Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Rocha vai protocolar pedido de investigação ao MPE e ao TCE sobre obras irregulares

Rocha vai protocolar pedido de investigação ao MPE e ao TCE sobre obras irregulares

A decisão foi comunicada em um vídeo postado na rede social. Nele o vice-governador destaca a reforma da antiga sede do Bope que se transformou num anexo do Into, Hospital de Referência no tratamento da Covid-19.

A obra foi contratada por 863 mil e 922 reais com dispensa de licitação em meados de março. A carta proposta da empresa foi entregue em 18 de março de 2021. No entanto em 27 de fevereiro, nove dias antes da entrega da carta proposta da empresa encarregada da obra, SM Gadelha, quando não havia sequer um processo administrativo, a empresa Construlagos, de Manaus, já realizava trabalhos no local. A Construlagos ganhou um contrato de R$ 30 milhões para  serviços de manutenção e pequenas reformas.

Em seu vídeo, o vice-governador questiona ainda a dispensa de licitação, uma vez que entre o anúncio da obra e a entrega da carta transcorreu prazo suficiente para realizar uma licitação. A dispensa de licitação permite a escolha de empresas baseada em critérios subjetivos. De acordo com ele, a obra só iniciou em 05 de abril.

No final de 2020, o governo desativou 20 leitos de UTI. A ampliação do Into, na antiga sede do Bope, vai receber 20 novos leitos de enfermaria e 10 de pronto atendimento. Nenhum leito de UTI. No final do ano passado o governo desativou 20% dos leitos de UTI. Desde 15 março pacientes de Covid-19 estão sendo transferidos do Acre para outros estados por falta de vaga em UTIs. Nesta sexta-feira (16), foram registrados mais 12 óbitos por Covid.

O vice-governador sugere pegar carona na proposta do presidente Jair Bolsonaro para estender as investigações da CPI da Covid aos governos estaduais para tirar a limpo a aplicação dos recursos públicos, e consequentemente possíveis omissões e responsabilidades dos gestores: “Sobram indícios de irregularidades e falta competência para resolver o problema do caos na saúde pública”.

O diretor da Seinfra, Ítalo Medeiros, informou que todo o processo está sendo feito dentro da legalidade e que não há como burlar, uma vez que a Secretaria está interligada ao sistema SEI, da Justiça Federal.

O diretor justifica o trabalho da empresa Construlagos antes do processo de escolha da SM Gadelha, pela urgência e pelo fato dela já estar contratada para a realização de manutenção e pequenas reformas. Segundo ele, a Construlagos realizou a limpeza do local e a troca de telhas. Serviços que estão incluídos no contrato do governo do estado com a Construlagos.

Ítalo informou ainda que o atraso na entrega da obra se deve a demora da fábrica de exaustores localizada em São Paulo. Os dutos estão prontos e à espera do aparelho para o sistema de exaustão: “Eu até peço que se investigue numa CPI. Convido quem quiser verificar todo o projeto e o andamento das obras. Estamos trabalhando de domingo a domingo”.

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Gladson vai ao Ministério da Saúde em busca de verbas

O governador Gladson Cameli solicitou à ministra da Saúde, Nísia Trindade, recursos para a segunda …