Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Pedro Longo destaca projetos que beneficiam o agronegócio

Pedro Longo destaca projetos que beneficiam o agronegócio

A aprovação dessas novas leis que tratam da vigilância animal e vegetal, vão beneficiar o agronegócio no Estado do Acre

O deputado Pedro Longo destacou nesta quarta-feira (7), durante sessão na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a aprovação de cinco novas leis que tratam da vigilância animal e vegetal, que vão beneficiar o agronegócio no Estado do Acre e facilitar a obtenção de certificação internacional de zona livre de aftosa sem vacinação.

Os projetos aprovados, todos de autoria do Poder Executivo, aprimoraram a legislação estadual, dispondo sobre a defesa vegetal, desde a estipulação da inspeção, fiscalização e auditoria, fixação de infrações e penalidades, cominação de multas e taxas.

Outra inovação mencionada pelo parlamentar foi “a criação do Fundo de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, a ser gerido pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Acre (IDAF), cujos recursos serão utilizados na prevenção e no controle de pragas”.

“Os projetos vão conferir maior segurança jurídica à máquina estatal, considerando que para o desempenho da atividade precípua do Idaf, faz-se necessária a existência de um arcabouço jurídico moderno que propicie, resguarde e oriente as atividades do instituto, no presente caso, aquelas referentes à defesa vegetal”, salientou.

Segundo esclareceu o deputado, as propostas aprovadas têm por objetivo atender às ações do Plano Nacional que, dentre as metas a serem alcançadas, estipula a de realizar a atualização legislativa das normas atinentes à defesa animal.

“Queremos aprimorar a legislação, estabelecendo normas destinadas a prevenir, combater e erradicar doenças animais e vegetais”, finalizou.

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Longo parabeniza TJAC por projeto que regulamenta função de Juiz de Paz

  Primeira eleição ocorrerá em 2025 Um dos principais apoiadores das medidas que dão celeridade …