Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Coluna da Angélica- Operação Ptolomeu tem diligências pendentes e já autorizadas

 

1-Beija-mão

O governador Gladson Cameli (PP), participou do encontro com pastores evangélicos organizado pela vice, Mailza Gomes.  O encontro antecedeu em três dias a Marcha para Jesus. Houve elogios a atuação das igrejas evangélicas na área social e promessas de apoio institucional do Estado às ações sociais das igrejas, como o governo auxiliar as ações dos evangélicos  por meio de políticas públicas  com a realização de oficinas para apoiar as igrejas na regularização fundiária, contábil, estatutária, ou em qualquer outra área técnica que seja necessário. A vice disse que o  objetivo é fortalecer a cooperação entre o governo do Estado e as igrejas evangélicas nas mais diversas ações. Abriram um precedente. Caso as outras religiões queiram, também poderão reivindicar as mesmas ações e o Estado não poderá negar sob pena de ser levado à justiça. A Constituição garante o respeito e a igualdade de credo.  A questão não é a religião. Nenhuma delas, mas o uso manipulado de qualquer segmento para assunção ao poder.

2- Estado Laico

O Brasil é um Estado laico. O que garante o respeito a todas as religiões mas não a submissão. A nenhuma delas. Quem faz política com a bíblia na mão e o joelho no chão, contraria os direitos civis básicos e as liberdades individuais e coletivas. No encontro, governo do Acre e lideranças religiosas evangélicas trataram do apoio do governo à Marcha para Jesus e de shows gospel na Expoacre. O governo prometeu palcos alternativos durante as 8 noites. Quero só ver se católicos, umbandistas, kardecistas e todas as outras denominações religiosas reivindicarem o mesmo tratamento. Em vez de feira agropecuária a Expoacre vai se transformar em feira religiosa com cowbys e cowgirls disputando espaço com missionários e orixás. Não se sabe o que foi pedido nas orações do encontro. Se realmente a bênção é concedida de acordo com a fé, em breve saberemos se temos um homem ou uma mulher de pouca fé. Aguardemos porque a bomba está armada…e os jogadores em campo.

3- Contradições

Muitas igrejas evangélicas usam a bandeira do Estado de Israel e fazem excursões de fiéis para Israel. Ocorre que os judeus não acreditam que Jesus é o messias prometido.  Os ultradireitistas do mundo acusam a Venezuela de ser uma ditadura e clamam pelo respeito aos direitos humanos no país sul americano mas apoiam o governo de Israel que diariamente viola os direitos humanos dos palestinos. Só em 2023 foram assassinadas 27 crianças palestinas por soldados israelenses. A última delas, um menino de dois anos. Mohammed al-Tamimi, baleado e morto, foi enterrado na  terça-feira (06). Sem contar o sequestro de crianças palestinas.

4-Escândalos

Dobrar o joelho e carregar a Bíblia não torna ninguém melhor ou pior que os outros. Os escândalos envolvendo lideranças evangélicas pipocam por todo o país. Nos últimos dias vários casos foram registrados. 290 kg de skunk foram apreendidos pela Polícia Federal no avião da igreja do Evangelho Quadrangular. A aeronave era usada pelo líder da igreja Josué Bengtson, tio da pastora e senadora Damares Alves (Republicanos). O presidente da Assembleia de Deus em Goiás, desviou 230 mil reais dos fieis para seu próprio bolso. Ele está proibido pela justiça de se aproximar das testemunhas e dos membros da igreja. Nesta quinta-feira (08), o pastor evangélico Jailson Freitas foi preso por estuprar meninos que frequentavam a Igreja da Lagoinha. O líder da Igreja da Lagoinha é André Valadão, famoso por destilar ódio e homofobia nas redes sociais. Guilherme de Pádua, o assassino da atriz Daniella Perez, era pastor da Igreja da Lagoinha. Não tem nada de guerra espiritual. A luta é aqui na terra mesmo. Contra os aproveitadores.

5-Decisões

Um pedido de vistas do ministro “terrivelmente evangélico”, André Mendonça suspendeu o julgamento do Marco Temporal no STF por 90 dias. Alexandre de Moraes e Edson Fachin votaram contra o projeto. O outro ministro “terrivelmente evangélico” Kássio Nunes votou a favor do Marco Temporal. Kássio Nunes que é mais conhecido por Nunes Marques, é o mesmo que anulou a apreensão de 700 kg de cocaína no Rio de Janeiro porque a polícia não tinha mandado de busca e apreensão. O ministro alegou que a entrada forçada em residências sem mandado judicial só é permitida quando houver razões fundamentadas e devidamente justificadas posteriormente, indicando que dentro da casa ocorre uma situação de flagrante delito, o que” não ocorreu neste caso”. 700 kg de cocaína sendo preparados para a exportação não é uma situação de flagrante delito mas um jovem negro de 28 anos portando 10 gramas de maconha é caso de prisão.

6-Na fila

Fontes do palácio informam que a situação está cada vez mais tensa na cúpula do governo Cameli. Parece que a oferta de retornar os exonerados as funções que ocupavam assim que a tempestade passar não convenceu os atingidos que se sentem abandonados. Um destes afirmou que não vai procurar a Polícia Federal, mas caso seja convocado não pretende omitir nenhum detalhe. A informação é que outros estão na mesma situação. Parece que uma fila se formando e não para defender o governador. A bomba está armada e dando muito trabalho aos membros do governo que são especialistas em limpar campos minados. Além disso, o temor é que aconteça uma nova operação policial nos próximos dias…ou horas. O documento da vice-Procuradora-Geral da República, Lindôra Araújo, enviado à Ministra do STJ,  Nancy Andrighi, diz que tem “diligências pendentes e judicialmente autorizadas”. Ou seja, novas operações. Luz vermelha acesa e alarme tocando insistentemente no Palácio.

7-Dura e objetiva

A vice-Procuradora-Geral da República praticamente referenda as acusações da Polícia Federal nos relatórios da Operação Ptolomeu. Em um trecho do documento, Lindôra Araújo diz: “Os elementos de informação coletados até a presente oportunidade investigativa, por consequência da Operação Ptolomeu III, descortinam indícios robustos da prática dos crimes de pertencimento à
organização criminosa, corrupção ativa e passiva qualificados, lavagem de dinheiro, entre outros”. Parece que a saída fica cada vez mais distante.

8-Recomendação

O filme acreano Noites Alienígenas é incrível. A sensibilidade com que trata de questões tão duras sem a exposição crua de imagens mexe com os sentimentos sem comprometer o entendimento. Agradavelmente surpresa, fiquei com os olhos grudados na tela. Merecidos os prêmios. A cena final é o fechamento com chave de ouro. Uma aula de vida para todos os moradores do Acre, principalmente para aqueles que moram em bolhas distantes da realidade cruel das periferias. Uma necessidade para todos os representantes políticos da sociedade, políticos com mandato no Legislativo, Executivo e seus Secretários. Aliás, o filme deveria ter exibição pública na Assembleia Legislativa, na Câmara de Vereadores e até na Câmara dos Deputados. Que vejam na tela o que se recusam a enxergar ao vivo. Parabéns a todos os envolvidos na realização do filme.

Bom dia, governador Gladson Cameli (PP). Péssima hora para sair a lista dos 10 governadores mais ricos do país com Vossa Excelência entre os 10 mais né? Sei lá…podem fazer alguma ligação com a Operação Ptolomeu… Além disso o estado governado pela segunda vez por Vossa Excelência ocupa também um lugar entre os 10 mais…pobres. Muita contradição né?

 

Esta é uma coluna de opinião

Contato- [email protected]

Imagem- Elfire

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Já passou da hora de arriar a lona do circo neopentecostal bolsonarista

O Brasil não é do “senhor Jesus”, nem de Malafaia, nem de Michelle e nem …