Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Ieptec recebe do MEC, garantia de recursos para a educação profissional e tecnológica

Em busca de apoio e recursos para investimentos no Acre junto ao Ministério da Educação ( MEC), a diretora de ensino do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) do Acre, Mara Lima, recebeu a garantia de reforço, em 2024, para as seguintes áreas consideradas prioritárias: bioeconomia na Amazônia Legal; mulheres em situação de vulnerabilidade social, por meio do programa Mulheres Mil; e ensino médio articulado com a educação profissional e tecnológica, tudo dentro das ações do ministério para todo o país.

Equipe do Ieptec trata sobre ações de interesse do Acre com técnicos do MEC. Foto: Wesley Moraes/Seplan

A reunião ocorreu nesta quarta-feira, 21, na sede do MEC, em Brasília. Mara, que representou o presidente do Ieptec, Alírio Wanderley, reuniu-se com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica daquele ministério, Getúlio Marques Ferreira, juntamente com a diretora de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica, Carla Jardim, e o coordenador-geral de Incentivo à Cooperação e à Inovação, Pierry Teza. “Estamos em fase de planejamento das nossas ações, e elas precisam estar coerentes com as ações do ministério”, explicou Mara.

Recursos e programas

De acordo com a diretora Carla Jardim – que participou de forma virtual – o MEC deverá investir no país cerca de R$ 70 milhões para fomentar 60 mil novas vagas de ensino médio articulado com a educação profissional e tecnológica, dentro do programa da escola em tempo integral. Antes, será feito um diagnóstico da situação de cada estado.

Carla Jardim disse haver previsão orçamentária para a continuidade dos cursos em bioeconomia na Amazônia Legal e para a retomada do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) prisional, além do programa Mulheres Mil, este último com novidades a serem anunciadas em março. A ideia, disse, é ter “ações de impacto e com escala” junto a esse público.

A diretora do Ieptec do Acre aproveitou para relatar ações já desenvolvidas no Estado e a possibilidade de ampliação, com o apoio do MEC, a exemplo do Mulheres Mil que, adiantou, será iniciado dia 11 de março no estado. O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Getúlio Marques, destacou a importância do trabalho desenvolvido pela instituição no estado. “A gente tem confiança, porque sabe quais as instituições que nos ajudam a construir um desenho em que a sociedade começa a acreditar na educação”, disse.

O coordenador de Incentivo à Cooperação e à Inovação do Ministério, Pierry Teza, reforçou o convite para a equipe do Acre participar do II Encontro Nacional de Empreendedorismo e Inovação na Educação Profissional e Tecnológica, que vai acontecer em maio, em Brasília, “onde trataremos de ações e iniciativas no âmbito da inovação e do empreendedorismo”.

Também participaram da reunião a chefe do Departamento de Planejamento e Orçamento do Ieptec do Acre, Aldenice Ferreira, e Klinger Cruz, chefe do Departamento de Relações Federativas da Secretaria de Planejamento – a representação do governo do Estado em Brasília.

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Artesãos acreanos participam do 17º Salão do Artesanato em Brasília

Sete artesãos acreanos participam do 17º Salão do Artesanato de Brasília, entre esta quarta-feira, 8, …