Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Coluna da Angélica- Sabatina de Flávio Dino para o país

1- Barracão

Empresários do Acre fizeram lobby vitorioso para evitar o pagamento antecipado do 13º salário do funcionalismo público. Não querem que os acreanos comprem pela internet. Querem que comprem no comércio deles. Querem decidir onde e como os funcionários públicos do estado podem gastar seus pagamentos pelo trabalho que prestaram. Voltamos ao tempo do barracão do qual as cabeças comerciantes nunca se livraram. Na base do cede um pouco aqui, mais um pouco acolá poderemos chegar ao retorno da especialidade em furar latas estufadas para continuar a vender o produto impróprio para o consumo. E ainda podem apresentar como geração de emprego. Como nos barracões. Empresários defendem o liberalismo. Liberdade do mercado que se “autorregula”. Mas quando isso acontece pedem a interferência do Estado para resguardar seus lucros. O liberalismo acaba quando afeta seus lucros. Isso também inclui o pagamento de impostos.  Não é mero deslize conceitual. É falta de conhecimento mesmo. Vale um Quiz: a elite comerciante é reacionária porque não tem conhecimento ou não tem conhecimento e por isso é reacionária? Só para saber a opinião de vocês.

2-Muito barulho por nada

Os vereadores de Rio Branco chiaram, criaram caso…e aprovaram o empréstimo de 140 milhões do Bocalom. Dos 12 vereadores presentes, 11 votaram a favor. Apenas Elzinha Mendonça (PSB), votou contra. O resultado pavimentou o caminho do prefeito Tião Bocalom (PP) , para ações nas ruas da capital. E deu a ele um empurrão para a reeleição. A prefeitura estima que até o final da gestão Bocalom, 70% das ruas estarão pavimentadas.

3-Presença ilustre

O senador Marcio Bittar (União) pretende trazer ao Acre o ex-presidente Jair Bolsonaro e o  deputado federal Nikolas Ferreira para um ato de filiação. Isso mesmo. O ato de filiação de acreanos ao União Brasil vai contar com a presença de expoentes do PL. A presidência estadual do União Brasil concorda com isso? Aguardando resposta.  O partido de Bolsonaro é apontado como a futura casa de Márcio Bittar.  Entretanto a única certeza que se tem é que Nikolas não vai usar peruca loira. Afinal foi condenado por transfobia. Em segunda instância. Mas nada garante que não pose para foto com cocar indígena. O Acre jamais será o mesmo depois da visita de Nikolas. Rápida visita, grande impulso para o progresso. Contém 200kg de ironia.

4- Denúncia

Recebemos uma denúncia que o Policial Penal  Alessandro Rosas Lopes, condenado a 12 anos de prisão em regime fechado está trabalhando normalmente. Alessandro responde pela morte do picolezeiro Gilcimar Silva Honorato. Crime ocorrido em 12 de dezembro de 2020 em um bar localizado no Conjunto Esperança. Segundo testemunhas o Policial Penal disparou dois tiros nas costas de Gilcimar. A vítima ainda teria sofrido uma facada. A sentença foi proferida pelo Conselho de Sentença da 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar, mas de acordo com Policiais Penais, Alessandro “está trabalhando numa boa”(Sic). Endereço ao presidente do Iapen Alexandre Nascimento e ao Secretário de Segurança coronel Américo Gaia, o questionamento dos Policiais Penais incomodados com a situação: Cadê o PAD (Processo Administrativo Disciplinar ) de Demissão? E complemento com a constatação deles que manter Alessandro trabalhando como se nada tivesse acontecido mancha o nome da instituição. Se for comprovado, ouso dizer que a mancha pode se espalhar   pelo Iapen e pela Segurança Pública.

5-Desvio de dinheiro

Em plena pandemia que matou mais de 700 mil brasileiros, o governo Jair Bolsonaro (PL) desviou 7,5 milhões de reais que eram para a compra de testes rápidos da covid-19 para o programa Pátria Voluntária liderado por sua esposa Michelle Bolsonaro. Isso aconteceu quando o material para os testes estavam em falta no país. Michelle Bolsonaro por sua vez, repassou, sem edital de concorrência, o dinheiro público que deveriam ter sido usados na aquisição de testes rápidos de covid-19 para instituições evangélicas ligadas à  Damares Alves (Republicanos). Em plena pandemia. Que matou mais de 700 mil brasileiros. O fato ocorreu em 2020. Mas a gente tem memória. E precisa usá-la. Damares por sua vez é acusada pela Controladoria Geral da União (CGU) de um esquema de desvio de recursos públicos e contratações irregulares com duas organizações não governamentais (ONGs) de fachada com sócios “laranjas”.  As duas ONGs acumulam mais de R$ 30 milhões em verbas públicas federais, de acordo com dados do Portal da Transparência.

6-Coisa de vereadores

Os vereadores  de Manaus aprovaram projeto que institui a bíblia como recurso pedagógico. Material didático. Válido tanto para as escolas da rede pública quanto privada. Para o autor do projeto, vereador Raiff Matos (DC), a utilização da Bíblia permite a disseminação cultural, histórica, geográfica e arqueológica de seu conteúdo em sala de aula. O projeto é inconstitucional uma vez que de acordo com a Constituição Federal, o Estado é laico. Portanto, usar o poder do Estado para impor medidas inconstitucionais que ferem direitos básicos do cidadão é uma infração. E como tal deve ser derrubado na justiça. Olhos atentos observam que assim que uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), seja votada, vão acusar o STF de estar legislando. Só em 2023 82 pastores foram presos por diversos crimes. Só para constar.

7- Dino’s day

Dia cheio, hoje. Um olho no computador e outro na sabatina do Flávio Dino no Senado. O candidato a Ministro tentando convencer que tomará decisões técnicas. E a turma da oposição tentando lacrar. Decisões técnicas no STF é o mesmo que isenção da imprensa. Tudo é política. Até a performance canastrona da oposição. Cada qual com sua plateia. Mas pelo menos nos impede de cair no sono na metade do filme. O folclórico senador Eduardo Girão (Novo) reclamou que a sabatina do Flávio Dino foi marcada para o dia 13 porque é o número do PT e aniversário do Ministro Alexandre de Moraes. Mas a data também marca a instituição do  Ato Institucional nº 5, que deu início a fase mais dura da ditadura empresarial militar no Brasil. Há exatos 55 anos o AI-5 era baixado derrubando o Estado de Direito. O AI-5 institucionalizou a censura; deu poderes ao ditador de plantão para cassar mandatos de parlamentares e suspendeu os direitos políticos; proibiu a concessão de Habeas Corpus a acusados de crime contra a segurança nacional, transferindo à Justiça Militar a competência para julgar crimes políticos. Com esse Ato o general Costa e Silva produziu um elenco de ações arbitrárias e conferiu  poder de exceção aos governantes para punir arbitrariamente os que fossem considerados inimigos do regime.

8- Para refletir

A humanidade se divide em duas categorias- a dos que dormem e a dos cretinos. Os que dormem são a base para o sucesso dos cretinos.

Boa tarde, Secretário de Governo, Alysson Bestene (PP). Vossa Excelência está bem? Tudo tranquilo?

Esta é uma coluna de opinião e reflexão

Contato- [email protected]

Imagem- X.com

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Nota de esclarecimento sobre a invasão na UTI do INTO

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), vem a …