Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Coluna da Angélica: Antonia Sales e Edvaldo colocam os pingos nos is
Coluna da Angélica: Antonia Sales e Edvaldo colocam os pingos nos is

Coluna da Angélica: Antonia Sales e Edvaldo colocam os pingos nos is

1- Performance

Quem acompanha os eventos de governo e visitas a órgãos do estado se surpreende com a atitude do senador Alan Rick (União).  Contam que Alan vai para os eventos como se fosse governador e age como tal. Parece estar antecipando um sonho de vir a ser governador do Acre. Mas a sucessão de Gladson Cameli (PP), não será canja de galinha. Mailza, de boba só tem a máscara. Com cara de quem não quer nada consegue tudo o que quer. Assumiu o Senado na vaga de Gladson; peitou o governador na eleição de 2020 e conseguiu ser sua vice em 2022. Saiu de Secretária municipal de Senador Guiomard, um município sem grande expressão política e econômica para ser senadora e vice-governadora e governadora caso Gladson se afaste para disputar o Senado em 2026,  e deve disputar o governo no cargo. Não discuto capacidade, apenas sagacidade política.

2-Bürgermeister

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PP), pensa longe. Preferiu participar de uma feira de educação na Alemanha do que buscar informações no exemplo da cidade de Sobral- Ceará, que é número 1 do Brasil no ranking de educação pela quarta vez, segundo o MEC. Sobral ganhou destaque pelas políticas de ensino e  taxas de alfabetização na idade certa, saindo de um dos piores resultados do país para conquistar os melhores indicadores educacionais do Brasil em  Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O sucesso é creditado aos pilares que sustentam e educação do município, como a seleção pública de profissionais, mediante melhores resultados; a política de formação continuada de professores, para a qual existe uma escola que oferece qualificação o ano inteiro; e as políticas de valorização do magistério, não só para o acompanhar o desempenho do professor, como também criar mecanismos de valorização do seu trabalho.

3- –Bürgermeister II

Nem o prefeito de Sobral nem seu Secretário de Educação precisaram ir à Europa. Fizeram o básico. Não pretenderam inventar a roda. Apenas aplicaram bem os recursos, com foco. Bocalom vai buscar longe o que está perto, e com agravantes: maiores custos e sem sequer levar sua Secretária de Educação. O cidadão Tião Bocalom tem todo o direito de gostar da Alemanha e de viajar, mas o prefeito precisa ter cuidado com os gastos de dinheiro público e com os resultados de sua administração. São tantas as viagens de Tião Bocalom que ninguém irá se admirar se ele retornar pilotando um ônibus elétrico…fantasma.

4-Passado que condena

O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB)  comparou os posicionamentos anteriores e atuais do senador Alan Rick (União) sobre a liberação de verba para a reconstrução da BR 364. O senador que promoveu a reunião da bancada federal com o Ministro Renan Filho dos Transportes e apareceu sorridente em fotos de matérias em que anunciava a liberação de 600 milhões de reais para a reconstrução da 364, foi o mesmo que votou contra a PEC da Transição. Foi essa PEC que permitiu o aporte de recursos para obras como a BR que liga o Acre, se não tivesse sido aprovada não haveria dinheiro para a BR.  Edvaldo disse que Alan tem a síndrome do Jacamim: “o senador Alan Rick não tem humildade. Ele tem a síndrome do Jacamim.  Tem que dizer que o pai é o presidente Lula. O governador Gladson Cameli foi 100% honesto, divulgou uma nota reconhecendo essa iniciativa”. Alan Rick foi um dos parlamentares mais críticos da PEC, integrando a ala dos que a denominavam de PEC fura-teto, PEC do Estouro e PEC da Farra de Gasto. Era dos que afirmavam que a PEC traria insegurança jurídica e que era uma farra fiscal. Ao justificar o voto contra a PEC, Alan Rick disse que não daria um cheque em branco para o governo Lula, ao qual prometeu fazer oposição  mesmo que o partido dele, o União Brasil, integrasse a base de sustentação do governo. Nada com um dia depois do outro com o Edvaldo Magalhães  no meio para refrescar a memória.

5-Autenticidade

A deputada Antonia Sales (MDB) se apresentou aos novos colegas de parlamento nesta terça-feira. Conhecida por sua autenticidade, a deputada não deixou dúvidas sobre sua incapacidade de engolir sapos. Ao taxar de egoísmo e falta de parceria apenas dois deputados terem recebido o convite para a reunião com o Ministro para tratar da BR 364, verbalizou em alto e bom som o que todos cochichavam. Acostumem-se colegas. Antonia Sales é assim. Autêntica. Sincera. Transparente. Sin importar a quién hagas daño.  Falta de respeito para ela só tem uma tradução- falta de respeito.

6-…é a marca

Antonia Sales destacou que nem o presidente e o vice da Comissão de Transportes da Aleac, André da Droga Vale e Wendy Lima que é do partido do senador Alan Rick, receberam o convite para participar da reunião com o Ministro. E lembrou que apesar de agora aparecerem vários “pais da criança” o único pai de verdade é o presidente Lula: “no tempo dele (Lula), não tinha esse transtorno, depois dele nunca houve quem fizesse nada por esta estrada. A gente sai duma cratera e cai noutra. Não convidar os deputados estaduais é egoísmo temperado com falta de respeito… tem que haver respeito com os colegas aqui e da bancada federal.  A verdade e os meus sentimentos, da minha boca saem”.

7-Pontos a ponderar

É óbvio que o governo de Daniel Ortega não é perfeito e como todos, passível de crítica. Muitas críticas. Mas os EUA  taxar o regime nicaraguense de ditadura que viola os Direitos Humanos e restringe os espaços democráticos, ao mesmo tempo em que apoia o Estado de Israel  governado por um regime racista e terrorista que em pleno século XXI mantém um sistema de apartheid contra os palestinos e não sofre sanções e manter boas relações com o regime ditatorial saudita, seria no mínimo incoerência. Para os EUA, democracias são os Estados que apoiam os Estados Unidos e ditaduras os que se opõem. Melhor explicando- os EUA condenam todas as ditaduras que não ajudaram a implantar. Além disso , existe um componente interessante no meio dessa campanha. A China tem um projeto para abrir um canal, passando pela Nicarágua, para não usar o canal do Panamá. Ou seja, o problema não são os direitos humanos ameaçados e sim o império econômico dos Estados Unidos que estão em jogo.

8- Tiro no pé

Mirou no Lula e acertou no Bolsonaro. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) deu um autêntico tiro no pé ao tentar criticar o presidente Lula (PT) pelo preço da gasolina. Flávio postou no Twitter, uma matéria sobre o preço da gasolina em Jordão, interior do Acre, onde 1 litro custava 11,56 reais. Dudu não atentou para a data em que a matéria foi publicada, março de 2022, quando o presidente do Brasil era o pai dele, Jair Bolsonaro (PL). Ao receber uma saraivada de críticas, o filho de Jair Bolsonaro  apagou o tuíte. Tarde demais. Todo mundo já havia lido e até printado o vacilo. Não faltou quem associasse o lapso de Dudu ao calendário de Jair. “O filho do Bolsonaro é o único vendedor de calendários que não sabe olhar datas”, comentou um internauta. Recentemente, foi lançado por Eduardo Bolsonaro,  o calendário da “Bolsonaro Store”, uma loja online que vende produtos relacionados ao ex-presidente. O calendário, segundo ele, traz alguns dos mais importantes feitos de Jair Bolsonaro durante seus quatro anos de gestão. Não confiram as datas.

9-Para refletir

Era uma vez um sapo que se acomodou tanto dentro de uma panela quente que quando resolveu encarar a realidade já não tinha mais forças para pular da panela e morreu cozido. Muitas vezes os governantes colocam a panela como isca e o povo age como sapo.

10-Crítica aos críticos

Ao comentar uma matéria que informava sobre o uso de uma aeronave privada para transferir às pressas um bebê recém-nascido de Feijó para o Pronto Socorro de Rio Branco, na noite de domingo (05), o Secretário Adjunto de Governo, Luís Calixto, desafiou os críticos do governo a respeito dos gastos com aeronaves: “Perguntem para a família dessa criança se ela acha que o governo gasta muito com frete de avião”, postou Calixto em suas redes sociais.

Bom dia, deputada federal Socorro Neri (PP). Já podemos chamar Vossa Excelência de a deputada da varinha mágica? Porque uma parlamentar novata no meio de mais 500 “feras”, em 30 dias de mandato ser considerada destaque em pautas nacionais, só pode ser mágica. Quer dizer que o que os outros levam anos para construir, Vossa Excelência obteve em dias? Tá bom de dar um cursinho para deputados novatos que anseiam por notoriedade né?

Esta é uma coluna de opinião

Contato- [email protected]

Imagem- Noticias da Hora

 

 

 

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Edvaldo Magalhães denuncia descaso no serviço de emissão de carteiras de identidade em Tarauacá e defende mutirão

  O deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) classificou como “inexplicável” o que vem ocorrendo na …