Tag Archives: União Brasil

Coluna da Angélica- À espera da traição

1-Barbas de molho  Fechado o acordo Márcio Bittar/PP, a hora é de colocar o colete à prova de balas no sol. Ao que tudo indica será usado em breve. O acordo para colocar Alysson Bestene (PP) de vice de Tião Bocalom (PL) foi selado com mãos estendidas pela frente e com a mão na faca pelas costas. Todos sabem que nesta arrumação ninguém pode confiar em ninguém e o prazo de validade da aliança pode expirar antes da  eleição de 2026. Analisando o histórico dos atores envolvidos, a questão aqui pode não ser se vai acontecer uma traição mas quando. E não falo do PP, mas do senador Márcio Bittar …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- Acordo PP/Bocalom pega vento

1-Acordo Fontes do governo garantem que desde o último  final de semana está acertado que Eduardo Veloso (União),  vai assumir a Secretaria de Politicas Federativas o que acomodará Fábio Rueda (União), no mandato de deputado federal. Bem acomodado, Fábio Rueda indicará Alysson Bestene como vice de Bocalom. A construção política inclui a Secretaria Municipal de Sáude. Alysson seria o vice-prefeito e secretário de Saúde ou indicaria alguém. Na eleição de 2026, caso reeleito, Boca disputará o governo com Márcio Bittar (União) e Gladson Cameli (PP), como candidatos ao senado. Mailza Assis (PP), teria que se contentar em governar o Acre por 6 meses e apoiar a candidatura de Bocalom para …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- No sobe e desce da política acreana, mais desce do que sobe

1-Foco O foco do União Brasil do Acre é neutralizar o senador Alan Rick (União). Tudo o que for possível para cortar as asas de Alan, será feito. A garantia é de fonte do partido que declara: “os Rueda querem acabar com o Alan”. Segundo o setor informal de notícias, bem  visíveis estão as digitais do senador Márcio Bittar (União), nesse processo de fritura. Rueda & Bittar. A placa na sede do União Brasil em Rio Branco só não será colocada se Márcio Bittar for para o PL. Mesmo assim permanecerão irmãos siameses. Tanto quanto os dois partidos. Até surgirem novos interesses. 2-Calado e operante O União Brasil descumpriu o …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angelica- Pré-campanha vira uma fogueira de vaidades

1-Para onde O resultado da pesquisa Data Control mostra que se a eleição fosse hoje Marcus Alexandre (MDB) venceria. O cenário que começou a ser desenhado desde que o candidato do MDB lançou a candidatura vai se concretizando com o passar dos dias. Na pesquisa Data Control, ele colocou 8,9% a mais que o prefeito Tião Bocalom (PL). Um resultado preocupante para quem disputa no cargo e tem o mais alto índice de rejeição. De acordo com as pesquisas Bocalom boca tem 42% de rejeição e é reprovado por 49% da população de Rio Branco. O PP atolado em concorrências internas está à beira do abismo. Fora da disputa na …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- PP numa sinuca: se optar por Bocalom terá que beijar a mão de Márcio Bittar

1-Casa da mãe Socorro Clima tenso no PP. Fonte do partido afirma que os resultados das pesquisas, tanto a realizada para consumo interno feita antes da visita do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), quanto a da Big Data mostram que Alysson Bestene (PP), atolou nos 5%. Resultado que faz lideranças espicharem olhos lacrimejantes para Tião Bocalom (PL). Boca trocou de partido porque foi enxotado do PP. A avaliação tardia de boa parte dos dirigentes é que poderiam ter um candidato (Bocalom), com condições de chegar ao segundo turno, numa chapa pura com Alysson de vice. Daí a colocarem o fígado da presidente da Executiva Municipal do partido na bandeja é um …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- PL entra em rota de colisão com Márcio Bittar por causa de Charlene Lima

1- Deu ruim Os autointitulados patriotas do Acre estão em pé de guerra com o senador Márcio Bittar (União). Eles atribuem ao senador o empoderamento político da publicitária Charlene Lima que depois de perder a presidência do PTB assumiu a presidência do PL Mulher no estado.  Márcio Bittar é filiado ao União Brasil mas mantém o PL sob rédea curta. Ele tomou o partido dos irmãos Mara Rocha e Wherles Rocha. Colocou o rebento João Paulo Bittar na presidência da Executiva Municipal do PL. Charlene é amiga de longa de Márcio Bittar. Foi pelas mãos dele que ela chegou à presidência do PTB. Márcio Bittar trouxe ao Acre o então …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- Alysson precisa de um banho de sal grosso

1- DesUnião O União Brasil do Acre que já mostrava sinais graves de desunião piorou de vez com o imbróglio entre o senador Márcio Bittar e o deputado Ulysses Araújo. Bittar se recusa a passar o bastão de fidelidade a Jair Bolsonaro para Ulysses. A briga está nas ruas em forma de outdoors espalhados por Ulysses sem menção a Bittar. Dizem que o senador ficou uma arara e enquadrou o coronel, uma vez que foi ele, Márcio quem articulou a vinda de Bolsonaro ao Acre. Não deixa de ter razão. Afinal é de longe o político do Acre mais próximo do clã Bolsonaro. Apesar dos esforços do coronel. Mas se …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- Troupe nos EUA: Xandão tá de olho

1-Calouro Eduardo Veloso (União), negou que vá assumir a Secretaria Municipal de Saúde. Nada muda com a negativa. Palavras o vento leva. Ainda mais as dos políticos. Calouros falam. Veteranos observam. E registram ações. Ligam os fios. E tiram conclusões. Olhos atentos observam que  Veloso se licenciou para que seu suplente Fábio Rueda, irmão do futuro presidente do União Brasil assumisse o mandato de deputado federal. Rueda integra a equipe médica de Recife que realiza cirurgias cardíacas no Acre. O chefe da equipe é irmão da esposa de Eduardo Veloso, a também médica Rejane Holanda. Que Tião Bocalom quer como vice. Não existem fios soltos. E os olhos seguem atentos. …

Veja a Notícia Completa

Em Brasília, deputados e governador do Acre garantem reconstrução da BR e moradias para atingidos pela alagação

  A quarta-feira (13) foi de importantes conquistas para o Acre.  Uma comitiva de deputados estaduais, liderada pelo deputado estadual e primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Nicolau Júnior (Progressistas), se uniu ao governador Gladson Cameli (Progressistas) para juntos pleitearem, em Brasília (DF), obras emergenciais para o estado. No Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em reunião com o presidente do órgão, Fabrício Galvão, foram duas as pautas: as obras de manutenção e reconstrução de trecho da BR 364 e a construção do anel viário de Brasileia e Epitaciolândia. Numa segunda agenda, também na capital federal, as tratativas foram sobre a construção de moradias para as famílias atingidas …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- Para relembrar: chapa Bocalom/Alysson foi derrotada por Marcus Alexandre em 2012

1-Crueldade Não há como amenizar o ocorrido. A atitude do dentista que anunciou nas redes sociais ter escondido 2 mil reais na rotatória da Havan em Rio Branco, não pode ser entendida como inconsequência ou simples brincadeira de mau gosto. Foi crueldade com uma população pobre e atingida pelas enchentes. Não se brinca com a miséria senhor dentista. 2-…e equívoco A declaração do coronel Ezequiel de Oliveira Bino sobre “uma pessoa teria tentado pegar mais de um sacolão”, a princípio também soou como insensibilidade.  As pessoas têm fome. Tem gente que pega a cesta básica no Casarão e senta na calçada para comer. Ali mesmo. Não consegue esperar para chegar em …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- PP na capital: entre a cruz e a espada

1- Sem surpresa A possibilidade do PP não lançar a candidatura de Alysson Bestene a prefeito de Rio Branco não causa espanto. Pelo menos não deveria. É uma atitude pragmática. A disputa está polarizada entre Marcus Alexandre (MDB) e Tião Bocalom que canta “estou a dois passos do PL”. O nome de Alysson não decolou. Não passa dos 4% nas pesquisas. Lançar uma candidatura que apesar do apoio governamental não chegue sequer ao segundo turno é pior para o partido do que ter vice numa composição vencedora. Vale ressaltar que ainda estamos na fase de pré-candidaturas. O que significa que uma mudança de rumo antes de iniciar a partida é …

Veja a Notícia Completa

PSB abandona bloco de apoio a Arthur Lira na Câmara

Partido do vice-presidente da República Geraldo Alckmin deixa o bloco  de apoio ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP). O Bloco é formado por PP, PSDB, Cidadania, PDT, Avante, Solidariedade e União Brasil. O PSB (Partido Socialista Brasileiro), tem 14 deputados. Dentre eles Lídice da Mata e Tábata Amaral. Com a saída do PSB, Lira que contava com o apoio de 176 deputados, ficou com 162. O PSB é o partido do ex-deputado Jenilson Leite.    

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- Gladson mostra quem manda no PP

1- Manda quem pode E quem pode coloca cada um em seu lugar. De nada adiantou a presidente municipal do Progressistas, deputada federal Socorro Néri, a deputada estadual Maria Antônia e seu marido Deda Amorim,  juntamente com a vice-governadora Mailza Assis apoiarem a candidatura de Joelson Pontes. Gladson colocou todos no saco e entregou o comando do partido em Brasileia para Fernanda Hassem. Com base nisso não seria demais imaginar que quem contrariou seu grupo em Brasiléia pode repetir o feito na capital. Os alertas estão ligados? A prefeita que tem como candidata Suly Guimarães é quem vai decidir os rumos e os nomes para a eleição deste ano em …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- Eduardo Veloso pode ser peça-chave em possíveis mudanças de rumo do União Brasil no Acre

1- Conectado A candidatura de Marcus Alexandre (MDB), com o apoio da Esquerda e Centro-Esquerda no Acre, não é um caso isolado. É uma construção que se repete em vários municípios e tem por objetivo barrar a Extrema Direita, representada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e seus seguidores. A união dos partidos pretende iniciar um detox ideológico.  A construção é eleger prefeitos e vereadores que fujam do padrão Ultra Direitista. Sim a tão combatida Direita outrora é motivo de saudade desde a ascensão da Ultra Direita. Com a Direita tradicional pelo menos havia diálogo, dizem. Educação. Civilidade.  Um maior número de prefeitos e vereadores mais progressistas tende a garantir que as …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- Sabatina de Flávio Dino para o país

1- Barracão Empresários do Acre fizeram lobby vitorioso para evitar o pagamento antecipado do 13º salário do funcionalismo público. Não querem que os acreanos comprem pela internet. Querem que comprem no comércio deles. Querem decidir onde e como os funcionários públicos do estado podem gastar seus pagamentos pelo trabalho que prestaram. Voltamos ao tempo do barracão do qual as cabeças comerciantes nunca se livraram. Na base do cede um pouco aqui, mais um pouco acolá poderemos chegar ao retorno da especialidade em furar latas estufadas para continuar a vender o produto impróprio para o consumo. E ainda podem apresentar como geração de emprego. Como nos barracões. Empresários defendem o liberalismo. …

Veja a Notícia Completa