Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
sindicato
Sinproacre

Sinproacre tenta negociação salarial com a prefeitura de Rio Branco mas não há proposta por parte da gestão pública 

O Sindicato fez um minucioso levantamento e concluiu que a prefeitura de Rio Branco tem condições de atender a reivindicação. Os professores da Rede Municipal de Ensino não têm reajuste desde 2018. De lá para cá a inflação chegou a 9,28%, devendo nos próximos meses alcançar a casa dos 12%. Segundo o Sinproacre, a comissão de negociação foi instalada, mas até agora não houve nenhum avanço porque não há proposta por parte da gestão pública.  O empobrecimento dos professores requer solução urgente.

Leia a Nota

“O SINPROACRE vem buscando negociação salarial com a prefeitura de Rio Branco, em nome dos professores municipais. A comissão de negociação foi instalada, mas até agora não houve nenhum avanço. Não há proposta por parte da gestão pública.

A negociação é necessária porque os trabalhadores estão enfrentando o aumento do custo de vida e a cada dia, a inflação, o alta dos preços dos combustíveis, do gás de cozinha e da energia elétrica vem corroendo nossos salários. Só de janeiro a agosto desse ano, segundo o IPC, a inflação chegou a 9,28%, devendo nos próximos meses alcançar a casa dos 12%.

Por outro lado, desde janeiro de 2018, os professores não têm seus salários reajustados e neste período de três anos os índices inflacionários anuais, representam um acumulando 20% aproximadamente.

Em três anos sem negociação, os salários foram ficando defasados enquanto a arrecadação da prefeitura só cresceu, o que nos dá segurança da margem legal dentro da Lei de responsabilidade fiscal, para a as tratativas necessárias de recuperação do poder aquisitivo da remuneração dos professores.

Historicamente o sindicato negociou com responsabilidade pactuando o teto de investimento na folha de pagamento em 46% da arrecadação. De acordo com nossos acompanhamentos, do ano de 2018 até agosto desse ano, este percentual vem decaindo com tendência de chegar ao fim de 2021, na casa dos 42%, o que significa uma boa margem da RCL para aplicação de recursos em salários dos servidores.

É dentro dessa margem que podemos construir uma boa proposta não só para os professores, mas para toda a educação. Na data de ontem o sindicato encaminhou oficio ao prefeito pedindo celeridade nas negociações e apresentamos uma proposta concreta dirigida aos professores com aplicação de apenas 1,8% dessa margem.

No mesmo compasso, somos solidários aos médicos que também estão a vários anos sem ajustes salariais e sendo oprimidos sem negociação, sem propostas de serem recebidos e ainda acossados com imposições de pontos eletrônicos como se não cumprissem com suas responsabilidades, mesmo com a desvalorização profissional a que são submetidos, a assim como os profissionais da educação.

O Sinproacre aguarda que o prefeito de Rio Branco determine a celeridade das negociações e que também apresente proposta concreta aos professores ainda no mês de outubro”.

A DIREÇÃO

nota
nota
Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

3º dia de mutirão eleitoral supera expectativas com 798 atendimentos

Número recorde de pessoas atendidas reforça impacto positivo da iniciativa, que já beneficiou 1.730 eleitores …