Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Juruá: governo entrega obras para assistência social, direitos humanos e mulheres

Modernos, amplos e oferecendo condições salubres de trabalho para os servidores. Essa é a nova realidade dos núcleos das secretarias de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) e da Mulher (Semulher), no Vale do Juruá, em Cruzeiro do Sul. Os espaços, totalmente revitalizados, foram entregues na manhã desta segunda-feira, 17, pelo governo do Acre.

Espaços, que foram entregues revitalizados, ficam no mesmo complexo, na região central de Cruzeiro do Sul. Foto: Diego Gurgel/Secom

O evento reuniu o chefe do Executivo estadual, Gladson Cameli; a vice-governadora, Mailza Assis; o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima; a titular da SEASDH, Zilmar Rocha; a titular da Semulher, Márdhia El-Shawwa Pereira; os titulares das secretarias de Estado de Obras Públicas (Seop), Ítalo Lopes; e de Comunicação (Secom), Nayara Lessa, além de deputados e autoridades da região.

A reestruturação das unidades custou aos cofres públicos R$ 700 mil, recurso próprio do Estado. O essencial investimento fortalece políticas voltadas às mulheres em situação de vulnerabilidade e iniciativas de assistência social e direitos humanos na região.

O governador Gladson Cameli celebrou a conquista, que representa um divisor de águas no combate à desigualdade de gênero e um fortalecimento da inclusão social na segunda maior e mais populosa região do Acre.

“Hoje, estamos entregando um importante espaço de acolhimento às mulheres e às famílias que precisam do apoio do Estado na área de assistência social e direitos humanos. É mais uma forma de estender as mãos às pessoas que tanto colaboram com o desenvolvimento do Acre e sobretudo às mulheres, que proporcionam equilíbrio na nossa sociedade. Quero agradecer à minha equipe, pelo belo trabalho, à Prefeitura, à Assembleia Legislativa e a todos os parceiros. Como sempre digo, somente com união vamos seguir avançando; com políticas sociais venceremos todos os nossos desafios. Juntos, somos mais fortes”, reforçou Cameli.

Os prédios receberam novas instalações elétrica, hidráulica e uma moderna identidade visual; troca de forro, piso, cobertura e pintura geral, entre outras benfeitorias. “É mais uma demonstração do compromisso de aproximação do governo com os municípios do interior. A extensão da pasta de Assistência Social visa efetivar um trabalho de colisão socioeconômico e acompanhamento das famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social”, reforçou a secretária Zilmar Rocha.

No espaço, que abriga a sede local da Semulher, também funcionará o Centro Especializado de Atendimento à Mulher do Juruá (Ceamju). No local serão ofertados cursos profissionalizantes, serviço de psicologia e outras iniciativas de apoio à mulher. “Hoje, as mulheres do Juruá ganham um espaço digno, uma referência em serviços dedicados a elas. O governo do Estado tem o compromisso de propiciar autonomia financeira às mulheres, pois sabemos que a falta de emprego e de uma profissão as condiciona viver um relacionamento abusivo, em que passam a sofrer violência física e psicológica”, observou Márdhia Pereira, gestora da Semulher.

Mailza Assis lembrou que outras duas importantes obras estão erguidas pelo Estado para fortalecer o combate à violência contra mulher e à desigualdade de gênero no território acreano. “As construções da Casa da Mulher Brasileira, em Cruzeiro do Sul, e outra importante obra, que vem sendo erguida em Epitaciolândia, representam um marco na assistência ao público feminino. São conquistas que nos ajudarão a reduzir os índices de feminicídio e demais formas de violência contra as mulheres, e fortalecem a rede de apoio no Juruá e demais regiões do Acre”, destacou.

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Comissão aprova parecer de Petecão que reduz Imposto de Renda de transportadores autônomos de passageiros

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (23), o relatório do senador Sérgio …