Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Governador Gladson Cameli e vice-governadora eleita Mailza Gomes são diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral
Fábio Rueda na Sesacre: Márcio Bittar pressiona mas Gladson reluta

Governador Gladson Cameli e vice-governadora eleita Mailza Gomes são diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral

Governador Gladson Cameli e vice-governadora eleita Mailza Gomes são diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral
Governador Gladson Cameli e vice-governadora eleita Mailza Gomes são diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) realizou a diplomação dos candidatos eleitos democraticamente pelo voto popular, em outubro, aos cargos de governador, vice-governador, senador, deputado federal e deputado estadual. A sessão solene ocorreu no plenário da instituição, em Rio Branco, nesta quinta-feira, 15.

A entrega dos diplomas é a confirmação dada pela Justiça Eleitoral aos vitoriosos nas urnas, e a garantia de que estão aptos para representar a população nos poderes Executivo e Legislativo.

Com 242.100 votos, o governador Gladson Cameli e a vice-governadora eleita Mailza Gomes venceram a disputa no primeiro turno das eleições. Juntos, administrarão o Acre entre os anos de 2023 e 2026.

Gladson Cameli recebeu o diploma das mãos do presidente do TRE-AC, desembargador Francisco Djalma, e do desembargador Laudivon Nogueira, corregedor e vice-presidente da Corte Eleitoral. O chefe de Estado estava acompanhado do filho, Guilherme, e da mãe, Linda Cameli.

Durante o discurso, o governador defendeu a união das instituições como fator fundamental para que o Acre se desenvolva economicamente, prezando sempre pela justiça social.

“Ao meu lado estão mais de 894 mil pessoas, as quais eu represento com orgulho e profundo respeito e admiração. Também carrego a responsabilidade de garantir uma maturidade segura aos nossos idosos e preparar o caminho para as próximas gerações, pessoas a quem eu me refiro, carinhosamente, como ‘minhas autoridades’”, argumentou.

Cameli também destacou as prioridades para a próxima gestão. O governante citou o incentivo à geração de emprego e renda, maior eficiência no combate à fome e à miséria, firme enfrentamento da violência praticada contra a mulher e mais investimentos na realização e conclusão de obras de infraestrutura.

“Seguiremos colocando as pessoas em primeiro lugar, acima dos interesses partidários. Avançaremos com absoluto respeito à democracia, equilíbrio entre os poderes e permanente busca do interesse comum”, afirmou.

“Esse é o compromisso que faço, junto com minha vice-governadora Mailza, todos os secretários liderados por mim e nossa competente equipe de servidores públicos. Sabedor dos desafios, apoiado pela força e qualidade do povo acreano e confiante em Deus, afirmo: o melhor vem agora”, completou.

A senadora e vice-governadora diplomada, Mailza Gomes, assumiu o compromisso de continuar trabalhando por um Acre mais próspero e justo. “Vamos honrar esse mandato executando boas ações e cuidando muito bem da nossa população, ao lado do governador Gladson Cameli”, disse.

O presidente do TRE-AC avaliou positivamente o transcorrer das Eleições 2022. “O momento é de comemorar pelo dever cumprido. Mais uma vez, realizamos nossa missão legal e constitucional de organizar mais um pleito eleitoral. Destaco, ainda, o trabalho árduo dos nossos servidores, assim como a parceria com as instituições federais, estaduais e municipais”, afirmou o desembargador Francisco Djalma.

Perfil dos gestores

Gladson de Lima Cameli é governador do Acre pelo Partido Progressistas. Nascido em Cruzeiro do Sul no dia 26 de março de 1978, formou-se em engenharia civil em 2001, no Instituto Luterano de Ensino Superior de Manaus, da Universidade Luterana do Amazonas. Membro do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-AC), exerceu atividades profissionais como sócio da empresa da família. Do lado paterno, é sobrinho do ex-governador Orleir Cameli.

Em 2006 e 2010, foi eleito e reeleito deputado federal. Nas eleições de 2014, Gladson saiu vitorioso na disputa por uma vaga no Senado Federal, onde foi membro de várias comissões, entre elas a de Serviços de Infraestrutura, Senado do Futuro, Desenvolvimento Nacional e Educação, Cultura e Esporte.

Em 2018, ao disputar o cargo de governador do Acre pela primeira vez, Cameli venceu o pleito, no primeiro turno, com 53,5% dos votos válidos. Gladson recebeu o Estado com uma dívida de R$ 4 bilhões e, com muito esforço, quitou salários atrasados dos servidores, pagou verbas rescisórias da administração anterior e débitos com empresas fornecedoras.

Nos últimos dois anos, enfrentou, com responsabilidade e competência, uma das mais graves crises sanitárias da história mundial, a pandemia do novo coronavírus. Além de promover a construção de dois hospitais de campanha em tempo recorde, o gestor defendeu, incansavelmente, a vacinação como o principal meio para superar a doença.

Já Mailza Gomes nasceu em Novo Mundo (MS), no dia 10 de dezembro de 1976. Mudou-se para o Acre quando tinha pouco mais de 20 anos de idade e iniciou sua vida pública em Senador Guiomard, quando foi secretária municipal de Administração e, posteriormente, de Assistência Social.

Em 2014, foi eleita primeira suplente na chapa que deu vitória a Gladson Cameli na disputa por uma vaga no Senado Federal. Com a eleição de Cameli ao governo do Estado em 2018, Mailza assumiu o cargo e é senadora pelo Acre.

Entre 2019 a 2022, foi presidente estadual do Partido Progressistas. Atualmente, é líder da bancada Progressistas no Senado, presidente do Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil e vice-presidente da Fundação Milton Campos (FMC).

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Polícia Civil do Acre leva cidadania aos idosos do Lar dos Vicentinos em Rio Branco

Em uma ação de cidadania e valorização daqueles que tanto contribuíram com as nossas vidas …