Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Coluna da Angélica- Gabriela ê, meus camarada
Coluna da Angélica- Gabriela ê, meus camarada

Coluna da Angélica- Gabriela ê, meus camarada

1- Sem rodeio,

A presidenta do Instituto de Terras do Acre, Gabriela Câmara, deu um chega pra lá no  coronel Messias. Na solenidade de entrega de títulos, o coronel enfadado com a demora do ato cutucou a presidenta e disse que chegava de discursos. Mexeu em casa de abelhas. Gabriela virou seu rosto angelical para o coronel e com voz suave soltou as palavras pesadas “quem é você para mandar cessar os discursos? Eu só devo obediência àquele moço ali”, disse apontando para o governador Gladson Cameli (PP). Quem assistiu disse que o coronel acostumado a dar esse tipo de ordem, ficou lívido. E quem já foi constrangido por ele comemorou. Gabriela é filha dos deputados federais Antônia Lúcia pelo Acre e Silas Câmara pelo Amazonas. Ambos do Republicanos. Como se diz lá no Sul “quem sai aos seus não degenera”.

2-Fora do balaio

PTB, Democracia Cristã, Cidadania, Patriotas e PMB decidiram traçar novas metas e alianças para as eleições do próximo ano. É óbvio que se pretendem novas alianças, as que foram formadas para a eleição de 2022 estão estremecidas. Bem estremecidas. Os 5 partidos que decidiram iniciar diálogo com outras forças devem começar a percorrer os municípios em preparação para o lançamento de candidatos a prefeitos e vereadores. As lideranças garantem que algumas conversas com candidatos a prefeitos dos principais colégios eleitorais estão avançadas, incluindo a capital Rio Branco. Só para constar, esses cinco partidos apoiaram a reeleição do governador Gladson Cameli.

3-Dentro do ninho

O prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lópes (PSDB), ainda não decidiu se disputa a reeleição. Segundo ele, a decisão terá que ser bem analisada. Sobre a possível saída do PSDB, disse que por enquanto continua no partido e que está satisfeito com o seu PSDB. Ele disse e eu registro. Apenas não me perguntem se eu acredito. A política é uma areia movediça e a sobrevivência muitas vezes exige que se agarre o ramo que se apresenta. Aguardemos.

4-Nikolas

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) protagonizou uma cena deplorável na sessão desta quarta-feira (08). No Dia Internacional da Mulher, Nikolas usou uma peruca loura e disse que se sentia uma mulher. A deputada Nicole, e tinha lugar de fala. Mas os absurdos de Nikolas ou Nicole não pararam por aí. Na sequência ele fez um pronunciamento claramente homofóbico; “as mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres”. Na verdade Nikolas fez um movimento político. Fingiu defender as mulheres para atacar as trans. Se a intenção era chamar a atenção e desviar o foco do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por causa das joias presenteadas pelo príncipe saudita, conseguiu. Nikolas foi o assunto mais comentado no Twitter.

5-…ou Nicole

A transformação do plenário em circo, não ficou barata. A deputada Tábata Amaral (PSB), entrou com pedido de cassação do mandato de Nikolas por crime de transfobia. Tabata referiu-se a Nikolas como moleque e disse que a Câmara dos Deputados não pode fingir que nada aconteceu e continuar os trabalhos. Segundo ela a Comissão de Ética tem que agir. O PSOL também entrou com uma representação e com uma notícia crime no STF. Apesar da Lei 128/23 ainda estar em trâmite, já existe entendimento do STF que a Lei n 7.716/1989 englobaria a homofobia e transfobia. O entendimento é que a permissão para esse tipo de postura, sob o manto da inviolabilidade,  permitiria o cometimento de crimes. Para a maioria das deputadas, a estupidez não pode ser a prata da casa. O Acre em silêncio estava e em silêncio permaneceu. Nenhuma deputada federal do Acre se pronunciou sobre o escândalo

6- Homenagens

Bela lembrança da Mesa Diretora da Aleac em homenagear as servidoras da casa além das deputadas. Geralmente estas ocasiões servem para homenagear as mulheres de destaque; desembargadoras, juízas, procuradoras. O que provavelmente  veremos na sessão solene desta quinta-feira (09). Nada contra serem reconhecidas mas existe vida importante fora desse círculo. Nunca vi por exemplo a Aleac lembrar de Margarida Maria Alves,  sindicalista e defensora dos direitos humanos . Uma das primeiras mulheres a exercer um cargo de direção sindical no país. Seu nome e sua história de luta inspiraram a Marcha das Margaridas, que foi criada em 2000. Também nunca vi uma dona Maria das Couves que sustentou toda a família vendendo bribotes. Embora a data seja de todas, as homenagens são seletivas.

7-Toma lá, dá cá

O governo Lula vai voltar a exigir visto para norte-americanos entrarem no Brasil. Vai fazer o mesmo com japoneses, canadenses e australianos. A decisão vem com base no princípio da reciprocidade. O ex-presidente Jair Bolsonaro derrubou a exigência do visto para pessoas desses países, mas os brasileiros continuaram a ter que apresentar visto para poderem entrar nos países deles. Além disso a medida de Bolsonaro não aumentou o turismo, contrariando o anúncio. Só tirou receita das embaixadas. Lula zera a conta. Ou temos a mesma vantagem ou ninguém tem.

8-Pisou …

Tanízio Sá (MDB) anuncia para breve início de um serviço que já existe. Post do deputado na rede social, anunciando que a partir do dia 20 haverá um servidor da Caixa para atender a população de Jordão que segundo ele não tem nenhum posto de atendimento, revoltou os moradores do município. Os moradores afirmam que o atendimento da Caixa em Jordão acontece no prédio da Secretaria de Educação e todo início e fim de mês um funcionário da Caixa atende a população com saque de dinheiro e outros serviços.  Ou Tanízio se expressou mal ou pisou na bola. Edvaldo Magalhães assistiu calado o pronunciamento de Tanízio sobre a questão. Bem, Napoleão Bonaparte ensinava  que nunca se deve interromper um adversário quando ele está cometendo um erro. Será?

9- …na bola

Em 29 de novembro de 2022 os deputados Jenilson Leite (PSB) e Edvaldo Magalhães (PCdoB), conversaram com o superintendente da Caixa,  Thiago Assis. Na ocasião conseguiram que a Caixa enviasse um funcionário até que o problema fosse solucionado em definitivo. À época, a única casa lotérica do município havia fechado e os munícipes não tinham como sacar dinheiro ou efetuar pagamentos. Nem mesmo os beneficiários de programas sociais conseguiam sacar os benefícios. Desde então, o serviço vem sendo prestado, segundo os moradores de Jordão. “Quem conquistou essa vitória foi o deputado Edvaldo Magalhães e o ex-deputado Jenilson Leite”, corrigem os moradores. Tanízio bem que podia dormir sem esta.

10- Cuidado

Os novos deputados precisam ter cuidado ao anunciar seus feitos. Muitas vezes o que apresentam como estreia pode ser só a reprise de um filme já velho. Conversar com os deputados mais antigos, colocar suas assessorias para pesquisar leis e projetos já apresentados e pesquisar os sites de notícias, pode evitar de passar vergonha. O que aliás está se repetindo muito neste início de legislatura. E não pensem que os parlamentares mais antigos estão passando batido. Eles registram todas as atitudes. Boas e más. Com destaque para as últimas. E, sim, a coluna tem leitores no Jordão.

Bom dia, Iolanda Fleming,  primeira governadora de um estado brasileiro. No Dia Internacional da Mulher não se pode esquecer desta que foi vanguarda feminina que colocou o Acre na vanguarda política A coluna rende homenagem à Iolanda, sem ironia, e respeita sua trajetória de mulher independente de amarras e à frente de seu tempo. E se dá ao direito de parafrasear Chico Buarque e Pablo Milanés e dizer “Eternamente Iolanda”.

Esta é uma coluna de opinão

Contato- [email protected]

Imagem- Folha do acre

 

 

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Comissão aprova parecer de Petecão que reduz Imposto de Renda de transportadores autônomos de passageiros

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (23), o relatório do senador Sérgio …