Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Lula eleva ataques ao presidente do BC, Campos Neto

 

O presidente  Lula  (PT) pediu a vigilância dos agentes que podem atuar para demitir do Banco Central Roberto Campos Neto.

Lula afirmou que o Senado, que pode aprovar a exoneração do presidente do BC após pedido do governo e disse esperar que os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento) também estejam acompanhando a situação

Haddad e Tebet compõem o CMN (Conselho Monetário Nacional), que pode iniciar o processo de exoneração do presidente da autarquia. O órgão, composto de três votos (sendo o terceiro do próprio chefe do BC), pode encaminhar ao presidente da República tal pedido em caso de “comprovado e recorrente desempenho insuficiente para o alcance dos objetivos” da autoridade monetária -de acordo com a lei de autonomia, aprovada em 2021.

“Naquele tempo [mandatos anteriores], era fácil jogar a culpa no presidente da República. Agora, não. A culpa é do Banco do Central. Agora, é o Senado que pode trocar o presidente do Banco Central”, disse Lula nesta terça.

Lula já afirmou que incentiva o discurso contra o BC como forma de pressão contra o atual patamar dos juros, considerado por ele elevado. Segundo o petista, a “classe empresarial precisa aprender a reivindicar, a reclamar dos juros altos” e ele, como presidente, também deve reclamar.

“Quero saber do que serviu a independência. Eu vou esperar esse cidadão [Roberto Campos Neto] terminar o mandato dele para a gente fazer uma avaliação do que significou o BC independente”, disse Lula em entrevista à RedeTV!.

A declaração foi dada um dia depois de o BC anunciar a manutenção da taxa básica de juros (Selic) em 13,75% ao ano pela quarta vez consecutiva, na primeira reunião desde que Lula tomou posse.

 

 

 

 

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Governo do Acre entrega Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2025 ao Legislativo

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), submeteu nesta …