil e 151 hectares, uma área do tamanho da cidade São Paulo que possui em torno de 17 milhões de habitantes. A área total de Altino Masson na Amazônia equivale a três vezes a cidade de São Paulo. Masson que mora em Curitiba, quer extrair madeira na Amazônia. A terra em questão está dentro de áreas de preservação ambiental. Segundo a Revista Piauí que descobriu essa história, Altino é o maior  grileiro vivo de terras da Amazônia Legal. Masson também diz ser proprietário de outras 21 fazendas – no Pará e em Mato Grosso – que juntas somam 284,7 mil hectares. Estas não ficam em áreas públicas, mas também são griladas. Sozinho, o grileiro alimentaria uma CPI, mas tem muito mais. Um relatório do site De Olho nos Ruralistas, mostra que chega 1,18 milhão de hectares a sobreposição de fazendas sobre Terras Indígenas. Territórios pendentes de demarcação.

5-Desatenção

Depois que os deputados acreanos fizeram coro com Nikolas Ferreira e Zé Trovão (PL) contra a visita do presidente da Venezuela, a lógica seria a prisão de Maduro. Principalmente depois que o vereador João Marcos Luz (MDB)  defendeu a prisão de Nicolás Maduro. Contém 1 kg de ironia. O vereador que não  consegue ver os problemas de Rio Branco quer dar pitaco em política internacional. A cidade onde João Marcos exerce a vereança é uma das 7 piores  do Brasil para morar, segundo o critério de saneamento básico. Se computar ruas escuras e esburacadas, talvez desça ainda mais. Falta preocupação com a cidade e sobram discursos vazios. Em tempo- Zé Trovão que acionou a embaixada dos EUA no Brasil provavelmente desconhece que no ano passado, o presidente norte-americano Joe Biden também se encontrou com Nicolás Maduro. O presidente da Venezuela anunciou  que seu governo  vai retomar os pagamentos da dívida do seu país com o BNDES. O débito é cerca de 1,5 bilhão de dólares,  referente a cinco projetos de infraestrutura. Nas operações feitas entre o BNDES e o governo venezuelano, o banco desembolsa dinheiro no Brasil, em reais, para uma empresa brasileira responsável pela obra ou pela exportação de bens e serviços ao país estrangeiro. O país beneficiado pelo empréstimo é que paga o financiamento, com juros em dólares.

6-Atenção

Fato evidenciado é que precisamos saber mais sobre a Venezuela. O Brasil conhece o mundo a partir da interpretação da Globo, que por sua vez interpreta o mundo conforme orientação dos EUA. Pior ainda são as notícias falsas produzidas por sites não confiáveis e espalhadas em grupos de whatsapp. É preciso sempre questionar que interesses estão por trás de uma notícia. Porque sim. Sempre atendem a interesses. A Venezuela é o país que mais tem petróleo. Mas é também o país com o maior volume de votações das três Américas.  Eleições e Referendos. Em urnas eletrônicas mas com impressão de votos e depósito em baús, tudo auditado antes e depois dos escrutínios, sempre acompanhadas por centenas de observadores internacionais. Claro que o país tem problemas. Mas qual país não tem? Cada um que resolva os seus. É a lógica da autonomia.

7-Agressão

A notícia da agressão a jornalistas após a entrevista coletiva de Nicolás Maduro em Brasília foi a cereja do bolo para os opositores do regime venezuelano e para os críticos da visita dele ao Brasil. Entretanto, há pontos a ponderar. Colega que participou da entrevista disse que a confusão foi formada porque os jornalistas queriam extrair uma declaração de Maduro depois de encerrada a coletiva e os seguranças tentavam impedir. Começou o empurra empurra de jornalistas com os seguranças.  Delis Ortiz se pendurou no braço de um segurança. A jornalista da Globo, que é filha de um venezuelano e cuja filha era cargo comissionado no governo Bolsonaro afirma ter levado um soco. Não há gravação ou foto dela levando um soco. Mesmo com o local lotado de fotógrafos e cinegrafistas. Não foi feito exame de corpo de delito. Talvez as câmeras de segurança consigam esclarecer. Até porque uns dizem que o agressor foi um segurança de Maduro, outros apontam para um membro do GSI. No momento, qualquer opinião é precipitada embora fique evidente que o governo Lula precisa melhorar a estrutura para esse tipo de evento. É preciso resguardar a tranquilidade e o respeito aos entrevistados e também aos jornalistas. É inaceitável esse tipo de tumulto. Abominamos qualquer tipo de agressão. Em tempo- no mesmo dia um  policial de São Paulo deu um soco na cara de uma idosa de 70 anos. Não gerou comoção.

8-Lição

O padre Fábio de Melo foi cirúrgico em uma entrevista ao apresentador da TV Globo, Pedro Bial. O jornalista disse ao padre que gostaria que o religioso fosse a casa dele fazer um exorcismo. Padre Fábio respondeu: ” Eu não. Cada um que expulse o Diabo que criou. O Diabo é seu. Somente você tem autoridade pra tirá-lo da ação”. A resposta do padre vale para todos. Principalmente no que tange a nossos representantes políticos. Ponto.

Bom dia, deputados federais Socorro Néri e Zezinho Barbary. Parece que Vossas Excelências serão os únicos da bancada federal que serão bem recebidos nas aldeias indígenas do Acre né? As mesmas para onde acorrem candidatos em campanha para tirar fotos promocionais. Parabéns pela coragem do voto consciente.

Esta é uma coluna de opinião

Contato- [email protected]

Imagem- Correios do Brasil

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Edvaldo Magalhães denuncia descaso no serviço de emissão de carteiras de identidade em Tarauacá e defende mutirão

  O deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) classificou como “inexplicável” o que vem ocorrendo na …