Presidente dos EUA promete expulsar estudantes
Donald Trump, declarou nesta terça-feira (4) que pretende interromper todo o financiamento federal para escolas e universidades que permitirem “protestos ilegais”. Em uma escalada no tom, Trump afirmou ainda que manifestantes serão presos ou deportados, reforçando sua postura de endurecimento contra o sistema educacional estadunidense.
A ameaça faz parte de uma estratégia recorrente do republicano, que já havia sinalizado cortes de verbas para instituições que adotassem políticas voltadas a questões de gênero e raça, permitissem a participação de atletas transgêneros em competições femininas ou exigissem vacinas contra a Covid-19.
“Todo o financiamento federal para qualquer escola de ensino médio, faculdade ou universidade que permita protestos ilegais será INTERROMPIDO”, escreveu Trump em sua plataforma Truth Social, de sua propriedade. “Os agitadores serão presos ou enviados permanentemente de volta ao país de onde vieram. Os estudantes americanos serão permanentemente expulsos ou, dependendo do crime, presos. SEM MÁSCARAS!”, escreveu
Trump tem defendido mudanças radicais no sistema educacional dos EUA, incluindo a eliminação do Departamento de Educação e a devolução do controle sobre os currículos aos estados. Suas declarações ocorrem em um momento de tensão nos campi universitários do país, que foram palco de protestos estudantis contra a guerra de Israel em Gaza no ano passado, gerando acusações de antissemitismo. As informações são do Brasil 247.