Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Coluna da Angélica- Treta na Assembleia

1- Encaçapou

O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), encaçapou o colega de parlamento Afonso Fernandes (PL), na sessão desta terça-feira (28). Ao exaltar os feitos do atual governo, Afonso usou a “herança maldita” deixada por Tião Viana (PT), com salários atrasados. Pisou no calo de Edvaldo que reagiu com ironia destacando que estranha ver Afonso, um dos representantes da empresa de serviço Red Pontes que vem ocupando as manchetes exatamente por causa de salários atrasados, reclamar disso. Edvaldo refrescou a memória de Afonso, lembrando que ele,  Afonso Fernandes, se deu muito bem nos governos da FPA de quem era aliado e agora por integrar a base de Gladson Cameli (PP), “cospe no prato em que comeu” e isso tem nome “ingratidão.

2- Desmontou

Ao discorrer sobre a ingratidão do colega, Edvaldo alertou o governador sobre “aliados de última hora”: “Ingrato com um, ingrato com outro. Gladson pode ser o próximo a levar uma punhalada”. O discurso de Magalhães levou Afonso Fernandes a se explicar. Mas aparentemente a emenda saiu pior que o soneto. Afonso disse textualmente que será aliado de Gladson até o fim do mandato. O que dá margem a seguinte interpretação- a lealdade do deputado Afonso Fernandes tem prazo de validade. Só dura enquanto durar o poder. A interpretação se embasa igualmente no fato dele ter exposto negativamente o ex-governador Tião Viana (PT), de quem foi aliado. Fernandes também exagerou nos elogios ao se referir aos 100 dias de governo de Gladson que acumula um mandato de governador, e portanto contabiliza mais de 1.500 dias de governo. Menos, Afonso. Menos.

3-Imperatriz Xapuriense

Parece que a esposa do deputado Manoel Moraes (PP) confundiu o título de vice-prefeita com o de Imperatriz Xapuriense. Isso dá um bom nome para escola de samba, mas não para a prática política republicana e democrática. Segundo informações a senhora Moraes tentou impedir o atendimento da Oca no Império de Xapuri  para impor uma nova diretoria  local. Ora a decisão de trocar a diretoria da Oca é de competência exclusiva do Estado. Pegou mal. Muito mal, na verdade.

4-Quase um recorde

O deputado Tanízio Sá (MDB), disse que perdeu seis eleições seguidas, mas insistiu. Tanízio foi prefeito de Manoel Urbano e atualmente tem um mandato de deputado estadual, o que prova que o motivo do fracasso é a desistência. Lula (PT), perdeu duas eleições presidenciais, se tivesse desistido jamais seria presidente do Brasil pela terceira vez. O único a presidir por três vezes o país.

5- Escândalo

Com dois meses de governo, o escândalo já bate à porta. O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, indicado pelo União Brasil, mais específicamente pelo senador Davi Alcolumbre do Amapá, passou um final de semana em São Paulo com diárias de três mil e um quebradinho e ida e volta em avião da FAB. O ministro passou de 26 a 30 de janeiro em São Paulo. Teve um único compromisso oficial no dia 27 de janeiro nas sedes da Claro e da Telebras que não duraram juntos mais que duas horas e 30 minutos. O resto do tempo ele aproveitou. Participou de um leilão de cavalos de raça e tal. Ou Lula (PT) está dormindo com o inimigo e precisa acordar ou terá que  fazer uma reforma e criar o Ministério dos Criadores de Cavalos de Raça para acomodar Juscelino.  Aviões da FAB só podem ser solicitados em casos de emergência médica, por motivo de segurança ou viagens a serviço. A viagem de Juscelino não se enquadra em nenhuma das categorias. Para um compromisso de visita, ele poderia com facilidade e menos gasto do governo, ter viajado em avião de carreira. Também não necessitaria de 4,5 diárias. No currículo de Juscelino como deputado só tem um projeto. O que cria o Dia do Cavalo.

6- Ditadura

Quem pede intervenção militar não conhece a história. A frase levou à reflexão e, em resumo, me levou a concordar. Qual cidadão decente defenderia uma ditadura militar se não por ignorância? A ditadura militar no Brasil torturou crianças. C.r.i.a.n.ç.a.s. O mais jovem deles foi Carlos Azevedo que tinha 1 ano e 8 meses quando em 1974, foi trancado em uma sala do DEOPS em São Paulo. O bebê, entregue à equipe do torturador delegado Sérgio Fleury, foi torturado durante 15 horas para que os pais confessassem ter ajudado militantes “comunistas”. Pelo resto da vida, Carlos teve que usar antidepressivos e antipsicóticos. Não conseguiu se integrar à sociedade. Não conseguiu trabalhar. Em 2013 se suicidou.

7- …brutal

Carlos que foi reconhecido como vítima da ditadura militar no Brasil em 2010, era filho do jornalista e ativista de Direitos Humanos Dermi Azevedo integrante do Movimento Nacional de Direitos Humanos, que estava preso quando seu bebê e sua esposa Darcy Azevedo também foram presos. Iluminar os porões da ditadura é necessário para não repetir erros do passado. Saudosos da ditadura afirmam que em sua vigência não havia crimes. Havia sim, e muito, mas praticados pelo Estado e por isso mesmo sem divulgação. Escondidos. Crimes que não podem ser esquecidos. Não podem ser perdoados. E para lembrar que não se pode fazer tudo em nome da pátria.

8- Dúvida

Sempre acompanhei com uma certa desconfiança o empenho do vereador Arnaldo Barros em batizar o que ele chama de ex-faccionados. Segundo ele,  já desligou mais de 3 mil jovens do crime organizado. Com tanta gente retirada do mundo do crime, na capital, é de estranhar que ainda existam facções criminosas atuando em Rio Branco. Também causa estranheza nenhum líder de facção obstar o trabalho religioso que leva seus membros. Não se sabe se os que abandonam o crime conseguem outro meio de sobrevivência. O que se sabe é que o filho do vereador pastor foi nomeado na Secretaria de Gestão Administrativa da Prefeitura. No domingo (26) o vereador pastor realizou mais um batismo em massa de ex-membros de facções criminosas.

9- Pinçada

Esta eu pincei do colega Ray Melo do site Notícias da Hora, porque dei uma gargalhada ao ler. Na nota “Jogando para a galera”, Ray Melo compara o novato deputado federal Coronel Ulysses (União)  a um coveiro por desenterrar pautas quase mumificadas: “O deputado federal Coronel Ulysses resolveu apenas jogar para a galera. Ele requenta a questão dos financiamentos do BNDES, pauta debatida exaustivamente nos quatro anos de governo  Bolsonaro. O militar atua como um verdadeiro coveiro da bancada federal do Acre, desenterrando pautas quase mumificadas”, escreveu Ray.

10-Parabéns

O ex-deputado Jenilson Leite (PSB), usou suas redes sociais para parabenizar as Polícias Civil e Militar por identificarem os receptadores de fios de cobre, na capital: “isso vinha gerando muito transtorno para a população e a falta de solução  já estava ficando feio e vergonhoso  para o Estado”. Quem deve ter gostado ainda mais foi Roberto Feres, talvez a maior vítima dos ladrões de fios em Rio Branco. Foram tantos os furtos de fios, que Feres transformou a casa numa fortaleza. As câmeras de segurança gravaram imagens dos ladrões por várias vezes, mas nada resolveu. Se fazem isso com alguém da Polícia Federal, imaginem com os outros.

Bom dia vice-governadora Mailza. É verdade que seu modelito de posse foi inspirado nos looks de Evita Perón? Só os looks ou a trajetória política também a inspira? Sonhar não custa nada né?

Esta é uma coluna de opinião

Contato- [email protected]

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Comissão aprova parecer de Petecão que reduz Imposto de Renda de transportadores autônomos de passageiros

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (23), o relatório do senador Sérgio …