Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Aleac realizará sessão solene para homenagear capoeiristas nesta quinta-feira (21)

 

O requerimento para a realização da sessão solene é de autoria do deputado Pedro Longo (PDT).

O deputado destacou o fato da capoeira ser um patrimônio imaterial, reconhecido tanto pela Unesco e pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), como uma riqueza cultural do Brasil. De raiz africana, a capoeira é fruto da miscigenação humana e cultural reconhecida internacionalmente que segundo o parlamentar precisa ser valorizada também no Acre.

“A sessão solene representa uma oportunidade única de reconhecer e celebrar essa expressão cultural tão significativa para o estado do Acre”, enfatizou.

Símbolo de combate e resistência, a capoeira faz parte da identidade cultural brasileira, sendo reconhecida mundialmente como a prática que une o esporte e a arte. Mistura esporte, luta, filosofia, dança e musicalidade É a música que conduz o ritmo dos jogadores.

A capoeira surgiu como resposta a violência a qual os escravizados eram submetidos em tempos coloniais e imperiais no Brasil. A partir de golpes e movimentos corporais ágeis, a luta permitia que eles se defendessem das brutais perseguições dos capitães do mato, cuja atribuição era capturar quem havia fugido.

Para não levantarem suspeitas – os senhores de engenho proibiam que praticassem qualquer tipo de esporte – os capoeiristas adaptaram os movimentos e adicionaram elementos coreográficos e musicais, camuflando seu verdadeiro significado. Após a abolição da escravatura, a prática continuou sendo vista como subversiva e apenas em 1937 deixou de ser considerada criminosa pelo Código Penal brasileiro.

Acredita-se que a origem do nome capoeira tenha relação aos locais onde o esporte era praticado: em campos abertos e sem vegetação. Esta técnica era também uma forma de preservar a cultura de origem e desenvolver laços entre os praticantes.

Imagem- Lu Paternostro

 

 

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Acre e Pará participam de oficinas técnicas sobre mercado de carbono

Em agenda em Brasília (DF), o presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de …