Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Coluna da Angélica- É racha para todo lado na política do Acre

1-Turbulência

O PP do governador Gladson Cameli está em pé de guerra. A candidatura de Alysson Bestene não decola e as lideranças se dividem entre as alternativas. Uma ala defende a manutenção da candidatura de Alysson. Outra, a substituição por Socorro Néri. Uma terceira, colocar Alysson de vice de Tião Bocalom. Outra ainda, uma composição com o MDB. Correndo por fora outro grupo defende  apresentar o Secretário de Educação Aberson Carvalho para vice de Marcus Alexandre.  Nem sempre a resposta do Gato que Ri , para Alice, na história Alice no país das Maravilhas “Quem não sabe para onde ir qualquer caminho serve”, apresenta solução. A Rainha de Copas, na pessoa do presidente nacional do partido, Ciro Nogueira, é quem deverá decidir. No livro de Lewis Carroll a Rainha de Copas resolve tudo mandando cortar cabeças. Aguardemos.

2-Reunião

Fonte dos subterrâneos da política garante que a reunião na Casa Civil, nesta terça-feira (12), foi na base da pedrada. Alysson Bestene teria resistido à retirada de seu nome da disputa municipal e teria ameaçado inclusive fazer campanha para Emerson Jarude (Novo), caso o PP não cumprisse seu compromisso com ele. Falou grosso e alto. E como paredes tem ouvidos a história vazou. Tenso.

3-Alysson

Toda essa confusão em torno da candidatura do PP à prefeitura de Rio Branco pode servir para ajudar a alavancar o nome de Alysson. O mote de candidato “fritado” dentro do próprio partido pode transformá-lo em vítima. E o povo adora uma vítima. Isso desperta o instinto de proteção. Já vimos este filme. Em 1996, Mauri Sérgio (MDB), derrotou Marcos Afonso (PT), porque reagiu a um ataque pessoal chorando em público. A eleição daquele ano era considerada ganha. Afinal, Marcos Afonso era considerado o sucessor natural de Jorge Viana do mesmo partido dele. JV havia marcado a história da capital com uma administração admirada em todo o país. Entretanto a cidade que dormiu vermelha, cor do PT, acordou azul, cor do MDB. Parece que o sentimentalismo superou a razão. Apesar de outros fatores terem contribuído para a vitória de Mauri. A Esquerda disputou dividida. Sérgio Taboada (PCdoB), dividiu os votos de Marcos Afonso. Mas que a posição de vítima, de Mauri contribuiu e foi bem explorada pelo MDB, lá isso foi. E deu certo.

4-Socorro

Tirar Socorro Néri da Câmara dos Deputados para disputar a eleição para a prefeitura é, com a desculpa pela expressão, sacanagem. Socorro é a única luz que brilha na escuridão da bancada do Acre. Espera-se do PP do Acre, consideração com o povo do Acre. Não creio que ela se submeta mesmo que seja indicada. Também não deve comprar briga pública sobre isso. Aposto que encontrará uma saída. Afinal, tem nas veias o sangue de Adelaide Néri e Manoel Machado. Manha não lhe falta. Como dizem no Rio Grande do Sul “quem sai aos seus não degenera”. E Socorro faz jus.

5-Aberson

O Secretário de Educação Aberson Carvalho até pode ser um nome palatável mas que ainda precisa ser construído politicamente. Pode ser uma aposta futura. No presente é precipitação. Se a candidatura de Allyson que há anos está na política, tendo sido vereador e Secretário de Estado e mesmo com o peso do nome político de família enfrenta dificuldades, imagine uma possível (ou nem tanto), candidatura de Aberson. Seria o caso de dizer- sossega o facho.

6-Máscara

Político conhecido por suas posições radicais na defesa política de valores cristãos, Deus, Pátria, Família Tradicional e Cia LTDA, seria o proprietário de uma casa de jogo. Mais especificamente, Bingo. Claro que em nome de um laranja para não comprometer a defesa dos tais “valores”.  Jogo é exploração e não se encaixa em valores cristãos. Vicia as pessoas tanto quanto as drogas. A história cabeluda de mais um caso de discurso para a galera contrariando a prática está prestes a estourar.  Não tem cola que segure a máscara eternamente. Um dia, cai. Aguardemos.

7 Mudança

O deputado Federal Eduardo Veloso (União), está prestes a assumir a Secretaria Municipal de Saúde em substituição à Sheila Andrade. A garantia é de fonte do staff do deputado. Sheila Andrade que realiza um trabalho elogiado na capital vem sendo sondada por vários partidos mas estaria tentada a aceitar a proposta do União Brasil que a queria como vice de Tião Bocalom que segundo as últimas informações estaria decidido a levar Rejane Holanda, esposa de Eduardo Veloso de vice. Rejane tem o apoio da classe médica e da maioria dos demais profissionais de Saúde. O União Brasil, decididamente se mantém desunido. Veloso e Márcio Bittar com Bocalom, Alan Rick com Alysson. Só falta aparecer algum com Marcus Alexandre para completar o quadro.

8-Segue o rumo

O União Brasil do Acre não foge muito do rumo da confusão nacional. Ou seja, união só no nome. Na direção nacional a confusão não acaba nem fica pouca. O ex-presidente Luciano Bivar é acusado do assassinato de Claudete Maria da Silva, uma massagista de 30 anos, grávida de 8 meses. A moça teria saído de casa para se encontrar com o pai da criança. O caso aconteceu em 1982 mas voltou às manchetes com a guerra interna do partido. Bivar por sua vez acusa a irmã de Antônio e Fábio Rueda de roubo. Segundo ele, entregou a chave do cofre para a moça, durante uma visita e o dinheiro guardado no cofre sumiu. Ofereceu a chave do cofre em vez de café. Quem nunca? A casa de Antonio Rueda e a da irmã dele, Emília, foram incendiadas na segunda-feira (11). É um Partido partido. Saiu das páginas políticas para as policiais. Sem escala.

Bom dia, vice-governadora Mailza Assis (PP). É verdade que Vossa Excelência e a deputada federal Socorro Néri (PP), estão de relações estremecidas? O que rompeu a sintonia? Conflito de poder ou de interesses? Muitas perguntas para uma quarta-feira de sol né?

Esta é uma coluna de opinião e reflexão

Contato- [email protected]

Imagem-Myloview

 

 

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Comissão aprova parecer de Petecão que reduz Imposto de Renda de transportadores autônomos de passageiros

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (23), o relatório do senador Sérgio …