Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Coluna da Angélica- Os caminhos abertos de Marcus Alexandre

1-Balança

O ex-prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, balança entre o Azul Smurf e o Amarelo Manga. A decisão só será divulgada em dezembro, mas obviamente será tomada bem antes. O candidato que todos os partidos querem vai analisar todas as propostas com calma. Não pode correr o risco de ser boicotado no meio da caminho. Afinal tem as portas abertas para a prefeitura da capital em 2024 e é o candidato com maior densidade eleitoral para ganhar o governo em 2026. Com estudos internos que mostram Marcus Alexandre como o único a atingir dois dígitos, todos os partidos correm atrás dele. Todo esse potencial atrai grupos políticos que têm interesse em crescer com ele mas também aumenta seu valor para os que podem atraí-lo apenas para poder vende-lo. Muita calma e sabedoria nesta hora.

2- Bolsonaro Beach

Este é o nome do condomínio residencial à beira-mar que está prestes a ser lançado no Rio Grande do Norte. Para morar no local exclusivo para pessoas de Ultra Direita, não basta ter dinheiro. É preciso comprovar não ter ligações ou simpatias com as ideias de Esquerda. O condomínio idealizado por Fabiano Galvão é exclusivo para eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O empreendimento que tem o lançamento previsto para o primeiro semestre de 2014 será composto por 16 chalés, numerados de 1 a 17, pulando o número 13. Como os caixas das Lojas Havan, onde do número 12, pula para o 14.

3- Segue os passos

O governador Gladson Cameli (PP) que não esconde a admiração pelo tio Orleir, primeiro da família Cameli a governar o Acre (1995 a 1999),  parece estar tentando dar a mesma cara da administração do tio ao seu segundo mandato. Pelo menos é o que dá a entender o convite a Roberto  Murad, para a direção-geral do Deracre. Roberto é filho de Labib Murad, vice de Orleir. O convite significa também que se houve promessa de reconduzir Petrônio Antunes ao cargo, esta já foi esquecida. A torcida organizada, e a desorganizada também, esperam que Gladson pare por aí. Que não tente trazer de volta o Ceará, para substituir Rômulo Grandidier da Fazenda. Ceará entrou para a história do Acre como um dos mais odiados Secretários da Fazenda. Espero não ter dado a ideia.

4-Adrenalina

A Guarda Costeira dos Estados Unidos  encontrou destroços do submersível Titan, com as 5 pessoas que foram fazer fazer turismo nos destroços do Titanic. Cada um dos turistas pagou 1,2 milhão para participar da aventura mortal. Todos os anos embarcações com migrantes desesperados naufragam deixando centenas de mortos. No mesmo período em que os bilionários foram ao fundo do mar em busca de emoção, um barco com 750 migrantes paquistaneses naufragou na costa da Grécia matando 300 pessoas. Os migrantes fugiam  da pobreza e de conflitos armados. Entre os bilionários mortos na viagem de turismo aos destroços do Titanic, está o paquistanês Shahzada Dawood, de uma das famílias mais ricas do Paquistão. Shahzada era vice-presidente da Engro Corporation, que fabrica fertilizantes, alimentos e energia, e da Dawood Hercules Corporation, que fabrica produtos químicos. Tinha negócios no Paquistão onde nasceu mas morava no Reino Unido. O caso evidencia a desigualdade social e a maneira como a mídia aborda os fatos destinando graus de importância que levam as pessoas ao redor do mundo a se emocionar com a tragédia dos bilionários e desconhecer a dos migrantes. Quando não são milionários são números, e não pessoas.

5- Peso 

Fontes do MDB afirmam que o deputado Emerson Jarude está com os dias contados no partido. A exemplo do que ocorreu com Roberto Duarte que precisou se abrigar no Republicanos para poder concorrer a uma vaga de deputado federal, Jarude deve receber uma “licença” para se retirar do MDB. Pode até não ser, mas o que transparece é que o MDB do Acre não suporta o surgimento de novas lideranças. Talvez por isso sua cúpula seja conhecida como os “cabeças brancas”. Em breve poderá ser conhecido como o partido dos cabeças brancas. Somente. Claro que a experiência conta pontos e deve ser respeitada. Como diz o ditado- Satanás não é perigoso por ser o diabo, mas por ser velho.  Mas a sabedoria da experiência não descarta as novas ideias.

6-Dívidas

O programa Desenrola Brasil vai beneficiar cerca de 70 milhões de brasileiros que estão negativados por causa de dívidas de até 5 mil. Além do parcelamento das dívidas em até 60 vezes, o programa prevê descontos e juros baixos para pagamento. Claro que os bancos serão beneficiados. Vão receber um pagamento que já julgavam perdido. E ainda vão receber juros. Mais baixos, mas ainda assim juros. As pessoas de renda mais baixa, vão poder saldar suas dívidas e ter o nome limpo para voltar a se endividar. Detalhe- as   dívidas de “crédito rural, financiamento imobiliário, créditos com garantia real, operações com funding ou risco de terceiros, não poderão ser renegociadas.

7- Última das moicanas

Depois dos elogios do senador Márcio Bittar (União), comparando o presidente Lula (PT) ao líder sul-africano Nelson Mandela, prêmio Nobel da Paz; da foto sorridente da deputada federal Meire Serafim (União), com o presidente Lula; das manifestações em favor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) terem flopado- tanto a convocada para a frente do TSE durante o depoimento de Bolsonaro, nesta quinta-feira (22), quando não apareceu ninguém, como a recepção em Porto Alegre, depois do depoimento, quando Bolsonaro desfilou pelas ruas sem manifestantes de apoio, parece que a ex-deputada Mara Rocha se transforma num dos últimos esteios do bolsonarismo. Pelo menos no Acre. Mara se transformou numa incansável ativista de defesa do ex-presidente nas redes sociais.

8- Iniciativa

O deputado Lindbergh Farias (PT), protocolou uma denúncia contra Campos Neto, presidente do Banco Central, por descumprimento dos objetivos do BC. A denúncia formalizada no Conselho Monetário Nacional (CMN), tem por objetivo o afastamento de Campos Neto. A manutenção da taxa de juros em 13.75%, a mais alta do mundo, está funcionando como uma transferência de renda do povo brasileiro para os bilionários e banqueiros. Só para se ter uma ideia, nos últimos 12 meses 720 bilhões de reais foram destinados ao pagamento de juros para bilionários, a maioria estrangeiros. Para comparação, basta dizer que o orçamento anual da Saúde é de 150 bi. Educação, cerca do mesmo valor. Isso significa que o que foi pago em juros para bilionários em um ano equivale ao orçamento da Saúde de todo o Brasil por 4 anos e 8 meses. Campos Neto está sangrando o país. Fato.

Bom dia,  prefeito Tião Bocalom (PP). Quem puxa saco também puxa tapete. Confere?

Esta é uma coluna de opinião

Contato- [email protected]

Imagem- YouTube

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Já passou da hora de arriar a lona do circo neopentecostal bolsonarista

O Brasil não é do “senhor Jesus”, nem de Malafaia, nem de Michelle e nem …